Como criar conteúdo no YouTube?
Com o passar dos anos, a web tem permitido testar possibilidades para ampliar a visibilidade de um assunto ou uma marca com comunicações diversif...
Com o passar dos anos, a web tem permitido testar possibilidades para ampliar a visibilidade de um assunto ou uma marca com comunicações diversificadas. Para se destacar, é preciso ter estratégia, planejamento contínuo e reformulações constantes. Pensando em todas essas variáveis, a Nerdweb preparou seis dicas de como criar conteúdo no YouTube.
No YouTube, é possível encontrar os mais variados temas, ainda mais em tempos de ascensão de vídeos. Hoje, o software já compartilha espaço com redes com TikTok, Kwaii e Instagram, todos com foco em vídeos.
Mesmo com “concorrentes”, o site dos vídeos ainda agrega uma parcela fiel e significativa de usuários. Seja para promoção de um negócio, para ampliar o espaço de debate sobre algo ou para compartilhar assuntos do cotidiano, é preciso ter estratégia. Acompanhe a gente neste conteúdo, que te explicamos melhor.
Como criar conteúdo no YouTube
Com a concorrência observada nas plataformas, toda estratégia bem fundamentada para se destacar pode ser ponderada. Mas existem algumas que, independente do nicho, podem surtir efeitos a curto prazo.
As principais são a criação de títulos chamativos para os vídeos e boas descrições para eles. Isso deve cativar o público em um primeiro momento. O SEO, técnica de ranqueamento que ajuda a posicionar um conteúdo no Google, também pode ser aplicado nesses casos.
Posteriormente, fique de olho nas análises e métricas conferidas pelo YouTube Analytics, pois ele é capaz de gerar insights válidos para os próximos passos do canal.
Considere usar vídeos na divulgação dos negócios
Não só de conteúdo cotidiano vive a plataforma. Com a crescente adesão de empresas à internet, espaços como o YouTube viraram uma oportunidade de expandir os negócios ou de aumentar a visibilidade deles.
O panorama do site em questão é bem otimista para quem deseja emplacar conteúdos nele. Nas últimas pesquisas, os brasileiros levaram o posto de segundo maior mercado no YouTube e somaram mais de quatro horas, cada um, em frente às telinhas que acessam a plataforma.
Por isso, o ramo de vídeos e conteúdos comerciais pode ser uma boa pedida para quem deseja inovar nos negócios e se alinhar às tendências.
Dicas para a produção do canal
Não sabe por onde começar? Pegue uma caneta e um papel e anote os passos iniciais.
Tenha periodicidade
Tão importante quanto ter uma identidade visual, é ter uma periodicidade para a liberação de conteúdos. Isso porque um calendário fiel pode ajudar a criar visualizações fixas para os vídeos e criar uma relação mais estreita com o seguidor.
Essa etapa entra, em partes, no planejamento. Antes de criar uma agenda com dias e horas para a publicação de conteúdo, é preciso levar em consideração todo o trabalho de produção deles.
Ao alinhar pré e pós-produção, será possível mensurar quantas vezes, por semana ou por mês, os vídeos poderão ir ao ar. Vale observar, um um primeiro momento, os horários mais vantajosos para a liberação das gravações, pois isso pode interferir na distribuição e, consequentemente, nas visualizações.
Crie uma identidade para o canal
Ter uma identidade visual é de suma importância em diversos aspectos. Um dos principais, é o alinhamento com o branding, imagem que se deseja criar e consolidar sobre a empresa, ou, neste caso, sobre o canal. Quando o propósito dos vídeos forem comerciais, é ainda mais relevante transportar os símbolos, logos e elementos visuais da empresa para a plataforma digital.
Pense em uma imagem de perfil e uma capa que podem ser facilmente assimilados ao conteúdo do canal. Se tiver logos ou identificadores, não deixe de usá-lo, mas preocupe-se em adaptá-lo.
Nessas horas, cada detalhe conta: fonte, cores, símbolos e até imagens. Tudo pode contribuir para a criação de uma imagem.
