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Entenda o que é ZMOT e por que é importante?

O que faz uma pessoa tomar a decisão na hora de comprar um produto? Se antes bastava ir até uma loja para adquirir um produto, hoje, com o auxíl...

Por Francis Trauer - Dia 21 de Jul de 2022 às 00:07

O que faz uma pessoa tomar a decisão na hora de comprar um produto? Se antes bastava ir até uma loja para adquirir um produto, hoje, com o auxílio da internet isso mudou. E o ZMOT é um conceito que foi criado exatamente para definir qual é esse momento da tomada de decisão online.

Sabendo quais são os pilares do ZMOT e como trabalhar com eles de forma estratégica, uma marca pode ter mais vantagem no mercado e, assim, alavancar as suas vendas. Acompanhe para conhecer melhor esse conceito tão importante! 

O que é ZMOT?

ZMOT é a sigla para Zero Moment of Truth. Em português, o conceito é traduzido como “Momento Zero da Verdade”. 

Criado pelo Google em parceria com a Shopper Sciences por meio de pesquisas com 5.000 empresas, o ZMOT explica como os consumidores se comportam durante o processo de compra e, principalmente, tomam a decisão de efetivamente adquirir um produto e/ou serviço. 

casal fazendo pesquisa sobre a empresa que eles decidiram comprar produtos

Para isso, é comum que os consumidores coloquem em prática diariamente alguns fundamentos do ZMOT como, por exemplo: 

  • Buscar informações sobre a empresa, serviço ou produto no Google e demais buscadores;
  • Pesquisar especificações e detalhes mais aprofundados sobre um produto;
  • Ler e/ou assistir análises, resenhas e reviews de outras pessoas sobre uma marca, serviço e/ou produto;
  • Comparar o preço dos produtos para conferir qual empresa oferece o melhor custo benefício;
  • Procurar cupons de desconto e/ou demais benefícios para finalizar uma compra, como o frete gratuito, brinde grátis, cashback, entre outros. 

Se você costuma seguir essas ações antes de fazer uma compra, isso significa que, mesmo sem conhecer o conceito de ZMOT, você o está colocando em prática. 

Assim sendo, vale ressaltar que: empresas que entendem esse conceito e passam a utilizá-lo para potencializar suas estratégias, estão no caminho certo para o sucesso. 

Quais as estratégias para aplicar o ZMOT?

O conceito do ZMOT é fundamentado em quatro grandes pilares que explicam como os consumidores tomam suas decisões na hora de fazer uma compra.

Assim sendo, para aplicar essa estratégia, o primeiro passo é conhecer os pilares que compõem o ZMOT para, a partir de então, desenvolver suas ações nessa direção. Abaixo, explicamos de forma mais detalhada os quatro pilares.

Os 4 pilares da estratégia do ZMOT

1. Bom posicionamento nos mecanismos de busca

São muitas as pessoas que desenvolveram o hábito de pesquisar no Google antes de fazer uma compra. Para se ter uma ideia, um estudo feito pela plataforma Cuponation revelou que o Brasil foi o segundo país que mais gerou tráfego para o Google no último trimestre de 2020. De acordo com o levantamento, nosso país tem 92,58% de pessoas utilizando esse sistema de buscas.

Ao fazer uma busca no Google, a tendência é clicar no primeiro link que o site apresenta na resposta. O estudo feito pelo Internet Marketing Ninjas, pioneiro na otimização de mecanismos de pesquisa, revela que o primeiro lugar nas buscas do Google ganha em média 21% dos cliques. Enquanto isso, o segundo ganha 10% e o terceiro 7%. 

bloquinhos de madeira representando um ranking

Ou seja, se você quer que o público encontre sua marca e compre seus produtos, aparecer no topo das pesquisas do Google é muito importante para aumentar as suas chances de sucesso. 

Sabemos, entretanto, que essa é uma estratégia que leva tempo e tem uma acirrada concorrência - afinal, quem não quer estar no topo do Google? Entretanto, usar boas estratégias de marketing digital, unindo o conhecimento de SEO e marketing de conteúdo, podem te ajudar nessa missão.

