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Mobile Commerce: O futuro do comércio eletrônico

Com certeza você já ouviu falar muitas vezes em e-commerce. Mas e o mobile commerce (ou m-commerce), você conhece?  Acredite: já passou da ho...

Por Francis Trauer - Dia 31 de Jan de 2022 às 00:01

Com certeza você já ouviu falar muitas vezes em e-commerce. Mas e o mobile commerce (ou m-commerce), você conhece? 

Acredite: já passou da hora da sua empresa investir nesse formato de vendas para atrair novos consumidores, fidelizar os clientes já fiéis e, também, mostrar que está acompanhando as principais tendências de consumo do mundo atual.

Abaixo, vamos te explicar de forma mais detalhada o que é o mobile commerce. Também, vamos te apresentar o cenário dessa modalidade no Brasil e dar boas dicas para você se sair bem ao investir em m-commerce para o sucesso da sua marca. Vamos juntos? 

O que é o M-Commerce?

O mobile commerce, ou m-commerce, refere-se às compras/transações feitas por meio de aparelhos móveis com conexão à internet, como smartphones ou tablets.

Ou seja, enquanto os e-commerces são os comércios eletrônicos que permitem as transações por todos os meios eletrônicos, como computadores e notebooks, o m-commerce representa apenas aquelas que são feitas por meio dos aparelhos móveis.

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O cenário do mobile commerce no Brasil e no mundo

Existem diversos dados relevantes que comprovam a importância de o seu negócio aderir ao mobile commerce para alavancar os seus resultados. Compilamos aqui alguns deles para você.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pela UPS POTOS, 59% dos consumidores digitais do Brasil já fizeram uma compra pelo smartphone. 

Outro estudo revela que, no Brasil, 72% da população fez compras por aplicativos durante a pandemia, sendo que 42% dos respondentes afirmaram realizar mais de dez aquisições no período.

Já o relatório emitido pela Ebit|Nielsen na pesquisa Webshoppers 43, aponta que as compras feitas via mobile commerce responderam por mais da metade – mais especificamente, 53% – do e-commerce em 2020 no Brasil. O estudo também traz a informação que o comércio móvel passou por um aumento de 79% quando comparado com o ano anterior (2019) e movimentou R$ 46 bilhões.

Esses são apenas alguns dados que mostram a importância de garantir que o seu negócio possa ser encontrado em plataformas de vendas via smartphones e tablets. Também, ressaltam que as pessoas utilizam os aparelhos móveis apenas para buscar informações e se comunicar, mas também para realizar compras.

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Qual a importância de investir em uma plataforma de M-Commerce?

 

Pois bem, os dados citados acima já devem ter te mostrado um pouco da importância de oferecer uma plataforma de mobile commerce para os consumidores.

Isso porque o ato de fazer compras via tablets e smartphones é um hábito que veio para ficar e que já conquistou uma parcela grande de pessoas.

Ademais, vale ressaltar que: se você não estiver presente nesses aparelhos, os seus concorrentes provavelmente estarão.

Assim sendo, além de deixar de conquistar novos clientes, você também poderá perder uma parcela do seu público para as marcas que estão se adaptando às novas tendências de consumo. E não é isso o que queremos, certo?

Ainda, de tempos para cá os algoritmos do Google passaram a priorizar os sites responsivos. Ou seja, que rodam bem em aparelhos móveis. Dessa forma, se o seu endereço virtual não conta com esse design responsivo e não tem a capacidade de se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, ele ficará em desvantagem no ranqueamento do buscador.

Dicas para se dar bem no Mobile Commerce

Deixe seu site responsivo

Impossível falar de mobile commerce sem citar a importância de ter páginas responsivas. 

Por padrão, todos os websites podem ser acessados por meio de um aplicativo de navegador em aparelhos móveis. Entretanto, isso não significa que a página é realmente responsiva.

Um endereço virtual responsivo, conforme citamos acima, é aquele que se ajusta conforme o tamanho das telas dos diferentes aparelhos. Ele garante uma boa navegação e usabilidade para o usuário independentemente do smartphone ou tablet que ele esteja utilizando.

Assim sendo, para ter sucesso no m-commerce, é essencial ter isso em mente e, é claro, garantir essa responsividade no seu site.

Garanta que as páginas carreguem rapidamente

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa feita pela Think With Google, 53% das pessoas tendem a abandonar páginas que demoram mais de três segundos para carregar? Isso mesmo!

Por isso, garantir um site e/ou um aplicativo com páginas que tenham um carregamento rápido pode ser essencial para evitar esse problema. 

Também, lembre-se de que frequentemente os usuários estarão utilizando redes de dados móveis para acessar o seu endereço. Por isso, é importante que ele seja leve, intuitivo e de fácil navegação.

- Você também pode se interessar por: Mobile First: o que é Google AMP e como configurar seu site para ser mais rápido

Foque na experiência do usuário

Focar na experiência do usuário deve ser sempre a maior preocupação do seu negócio. E, é claro, isso também é válido quando estamos falando do comércio móvel. 

Por isso, planeje bem a maneira a qual você deseja apresentar a sua marca, garantindo que a sua página virtual ofereça uma experiência positiva e satisfatória aos visitantes. Coloque-se no lugar do consumidor, visite a página da sua marca em diversos dispositivos e garanta que tudo esteja funcionando como deve.

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Mostre para os visitantes que o seu mobile commerce é seguro

Apesar de o hábito de comprar online ter crescido muito nos últimos tempos, muitas pessoas ainda sentem-se inseguras na hora de fechar uma compra. 

Inclusive, estudos revelam que 18% das pessoas citam como motivo para abandono de carrinho a falta de confiança em um site para deixar suas informações bancárias. Isso acontece porque os visitantes precisam sentir-se seguros na hora de comprar no seu aplicativo ou site mobile. 

Para evitar essa questão e ter sucesso no m-commerce, reforce que a sua marca é idônea e confiável. Disponibilize todas as informações necessárias para o consumidor sentir-se seguro na hora de efetuar as transações.

Use depoimentos de clientes satisfeitos no seu site, assim como ofereça os certificados de segurança necessários para os consumidores. Também, busque aceitar diversas formas de pagamento, já que isso auxilia os consumidores a fecharem a compra.

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E então, gostou de saber mais sobre o mobile commerce? Que tal aderir a essa modalidade de vendas no seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos criar a sua loja virtual personalizada, garantindo toda a segurança para você e para os seus consumidores! 

Referências

https://neilpatel.com/br/blog/como-otimizar-site-ecommerce-para-dispositivos-moveis/ 

https://tangerinainteligente.com.br/mobile-commerce-estrategias-2021/ 

https://blog.onedaytesting.com.br/mobile-commerce/ 

https://blog.olist.com/mobile-commerce/ 

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