Faça um conteúdo variado e conciso
Depois de definir a identidade visual, é hora de partir para a produção do conteúdo. Ocupe-se em estudar possibilidades e até mesmo em testá-las para ver se elas funcionam com o seu público. Hoje, o YouTube dispõe de várias categorias de produções, que variam entre:
- Vlogs;
- Unboxing;
- Review;
- Time-lapse;
- Tutorial.
E claro, existem muitas coisas virais. Mas mantenha o foco em produções ricas em conteúdo, sempre. Afinal, a chance dos vídeos elaborados se destacarem é grande.
Gaste o tempo que for na produção do script
Não é possível produzir algo de qualidade sem pesquisar antes e criar um roteiro. Muitas das gravações, hoje, são feitas no formato de livre demanda e dispensam de um guia. Dessa forma, é muito mais fácil se dispersar ao longo da produção.
Além disso, um estudo precedente é capaz de otimizar todo o processo e deve garantir um bom conteúdo final. No começo, o roteiro pode exigir um pouco mais de tempo, pois é uma parte ligeiramente técnica, mas faz valer a pena todo o esforço depositado.
Para não se perder nesta etapa, siga as seguintes recomendações:
- Passo 1: tenha em mente o público-alvo que você deseja atingir;
- Passo 2: pesquise qual o melhor formato de vídeo (vlog, time-lapse, etc)
- Passo 3: pense em uma linguagem alinhada com o seguidor;
- Passo 4: pesquise sobre o tema;
- Passo 5: separe os momentos do vídeo em introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Passo 6: pense em elementos de edição que deseja acrescentar;
- Passo 7: revise a produção.
Considere comprar equipamentos dedicados
O investimento em equipamentos é uma das partes mais complicadas, pois ela pode envolver bastante dinheiro. Para boa captação de imagens, considere a compra de uma câmera, um tripé e elementos de iluminação.
Mas, não se preocupe. As aquisições podem ser feitas com o tempo, inclusive, à medida que os vídeos começarem a dar retorno financeiro. Ainda neste quesito, estude qual é o melhor programa de edição e calcule o valor que cabe no seu bolso.
Principais erros na hora de produzir conteúdo
Agora que você já sabe por onde começar, confira o que não fazer.
Sair do propósito do canal
Uma das coisas que pode soar negativamente ao interlocutor é a mistura de temas. A escolha sem propósito sugere uma falta de organização prévia e, ao contrário de cativar um público abrangente, isso pode dificultar a assimilação de seguidores fidelizados.
Por isso, tenha sempre em mente o que se busca transmitir com os conteúdos de sua conta e varie, mas sem sair da lógica inicial que baliza seus propósitos. Lembrando que toda mudança interfere, automaticamente, na imagem do canal e nos usuários que consomem os vídeos.
Não ter referências
Uma pesquisa pode facilitar não só a gravação e abordagem de um tema, mas também a preparação prévia. Tudo fica mais fácil com referências. Vale lembrar que as criações precisam ter seu estilo próprio, ou seja, características particulares.
Mas isso não impede, e nem deve, que o criador de conteúdo explore outras contas para tirar ideias bacanas e eventualmente replicá-las.
Não entender a dinâmica da plataforma
Antes de começar uma empreitada, é preciso explorar o ambiente. Neste caso, antes de começar a criar vídeos, assista inúmeros conteúdos presentes na plataforma, conheça as políticas de privacidade para usuários e produtores, esgote as possibilidades.
Quanto mais exploração na fase inicial, mais desenvolto fica o momento de produção. Converse com outras pessoas que já fazem vídeos, leia conteúdos sobre e veja, até mesmo, como funciona a dinâmica em outros softwares semelhantes.
Em suma, as dicas de como criar conteúdo no YouTube são essas: reserve o máximo de tempo de planejamento possível, teste modalidades, mas nunca deixe de lado aspectos cruciais como identidade e periodicidade.
Quer saber mais sobre o assunto ou explorar novos temas? Acompanhe o blog da Nerdweb e fique por dentro de tudo sobre o universo digital.
Fonte(s):
-
SEO23 de Mar de 2023
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing23 de Mar de 2023
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing23 de Mar de 2023
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO23 de Mar de 2023
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.