Marketing

Share of Voice: o que é e como medir a visibilidade e importância da sua marca

Share of Voice funciona como um termômetro de popularidade e visibilidade da sua participação no mercado e garante relevância para sua empresa

Por Nerdweb - Dia 06 de Maio de 2021 às 00:05

Já parou para pensar que a voz da sua marca é importante? Ou que ela consegue denominar seu sucesso de vendas? Ou até pensar que estar presente e regularmente na mídia é essencial para o seu negócio? Para responder todos os questionamentos, sugiro que você leia o post abaixo sobre Share of Voice. Prometo que vai valer a pena. 

O que é Share of Voice?

Por tradução literal, Share of Voice é “fatia de voz”. A estratégia é usada para realizar uma medição comparativa de negócio entre sua marca e seus concorrentes. Conhecido pela sigla SOV, ele funciona como um termômetro de popularidade e visibilidade da sua voz no mercado. Consequentemente, se você tiver uma boa participação nas mídias, conseguirá adquirir mais clientes e relevância para sua empresa. 

Como o Share of Voice funciona?

Criado no ramo do marketing digital, o Share of Voice já é utilizado há muitos anos, antes mesmo de toda a tecnologia que estamos acostumados. Mesmo com outro nome, o ato de comparar sua participação nas mídias com a de seus concorrentes é algo antigo e favorável.

No entanto, a visibilidade das marcas não está limitada aos seus anúncios. Vivemos na era digital e das redes sociais e, mesmo que o SOV só englobasse o rastreamento de publicidade no passado, muitas avaliações relevantes acontecem na internet. No ambiente digital fica fácil de encontrar tudo que a sua marca, a do seu concorrente e os próprios consumidores falam. 

Portanto, hoje, o Share of Voice capta todas as aparições das marcas na internet através de pesquisas orgânicas, redes sociais, posts, links e outras mídias. Além disso, o Share of Voice não se preocupa apenas com o que você diz da sua marca, mas sim o que os consumidores falam dela.

Para calcular seu Share of Voice, basta dividir uma métrica-alvo que representa sua marca pelo total do seu setor. Multiplique esse número por 100 para ver a porcentagem de participação de mercado dessa métrica específica. Exemplo: Métrica de sua marca / métrica de mercado total x 100.

Como exemplo, considere as hashtags da sua marca, que aparecem 60 vezes em comparação com 100 vezes para todo o mercado. Neste caso, sua participação é de 60%, o que torna sua marca líder no setor. 

Atualmente, o SOV consegue analisar seus dados de acordo com palavras-chave orgânicas, palavras-chave de pagamento por clique (PPC), impressões, alcance, receita, menções da sua marca e hashtags.

Qual a importância do Share of Voice?

De acordo com uma postagem do TopClic, existem muitas vantagens e possibilidades no Share of Voice. Além de garantir uma visibilidade notável no mercado e consequentemente nas vendas da sua marca, seguem algumas outras:

  • Você consegue fazer análises competitivas com a escala do mercado, tendo uma visão geral da competitividade e tamanho da sua marca e concorrentes.
  • Usar o SOV para segmentar seu público-alvo, pois o Share of Voice consegue analisar o seu público e ajudar na hora de traçar estratégias de acordo com dados sobre seus pontos fracos e fortes. 
  • Avaliar o sucesso de suas campanhas de marketing. Com SOV, fica fácil analisar identificar se o seu formato, mensagem e estratégia estão dando resultados. 
  • Melhorar suas campanhas com base nos dados anteriores do Share of Voice. Nada melhor do que insights baseados em relatórios para melhorar seu desempenho e aumentar sua voz no marketing

Em suma, o SOV te ajuda no gerenciamento da marca, conhecimento do seu público, mensuração de campanhas e até na prevenção de riscos.

Como ampliar o Share of Voice da sua marca?

