Tecnologia

As 6 melhores ferramentas para criar dashboards online de sucesso

Conseguir visualizar de forma integrada e facilitada as principais estratégias e objetivos de uma empresa é muito importante para garantir o seu ...

Por Francis Trauer - Dia 08 de Mar de 2023 às 00:03

Conseguir visualizar de forma integrada e facilitada as principais estratégias e objetivos de uma empresa é muito importante para garantir o seu sucesso. Neste cenário, as ferramentas de dashboards online podem ser de grande valor para as companhias. 

Caso você ainda não compreenda exatamente o que são as ferramentas de dashboards online, não tenha o costume de utilizá-las ou até já sabe o que são, mas ainda acha que não extrai o máximo potencial delas, você está no lugar certo.

Abaixo, vamos explicar o que são os dashboards online, a sua importância para as empresas e, também, trazer ferramentas que você pode experimentar na sua empresa para colocar essa estratégia em prática. Acompanhe!

- Você também pode se interessar por: O que é Workflow e como aplicar na prática 

O que é um dashboard?

De forma prática e resumida, o dashboard é um painel visual utilizado para que os profissionais da empresa possam acompanhar, monitorar, atualizar e acrescentar informações relevantes para a companhia. 

Tudo é feito de maneira rápida e eficiente, facilitando o trabalho de compreender os dados

Assim sendo, é por meio dos dashboards online que as equipes visualizam como estão os indicadores-chave de performance (KPIs), além de métricas e demais informações relevantes que mostram o andamento de processos variados. 

Um dashboard online, quando feito de maneira eficiente e constantemente atualizado, permite que a empresa possa tomar melhores decisões em busca do seu sucesso. 

Ademais, vale ressaltar que existem três principais tipos de dashboards que podem ser utilizados no dia a dia das empresas. São eles: 

  • Estratégico: costuma ser utilizado pelo alto escalão da empresa, priorizando planejamentos de longo prazo. Conforme o nome sugere, traz as informações estratégicas da organização; 
  • Tático: ideal para acompanhar demandas de médio prazo e com mais detalhamento do que o dashboard estratégico, traz indicadores que auxiliam nas tomadas de decisão da empresa; 
  • Operacional: deve ser sempre atualizado em tempo real, permitindo que a empresa possa identificar rapidamente possíveis falhas e corrigi-las. Conforme o nome sugere, é focado em métricas de performance operacional.

Por que usar um dashboard?

São diversas as razões pelas quais uma empresa deve conhecer as ferramentas de dashboards online e utilizar aquelas que mais se adequam ao seu dia a dia. Isso porque, dentre suas vantagens para a companhia, os dashboards são importantes para centralizar em um só lugar informações que são relevantes para todos os colaboradores autorizados. 

Somente esse fator já é importante para tornar o dia a dia de todos os envolvidos mais eficiente. 

Afinal, evita que sejam marcadas reuniões desnecessárias para explicar “o óbvio” (que já está no dashboard) e, também, permite que sejam feitas melhores escolhas diárias para alcançar os resultados esperados pela empresa. Ou seja, o tempo de trabalho é investido em ações que realmente valem a pena.

Além disso, vale ressaltar que as ferramentas de dashboards online costumam ser altamente customizadas. Assim, as empresas podem adaptar os painéis conforme os seus objetivos e demandas, dando destaque para as métricas que mais são relevantes

mulher analisando dados na dashboard da empresa

Por fim, outras grandes vantagens de adotar um dashboard online no seu negócio são:

    • Mais transparência nos dados, afinal, eles estarão sempre atualizados e podem ser acessados sempre que o profissional julgar necessário. Essa transparência estimula todos a estarem alinhados quanto ao andamento do trabalho, o que precisa ser feito e possíveis correções necessárias;
    • Melhora na tomada de decisão, pois, como já falamos, os dashboards online são excelentes para mostrar os dados mais importantes para a empresa e, a partir disso, é possível tomar decisões mais acertadas; 
    • Integração entre times, proporcionando um alinhamento estratégico entre toda a empresa. Para uma empresa crescer, todos devem estar em busca do mesmo objetivo. É claro que cada equipe desempenha a sua função, porém, o objetivo final deve integrar todos os times. E, nos dashboards online, é possível acompanhar o desempenho de cada equipe.