- Confira: Saiba como criar uma estratégia de SEO de impacto

2. Comparação entre produtos e serviços

Outro pilar importante na tomada de decisão está relacionado com a comparação entre preços. Sabemos que o preço não é o único fator para uma pessoa decidir fazer uma compra, entretanto, não podemos ignorá-lo e/ou dizer que não é um tópico importante.

mulher com dúvida sobre comparação de produtos

Por isso, sabendo da importância desse pilar para o ZMOT, existem sites que apresentam a comparação entre os produtos de forma fácil de visualizar. Assim, posicionam os produtos lado a lado e deixam visíveis os valores e especificações dos itens. 

Ao fazer essa comparação de produtos e/ou serviços de forma clara, o consumidor entende que você está ajudando-o a compreender qual é a melhor opção para ele. Isso faz com que a sua marca ofereça uma experiência melhor e com mais credibilidade. 

3. Opiniões, comentários, resenhas e avaliações de outros consumidores

Outro fator decisivo para a tomada de decisão na hora da compra está diretamente relacionada com os comentários que os consumidores encontram de pessoas que já adquiriram previamente itens da sua marca.

Assistir vídeos e/ou ler resenhas e avaliações que falem sobre o produto/serviço e a experiência de compra ao adquirir algo na sua loja é algo que poderá fazer toda a diferença para você conquistar, ou não, esse cliente que está passando pelo processo do ZMOT. 

Dessa forma, é muito importante que a sua marca trabalhe incessantemente para sempre oferecer uma boa experiência para todos os clientes. Afinal, nunca se sabe se eles irão fazer um comentário público que pode ser positivo ou negativo para a sua marca.

bonequinhos de madeira representando a classificação da qualidade da empresa

Além disso, as empresas devem sempre ficar atentas ao site “Reclame Aqui”, pois muitos consumidores costumam deixar lá as suas impressões da marca. 

Por fim, é claro que: quanto mais positivas forem as avaliações da sua marca como um todo, produtos e serviços, maiores serão as chances de você conquistar clientes.

- Para se tornar uma marca “queridinha” dos consumidores, confira também: Love Brand: o que são e o que aprender com elas?

4. Ações atrativas para o bolso do cliente: cupons de desconto, vantagens exclusivas, programa de fidelidade, cashback…

Pois bem, agora o consumidor já percorreu a etapa de pesquisa, já fez a comparação de valores do produto que deseja comprar e, também, verificou a reputação da sua marca por meio de avaliações e resenhas. Agora, é a hora de realmente fechar a compra. 

Neste momento, oferecer vantagens exclusivas como cupons de desconto, frete grátis, cashback, programa de pontos e demais benefícios é o que pode “selar” o acordo e garantir que o consumidor realmente faça a compra. 

E acredite: as pessoas realmente buscam por esses benefícios. De acordo com a Hawk Incentives, 92% dos consumidores já pesquisaram, pelo menos uma vez na vida, por cupons de desconto online. Ainda, a pesquisa revela que 80% deles fazem isso regularmente e que passam cerca de 2 horas semanais nessa caça ao tesouro.

mulher dentro do carrinho de compras feliz porque ganhou muitos cumpons de desconto

Os cupons de desconto e benefícios relacionados a esse tópico são o “empurrão que falta” para estimular o cliente a decidir pela compra.

Por que o ZMOT é importante? 

Se você chegou até aqui, já compreendeu o que é o ZMOT e a sua importância para o sucesso das empresas. Afinal, ele é um valioso estudo sobre a forma a qual as pessoas passaram a fazer compras nos últimos anos.

O ZMOT coloca o cliente no foco da estratégia e compreende que ele é cada vez mais exigente e busca o máximo de informações antes de fazer uma compra. 

Assim, para facilitar esse processo de busca do cliente, o ZMOT organiza o processo de compra do consumidor e busca oferecer a ele aquilo que ele procura no momento certo da jornada de compra. Por fim, na hora que ele decide efetivamente fechar um negócio, já passou por todas as etapas anteriores e sabe qual é a melhor opção para si mesmo. 

Empresas que não entendem essa nova forma de fazer compras e não se adequam ao ZMOT, podem estar abrindo espaço para a concorrência e deixando de fazer bons negócios. 

E então, a sua marca já está trabalhando para colocar em prática os conceitos do ZMOT? Se está em busca de soluções completas para garantir que o seu negócio esteja acompanhando as novas tendências de consumo, entre em contato conosco e saiba como a Nerdweb pode te ajudar a gerir a sua marca no ambiente digital. 

Fonte(s):

Gummy Digital, Resultados Digitais, Semrush, Think With Google e UX Design

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