Para aumentar seu Share of Voice, você precisa entender que a visibilidade da sua marca será maior, ocasionando, talvez, em mais concorrência. Pensando nisso, é bacana investir em Marketing Digital. Hoje não existe visibilidade sem aparições e relevância no Google, nas redes sociais e na internet no geral, considerando que a maioria dos consumidores está por lá. 

Para melhorar o seu SOV, se atente, também, a dicas básicas como o uso recorrente de PPC, social media e SEO. A RockContent, por exemplo, divulgou um artigo citando vários pontos importantes para ampliar o seu Share of Voice, dentre eles:

  • Experiências valiosas: fornecer um bom atendimento, serviço ou produto é sempre essencial. No entanto, ao oferecer uma experiência única ao cliente, você garante um bom review e, quem sabe, recomendações via internet. 
  • Bons conteúdos: ao criar conteúdos, tente sempre ser marcante e excepcional. Pode ser com um post, um infográfico, um texto, um vídeo. O importante é marcar o usuário e prender sua atenção. Conteúdos interativos, inclusive, são ótimos para gerar engajamento.
  • Engajamento: é essencial manter um diálogo aberto entre sua marca e o público. Ser transparente e se mostrar disponível é muito relevante nos meios digitais. O engajamento com pessoas é sempre uma boa aposta de vendas. 
  • Buzz Marketing: para ter gente falando da sua marca, é interessante pensar em buzz marketing, que, por sua vez, só fomenta o nome da sua empresa. 
  • Otimizar campanhas de PPC: ajustar seus anúncios pode ajudar no engajamento e visibilidade da marca. Melhorar imagens, melhorar landing pages, inserir palavras-chave e aumentar o orçamento para impulsionar a campanha é sempre considerável.

Quais são as diferenças entre Share of Market, Share of Mind e Share of Heart?


Existem muitas “fatias” no mercado. Dentre elas estão o Share of Market, Share of Mind e Share of Heart. Confira separadamente cada uma delas e suas diferenças:

Share of Market

O Share of Market é a parte que cuida das vendas do mercado. As métricas utilizadas aqui talvez sejam as mais comuns, pois são baseadas nos lucros da empresa. Os dados usados aqui são de comparação entre resultados totais do setor com os do seu negócio de acordo com um determinado período. 

Importante ressaltar que o Share of Market está relacionado diretamente com o SOV, pois quanto mais uma empresa investe em visibilidade, mais mercado ela ganha. Em tempos difíceis é importante saber a diferença entre SOV e SOM, porque as marcas costumam diminuir seus investimentos em publicidade e marketing, perdendo mercado e, quando a situação melhora, não conseguem recuperar o market share.

Share of Mind

O mercado vai além de vendas e receitas. O Share of Mind garante a lembrança da sua marca no mercado. Ao pensar em um produto, o consumidor pensa no seu? Porque o Share of Mind se baseia no seu produto como o principal do segmento. Inclusive, se a marca for a mais citada na primeira posição, ela é chamada de top of mind do mercado.

Share of Heart

Sua marca já conquistou o coração dos consumidores? O Share of Heart é a fatia que mede o seu envolvimento afetivo entre sua marca e o cliente. As métricas se baseiam em qualidade do produto ou serviço, experiência de compra e afinidade com os valores da sua empresa. Se sua marca for aclamada e possui clientes fiéis, seus resultados serão bons, além de gerar muito engajamento e recomendações. 

Conclusão

Ao aplicar e utilizar o Share of Voice na sua empresa, você garante posicionamento no mercado. Além disso, ao estar presente nas redes e atento aos conteúdos em alta, sua marca consegue traçar bons planejamentos, campanhas, postagens, etc. A presença na internet é imprescindível para um bom engajamento e diálogo entre possíveis consumidores e seu serviço ou produto. 

Os resultados são excelentes e, em caso de dúvidas, basta entrar em contato com sua agência para mais informações comerciais.

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