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Marketing para o Dia das Mães: 9 ações para e-commerces

Já está pensando nas suas ações de marketing para o Dia das Mães? Conhecida como uma das principais datas para o comércio, o Dia das Mães mo...

Por Francis Trauer - Dia 01 de Dec de 2022 às 00:12

Já está pensando nas suas ações de marketing para o Dia das Mães? Conhecida como uma das principais datas para o comércio, o Dia das Mães movimenta bilhões de reais, tanto em canais de vendas físicos como digitais.

Inclusive, de 2020 para cá, os e-commerces se tornaram ainda mais utilizados pelas pessoas na hora de fazer compras. E, apesar de as coisas estarem retornando à normalidade, o e-commerce ainda é o canal de compra preferido de muita gente. 

Afinal, ele traz a facilidade de poder fazer compras em qualquer hora do dia e não há preocupação com a distância física. 

Isso não quer dizer que as lojas físicas estão fadadas ao fim, mas sim que há a necessidade de oferecer boas experiências para os consumidores nos dois canais: físicos e digitais. 

Aqui, vamos falar mais sobre ações de marketing para o Dia das Mães direcionadas para os e-commerces. Vamos juntos?

Marketing para o Dia das Mães: 9 dicas de ações para você usar no seu e-commerce

1. Planeje-se com antecedência

A primeira dica para acertar no marketing para o Dia das Mães está relacionada com o planejamento prévio para a data. Afinal, como é sabido, a celebração poderá promover um aumento nas suas demandas

Assim sendo, é essencial preparar-se com antecedência e fazer todo o planejamento das suas ações para o Dia das Mães.

O planejamento inclui pensar em questões como:

  • Quais serão os produtos/serviços oferecidos para a data? 
  • Alguns desses itens entrarão em promoção e/ou terão alguma condição especial?
  • Quais canais você vai utilizar para divulgar as suas ações de marketing para o Dia das Mães?
  • Quais materiais deverão ser produzidos para a campanha (artes, conteúdos, fotos, vídeos)?
  • Quanto tempo irá durar a sua campanha? 

É a partir do planejamento da sua ação de marketing para o Dia das Mães que você poderá começar a organizar-se de forma assertiva para o sucesso.

equipe de marketing fazendo planejamento da campanha de Dia das Mães

2. Capriche na identidade visual da sua campanha de marketing para o Dia das Mães

Assim que as pessoas visitarem o seu e-commerce, elas precisam saber que estão se deparando com uma campanha especial para o Dia das Mães. 

Dessa forma, além de criar ações específicas e exclusivas para a data, também é importante dedicar-se para criar toda uma estética especial para a celebração. 

Use cores, fontes e imagens que remetam à data e façam com que as pessoas sintam-se bem ao visitarem seu e-commerce, blog, site e redes sociais. 

3. Ofereça benefícios para os clientes que comprarem no seu e-commerce

Outra forma para se destacar no mercado durante o Dia das Mães é investir em benefícios variados para os seus clientes. 

E aqui você pode usar a criatividade e pensar em vantagens que realmente sejam atraentes para os seus consumidores. Dentre elas, algumas que você pode considerar são:

  • Brindes para compras acima de um valor pré-estipulado;
  • Frete grátis para um raio de distância pré-determinado e/ou para compras acima de um valor pré-estipulado;
  • Vouchers/cupons de descontos exclusivos para a data;
  • Opção de acrescentar um cartão personalizado, entre outros.

- Veja também: 5 estratégias de promoções para movimentar seu e-commerce

4. Faça bons conteúdos em todos os seus canais de comunicação

Capriche nas postagens e materiais que você fizer em suas redes sociais e demais canais de comunicação, como e-mail, site, blog e o próprio e-commerce. Para isso:

  • Você pode usar diversos formatos de conteúdos, desde textos, passando por vídeos, fotos, carrosséis de imagens, quizzes, e-books, etc;
  • Aproveite para usar conteúdos feitos pelos seus seguidores, repostando-os. Isso é importante para aumentar a credibilidade da sua marca no mercado;
  • Faça boas campanhas de e-mail para divulgar sua ação especial de Dia das Mães;
  • Utilize imagens de boa qualidade para ilustrar a sua campanha;
  • Crie conteúdos que estimulem a interação e engajamento do público.

- Você pode se interessar por: Marketing Interativo: o que é e como aplicar 

5. Crie anúncios online

Além de criar conteúdos qualificados e orgânicos para as suas redes sociais e demais canais de comunicação, outra dica importante para acertar em cheio na sua campanha de marketing para o Dia das Mães é investir em campanhas pagas.

Essas duas estratégias (conteúdos orgânicos + anúncios), quando utilizadas em conjunto e de maneira bem pensada, podem trazer vendas mais rápidas para o seu negócio.

6. Faça parcerias que fazem sentido para a sua marca

Que tal fazer uma parceria com uma marca e/ou com influenciadores? Essa parceria pode gerar um maior alcance para a sua marca e trazer novos clientes para o seu negócio.

Aqui, o segredo é escolher muito bem quem serão os seus parceiros, pois eles precisam passar uma imagem positiva da sua marca para o mercado. Por isso, pesquise bem até encontrar aqueles que mais fazem sentido para o seu público-alvo e, também, para o sucesso da sua campanha de Dia das Mães.

7. Ofereça um atendimento impecável e personalizado

Um bom atendimento faz toda a diferença para conquistar novos clientes. Por isso, para ter sucesso na sua campanha de marketing para o Dia das Mães, tenha a certeza de que você está preparado para responder de forma adequada as possíveis dúvidas que surgirem do público.

Busque ser ágil e eficiente nas respostas. Escute (ou leia) o que o consumidor tem a dizer e, então, ofereça boas soluções para ele. É importante garantir que o cliente sinta-se especial e saiba que está sendo ouvido pela sua marca.

colabodora prestando um bom atendimento ao cliente

8. Fique atento à concorrência

Para fazer uma boa campanha de marketing para o Dia das Mães também é importante ficar por dentro do que as outras marcas estão fazendo para a data. Aqui a ideia não é copiar outras empresas, mas sim se inspirar e buscar aperfeiçoar ideias para o seu negócio.

Observando o mercado você compreenderá quais são as principais tendências do momento e o que pode trazer bons resultados para a sua ação ser um sucesso.

9. Garanta que o seu e-commerce esteja preparado para a demanda

Além de planejar-se com antecedência, é preciso ter a certeza que o seu e-commerce está preparado para atender as demandas de Dia das Mães. Para isso, invista na parte técnica da sua loja virtual, garantindo que ela ofereça tranquilidade e segurança aos visitantes.

Mais do que isso, ela também deve ter um carregamento de página rápido e ser responsiva, ou seja, funcionar de forma adequada em diferentes formatos de tela.

E então, gostou das nossas dicas para criar uma boa campanha de marketing para o Dia das Mães para o seu e-commerce? Esperamos ter ajudado! 

E que tal conferir mais dicas para as suas estratégias de marketing serem um sucesso?  Veja um passo a passo para montar o seu melhor plano de marketing e tenha bons insights para o seu negócio. Boa leitura!

Fonte(s):

Hubify, Mateada, Nação Digital e Webstore.

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