 

As 6 melhores ferramentas para criar dashboards online

Existem diversas ferramentas para criar dashboards online. Aqui, separamos seis que você precisa conhecer: 

1. Google Data Studio

Ferramenta gratuita do Google, o Google Data Studio permite transformar dados em relatórios e em painéis informativos. Além disso, ele é personalizável, compartilhável e de fácil visualização e interpretação, o que torna seu uso mais amigável.

O Google Data Studio permite que sejam criados relatórios interativos e gráficos em diferentes formatos. 

Por ser customizável, permite que aqueles que têm acesso ao dashboard possam inserir cores, temas e modelos que fazem mais sentido para cada situação. 

2. Google Sheets

Mais uma ferramenta gratuita do Google, o Google Sheets é uma ferramenta muito parecida com o Excel. Assim sendo, é recomendado para a criação de planilhas e traz a facilidade de poder ser usado por meio de app de celular, permitindo que o dashboard online seja criado e acessado em qualquer lugar. 

Por ser colaborativo, o Google Sheets permite que diversas pessoas estejam online e possam editar e atualizar a planilha ao mesmo tempo, tornando o trabalho mais dinâmico. 

3. Cyfe

Disponível em versões gratuitas e premium (paga), o Cyfe permite a realização de diferentes integrações com inúmeros canais de venda e recursos de análise de dados. Ainda, a ferramenta possibilita a importação de dados de diferentes fontes e permite que o usuário tenha acesso a diversos modelos, o que pode facilitar a criação dos dashboards online. 

4. Pentaho

O Pentaho é outra ferramenta que a sua empresa pode utilizar para criar dashboards online. Dentre suas funcionalidades, ele oferece algumas que merecem destaque, como: 

  • Criar relatórios que podem auxiliar no dia a dia da empresa; 
  • Alternativas para armazenar dados;
  • Uso de IoT que auxilia em previsões e estimativas.

Ademais, é importante reforçar que o Pentaho oferece um período de testes grátis de um mês. Assim, é possível usar esse período para testar a ferramenta de dashboards e conferir se ela está de acordo com as necessidades do seu negócio

vários computadores da empresa com dashboards abertas

5. Grafana

Disponibilizada em código aberto, o Grafana permite que as empresas façam adequações e adaptações de acordo com a sua necessidade, criando dashboards online personalizados de acordo com as estratégias do negócio. 

Além disso, a ferramenta permite que sejam utilizados dados combinados de fontes diferentes, fortalecendo a cultura de dados que pode auxiliar a equipe no dia a dia. 

6. Scoro

A última ferramenta que selecionamos para a criação do seu dashboard online é o Scoro. Permitindo que seja possível criar mais de um painel com diferentes informações, ele pode ser um grande aliado na hora de acompanhar as principais métricas de sucesso da empresa. 

Útil para diversas áreas da empresa, como vendas, marketing, finanças e previsões, ele traz recursos que permitem o gerenciamento de tarefas e a compilação de relatórios importantes para o desenvolvimento da companhia.

O Scoro oferece um período de teste grátis e, também, diversas opções de planos com valores e funcionalidades distintas. Basta conferir qual faz mais sentido para o seu negócio. 

Como escolher uma ferramenta para criar dashboards?

Pois bem, existem três grandes fatores para você levar em consideração na hora de optar pela melhor ferramenta de dashboards online para a sua empresa. São eles:

  • Entender as necessidades da sua empresa/projeto;
  • Conhecer e testar as principais ferramentas disponíveis;
  • Avaliar, de forma periódica, como está sendo a sua experiência com a ferramenta de dashboard online escolhida. Afinal, se ela não estiver suprindo as suas necessidades conforme o esperado, pode ser interessante avaliar outras opções.

Agora você já sabe mais sobre o que são as ferramentas de dashboard online e, também, a importância de contar com funcionalidades que facilitam o monitoramento e acompanhamento de métricas do seu negócio.

Quer entender mais sobre a importância de acompanhar o desempenho do seu negócio? Então acesse: A importância da análise de dados para tomar decisões estratégicas inteligentes 

Fonte(s):

Blog Acesso, Hubspot e Rock Content.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.