Saiba qual a importância dos dados comportamentais no marketing
Você sabe o que são os dados comportamentais de marketing? Pois bem, vamos dar alguns exemplos para compreender um pouco melhor sobre esse concei...
Você sabe o que são os dados comportamentais de marketing? Pois bem, vamos dar alguns exemplos para compreender um pouco melhor sobre esse conceito:
Já reparou como o anúncio de algum produto que você quer muito parece perseguir você ao navegar na web? Por exemplo, você fez uma pesquisa de um item e, em seguida, percebeu que começaram a aparecer propagandas deste mesmo item e/ou relacionados a ele. Assistiu a algum filme e/ou série nos serviços de streaming e, depois, recebeu sugestões de outros títulos para assistir baseados no seu histórico?
Pois bem, nada disso acontece à toa.
Para que essas estratégias de personalização sejam colocadas em prática, são utilizados os dados comportamentais de marketing. Ou seja, por meio da coleta de dados, as empresas passam a conhecer melhor o perfil de cada pessoa e, desta forma, têm a capacidade de comunicar-se de forma mais assertiva com elas.
O resultado? Empresas com maior taxa de conversão e público mais satisfeito com as marcas. Afinal, eles recebem mensagens, promoções e notificações que realmente fazem sentido para eles. Interessante, não é mesmo?
- Você também pode se interessar por: Por que marketing e vendas devem andar juntos? Saiba tudo!
Por que você deve coletar dados comportamentais de marketing?
Primeiramente, porque é ao fazer o processo de coleta de dados comportamentais de marketing que você poderá desenvolver ações e estratégias realmente poderosas para o seu negócio. Isso significa campanhas altamente personalizadas que geram uma experiência de compra mais positiva para os clientes.
Para se ter uma ideia do poder da utilização dos dados comportamentais nas estratégias de marketing, confira esses números:
- 75% das atividades do telespectador da Netflix são impulsionadas por recomendações
- 35% da receita da Amazon é gerada a partir do sistema de recomendação da empresa
Essas grandes empresas citadas utilizam com maestria a estratégia de coleta e análise dos dados comportamentais do público. Entretanto, elas não são as únicas.
Inclusive, é cada vez maior o número de marcas que também compreenderam a importância dessa estratégia e passaram a utilizá-la nas suas ações.
E a sua marca, já está trabalhando com os dados comportamentais de marketing? Confira abaixo como fazer a coleta dessas informações.
Como coletar dados comportamentais de marketing?
Para fazer a coleta de dados dos clientes, basta utilizar uma ferramenta completa de CRM (Customer Relationship Management), já que ela tem o objetivo de colher e armazenar as informações pessoais dos consumidores.
Dentre essas informações, é possível ter dados que vão desde idade, interesses pessoais, emprego, gênero, informações demográficas e, também, atividades que passam pelos hábitos de compra variados, como quais produtos foram adquiridos, qual o valor da compra, se há uma frequência que esse consumidor costuma comprar da sua marca, entre outros.
Além de analisar o histórico de compra dos consumidores, as marcas também podem monitorar as atividades de intenção de compras futuras dos clientes. Ou seja, que ajudam a prever quais produtos eles estão considerando comprar no futuro.
Algumas atividades que são consideradas “de intenção” e que ajudam a identificar os desejos futuros dos clientes são as visitas deles em determinados sites ou blogs para realizar pesquisas.
Outra forma de coletar dados comportamentais no marketing é por meio de pesquisas de opinião que coletam os feedbacks, notas e sugestões dos consumidores.
Além disso, a participação e análise de fóruns, redes sociais diversas e entrevistas de grupo focal são estratégias que podem auxiliar a empresa a coletar opiniões sobre o consumidor.
- Complemente o seu aprendizado com o seguinte artigo: Share of Voice: o que é e como medir a visibilidade e importância da sua marca
Como analisar dados comportamentais de marketing?
Após compreender a importância da coleta dos dados comportamentais de marketing e efetivamente coletá-los, é hora de trabalhar em cima deles. Ou seja: analisá-los profundamente.
Além de utilizar os dados coletados pelo seu CRM, você também contará com resultados no seu Google Analytics e, ainda, nas redes sociais, que fornecem suas próprias informações por meio das suas plataformas de análise.
Entretanto, sabemos que existem muitas atividades e transações acontecendo a todo tempo, de forma simultânea. Por isso, o ideal é integrar todos esses dados em um software de análise de dados que auxilie a organizar e a indicar as tendências de compra dos seus consumidores.
Quando todas as informações estão em um mesmo local, tanto a diretoria da empresa quanto os profissionais de marketing poderão ter acesso aos dados e, a partir deles, tomar melhores decisões para as próximas ações a serem feitas.
O lado bom de contar com uma ferramenta que automatiza esses dados é que ela gera relatórios e dashboards em tempo real. Ou seja, não é preciso ficar atualizando-a manualmente, como seria o caso da utilização de planilhas.
- Veja também: Comportamento: conheça 4 características do perfil do consumidor atual
Como usar dados comportamentais para ter sucesso em suas estratégias de marketing?
Primeiramente, entenda que coletar os dados comportamentais de marketing é muito importante para as suas ações e estratégias de comunicação e vendas funcionarem. Entretanto, todo esse esforço só vai trazer efeito se você realmente se debruçar nesses dados e tomar as suas decisões baseando-se neles.
Ou seja, lembre-se de que os dados, por si só, não definem quais são as próximas estratégias de marketing do seu negócio. É você que decide essas questões.
Assim sendo, para utilizar todo o conhecimento adquirido de forma inteligente, desenvolva uma cultura de análise de dados na sua empresa. Além disso, acompanhe e monitore de perto os resultados das suas ações, as principais tendências de mercado atuais e os seus concorrentes.
Aliás, para saber mais sobre esse assunto, acesse: A importância da análise de dados para tomar decisões estratégicas inteligentes.
Por fim, tenha em mente que o grande objetivo de usar os dados comportamentais de marketing é melhorar a experiência para o seu consumidor, tornando-a cada vez mais personalizada.
E então, gostou de ficar por dentro desse assunto que está tão em alta no momento? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir muitos outros conteúdos relevantes sobre o universo do marketing digital.
Fonte(s):
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