Automação de marketing para e-commerce: Saiba tudo sobre o recurso!
Você sabe o que é e qual a importância da automação de marketing para e-commerce? Pois bem, os hábitos de consumo mudaram nos últimos ano...
Você sabe o que é e qual a importância da automação de marketing para e-commerce?
Pois bem, os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos e é cada vez maior o número de pessoas que fazem compras online. Porém, mais do que ter a sua própria loja virtual, é importante garantir que ela ofereça uma boa experiência de compra para os consumidores.
Além disso, é preciso trabalhar para fazer ela se destacar no cenário e ser vista por mais pessoas. E é aí que as ferramentas de automação de marketing para e-commerce entram.
Dentre as suas funções, essas ferramentas atuam para te ajudar a fazer a sua loja virtual chegar até mais pessoas e, também, identificam quais produtos fazem mais sentido para cada perfil de público. Acompanhe!
O que é automação de marketing para e-commerce?
De forma resumida, automação de marketing significa usar softwares e sistemas disponíveis para simplificar e, é claro, automatizar as tarefas da sua equipe. Quando bem utilizada, essa estratégia auxilia a oferecer mais qualidade, rapidez, eficiência e produtividade para o seu negócio.
Ou seja, a automação de marketing para e-commerce otimiza processos.
Ademais, a automação pode ser usada com diversas estratégias e em diversas etapas da jornada de vendas do cliente. Por exemplo: é possível criar fluxos de automação para diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce. Também, você pode fazer um fluxo de automação de marketing para e-commerce que tem o objetivo de aumentar a fidelização de clientes.
Existem soluções de automação para que você consiga alcançar esses objetivos e garantir maior sucesso para o seu e-commerce.
- Leia também: Como fidelizar clientes no meu e-commerce?
A importância de conhecer o seu público alvo e os seus clientes para o sucesso do seu e-commerce
Porém, vale ressaltar que, por mais que você invista em uma excelente automação de marketing para e-commerce, os resultados sempre serão melhores se você conhecer muito bem o seu público alvo, seus leads e seus clientes.
Isso porque esse conhecimento faz com que as suas estratégias de automação sejam mais inteligentes e ajudem a entregar a mensagem adequada para as pessoas certas.
Afinal, a automação de marketing para e-commerce também consiste em garantir que os desejos, demandas e necessidades da sua persona sejam atendidas. Por isso, conheça-a!
Quando utilizar as ferramentas de automação de marketing para e-commerce?
Fazer a automação de marketing para e-commerce é uma ação efetiva para qualquer empresa que está em busca de tornar a sua loja virtual mais profissional e completa.
Porém, algumas questões que podem fazer você realmente “virar a chavinha” e começar a investir nessa estratégia são:
- Quer diminuir a chance de erros humanos e aumentar a efetividade do seu e-commerce?
- Identificou um problema específico, como uma taxa muito alta de carrinhos abandonados na sua loja virtual?
- Percebeu que os números do seu e-commerce começaram a reduzir sempre no final de cada mês?
- Não está tendo taxa de recompra no seu e-commerce e quer que os clientes voltem a adquirir produtos da sua loja?
Esses são apenas alguns dos fatores que mostram que já está na hora de buscar soluções de automação de marketing para e-commerce.
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Quais as vantagens de automatizar os processos?
Fazer um trabalho mais eficiente
Conforme já citamos anteriormente, a automação de marketing para e-commerce é excelente para poupar tempo, reduzir custos e entregar um trabalho mais otimizado, eficiente e qualificado.
Automatizando tarefas braçais e repetitivas, você permite que os colaboradores foquem sua atenção e concentração em demandas estratégicas.
Por exemplo, por que alocar uma pessoa simplesmente para registrar dados se uma ferramenta pode exercer essa função de forma mais eficiente, rápida e com menor chance de erros? O profissional, por outro lado, pode se dedicar ao monitoramento de outros processos ou mesmo à criação de novas ações e campanhas.
Ademais, utilizando a automação de marketing para e-commerce com maestria, mais dados e informações vão ser analisados, e você vai conhecer o seu consumidor ainda melhor. Dessa forma, terá insights para fazer campanhas ainda mais efetivas e que trazem um resultado melhor para o seu negócio.
Fazer a nutrição de leads
A automação de marketing para e-commerce é uma excelente ferramenta para te ajudar a nutrir os seus leads. Ou seja, criar um relacionamento com os seus clientes em potencial.
É comum que o lead não faça uma compra em seu primeiro contato com o e-commerce. Porém, fazendo ações automatizadas e campanhas precisas e eficientes, você poderá nutrir esse lead, garantindo que ele tenha acesso a conteúdos relevantes a respeito do produto ou serviço que mostrou interesse.
Dessa forma, você cria um relacionamento com essa pessoa, educa-a sobre a sua marca, cria relevância e confiança e, assim, aumenta as chances de conversão. Ou seja, de transformar esse lead em um cliente.
- Confira: Aprenda como gerar e nutrir um Lead
Acompanhar de perto as suas métricas
A automação de marketing permite que você acompanhe de perto os dados da sua loja virtual e possa trabalhar de forma eficiente para alavancá-los.
Assim sendo, é importante buscar métricas para e-commerce que estejam de acordo com os objetivos e metas da sua loja virtual.
Também, vale lembrar que mesmo registrando bons números ao final de cada vez, sempre é possível encontrar maneiras de melhorar os resultados. Para isso, as ferramentas disponíveis de automação podem ser grandes aliadas, pois oferecem essa possibilidade.
Porém, vale sempre ressaltar que os dados, por si só, não representam nenhuma melhoria para sua marca. É preciso debruçar-se sobre eles e saber interpretá-los para tomar melhores decisões.
Aumentar as vendas da sua loja virtual com a automação de marketing para e-commerce
Trabalhar com automação de marketing para e-commerce também pode resultar no aumento das suas vendas. Afinal, enviando campanhas cada vez mais personalizadas para os seus leads e clientes, maiores serão as chances de conquistá-los e fidelizá-los, conforme citamos no tópico acima.
Utilizando estratégias de marketing de conteúdo e segmentação na sua automação, você gera um maior impacto no processo de decisão de compra e, consequentemente, aumenta o número de vendas do seu e-commerce.
E então, gostou de saber mais sobre a importância da automação de marketing para e-commerce? Para ficar sempre por dentro do que há de novo neste universo de marketing e tendências para negócios digitais, continue acompanhando o nosso blog e fomente o seu aprendizado!
Fonte(s):
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