Negócios

Como fazer uma análise de mercado e qual a importância?

Toda empresa, independentemente de seu setor de atuação, precisa realizar uma análise de mercado para entender melhor o comportamento de seu pú...

Por Francis Trauer - Dia 02 de Feb de 2023 às 00:02

Toda empresa, independentemente de seu setor de atuação, precisa realizar uma análise de mercado para entender melhor o comportamento de seu público, de seus concorrentes e, inclusive, saber quais são as oportunidades de seu negócio.

No entanto, esta estratégia requer avaliar uma série de fatores e aspectos de tudo que envolve o mercado da empresa e, portanto, é fundamental conhecer algumas metodologias e contar com algumas ferramentas específicas.

E para colocar tudo isso em prática, nós separamos algumas dicas essenciais. Saiba mais a seguir!

O que é análise de mercado?

Como o próprio nome sugere, a análise de mercado é uma prática de gestão empresarial que visa avaliar todo o comportamento do setor em que a sua empresa atua, bem como seu público, seus concorrentes e até mesmo seus parceiros comerciais.

Além disso, a análise de mercado tem por objetivo enxergar as melhores oportunidades e lacunas que a sua área possibilita, entendendo de fato, quem são os seus leads, seus potenciais fornecedores e como a sua empresa pode atuar dentro das possibilidades existentes.

Sendo assim, uma boa análise de mercado, hoje, depende de dados e informações quantitativas sobre o setor de atuação de sua empresa, como:

  • quem é seu cliente;
  • quantos fornecedores sua empresa disponibiliza;
  • quais são os parceiros atuais e potenciais;
  • como seu empresa pode atuar dentro das oportunidades existentes;
  • quem é e como atua a sua concorrência hoje.

Qual a importância da análise de mercado?

Elaborar e implementar uma análise de mercado bem detalhada garante que a empresa tenha acesso a dados e informações essenciais de seu setor de atuação, que podem facilitar as ações e estratégias de sua gestão.

equipe de marketing idealizando uma estratégia de mercado

Fora isso, ela permite conhecer, de fato, todo o ambiente que o seu negócio está inserido e quais são as oportunidades e riscos existentes neste setor.

Sendo assim, podemos destacar como vantagens essenciais de uma boa análise de mercado, os seguintes fatores:

  • avaliação completa sobre o seu setor de atuação;
  • atuação de seus concorrentes;
  • necessidade e oportunidades de seu negócio;
  • possibilidades de novas vendas;
  • aquisição de novos consumidores;
  • melhor posicionamento de marca.

Como realizar uma boa análise de mercado?

Se você busca realizar uma boa análise de mercado na prática, é muito importante considerar alguns fatores essenciais, conforme destacamos a seguir.

1. Conheça a sua persona

Já foi o tempo em que o “público alvo” era o fator mais importante para direcionar suas estratégias e elaborar melhor suas ações. No entanto, hoje, esse conceito caiu por terra.

Afinal, “público alvo” engloba uma ideia muito ampla e generalizada de seus potenciais clientes. E hoje, o mais indicado é definir uma “persona”.

Ou seja, é de fato criar o um perfil semi fictício, porém, muito detalhado de quem pode ser o seu consumidor ideal.

Ou seja, enquanto o “público alvo” trabalha aspectos globais do tipo: “homens, entre 29 e 39 anos, moradores do Rio de Janeiro e da área administrativa”, a persona é algo mais direcionado, bem como “Alexandre, 32 anos, contador, morador de Ipanema etc.”. Percebe a diferença?

desenho de uma pessoa na cor azul no meio de várias pessoas na cor branca representando a persona de um negócio

2. Entenda as dores de seu lead

Outro ponto importante a ser levantado em uma análise de mercado se refere ao entendimento das dores de seu lead. Ou seja, o que ele, de fato, precisa e busca nas potenciais soluções existentes no mercado.

Dessa forma, a sua empresa precisa não só apenas entender essa necessidade, como também dialogar e oferecer os produtos e serviços que realmente atendam seus clientes.

3. Veja com seus concorrentes agem

Um ponto imprescindível de uma boa análise de mercado tem a ver em como os seus concorrentes atuam no setor e como a sua empresa acompanha essas tendências.

E em um mercado extremamente competitivo, é fundamental estar de olho nessa movimentação, não apenas como avaliação de ações e estratégias usadas pelos seus oponentes, como também uma oportunidade inspiração e superação.

4. Fuja dos padrões de seu mercado

Como você bem deve saber, nenhum mercado hoje é estático ou engessado. Pelo contrário, tudo é muito flexível e há oportunidades para tudo o que se imagina.

Por exemplo, o que mais tem hoje são varejos funcionando como verdadeiros marketplaces e oferecendo soluções totalmente diferentes das suas propostas originais.

Portanto, não foque unicamente em um único setor possível de atuação e avalie quais oportunidades o seu mercado pode oferecer.

5. Estude e atue com base em dados

Não há análise de mercado eficiente hoje em dia se não houver uma coleta e gestão de dados. E para que isso se torne possível, há uma série de sistemas específicos que podem ajudar nesse sentido, desde softwares de inteligência de dados, até plataformas de automação de marketing, por exemplo.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre a importância da análise de mercado em qualquer área de atuação, como ela deve ser feita e quais vantagens essa estratégia pode trazer ao seu negócio.

E se você curtiu o post e quer mais dicas para melhorar as vendas e o desempenho de sua empresa, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog e ficar de olho nas novas publicações.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.