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O que é um URL slugs e por que elas importam para SEO

Você sabe o que é slugs e/ou para que serve o slug no seu site? Pois bem, hoje você vai entender mais sobre como utilizar este método que, apes...

Por Francis Trauer - Dia 05 de Jan de 2023 às 00:01

Você sabe o que é slugs e/ou para que serve o slug no seu site? Pois bem, hoje você vai entender mais sobre como utilizar este método que, apesar de ser bastante simples, pode fazer toda a diferença, trazer bons resultados e deixar a sua página com o SEO mais otimizado. Vem saber mais! 

O que é URL slugs?

Resumidamente, o slug de um URL é a parte da URL após a última barra invertida “/”. 

Assim, se você acessar um site e entrar em alguma subpágina, você verá que a URL na barra do seu navegador irá mudar e acrescentar alguma informação após a última barra invertida.

Vamos supor, por exemplo, que você entrou em um site e, então, foi para o blog desse site. É possível que o endereço completo na URL fique da seguinte forma: 

https://nerdweb.com.br/blog/marketing-digital

Neste caso, o slug é “marketing-digital”.

Para que serve o slug?

Ok, agora você sabe identificar o que é URL slugs. Mas afinal, para que serve o slug? 

Pois bem, o slug é importante para ajudar a identificar o conteúdo das suas postagens logo ao bater o olho da URL completa. 

Assim, o cuidado em ter slugs bem feitos é algo que vai ajudar a tornar a sua página mais amigável e confiável para os visitantes. Isso porque contará com uma URL de fácil entendimento, transmitindo mais segurança. 

Além disso, o slug pode ajudar a sua página a ficar melhor posicionada na página de mecanismo de pesquisa do Google, sendo uma boa estratégia de SEO para você adotar na sua marca.

Há diferença entre uma URL slug e uma URL?

Sim, há uma diferença entre eles, isso porque:

Os slugs são importantes para o posicionamento no mecanismo de pesquisa?

homem digitando em um teclado de notebook com um ícone de pesquisa por cima da imagem

Sim, conforme citamos brevemente acima, saber o que é URL slugs e como utilizá-lo é algo que pode potencializar a sua estratégia de SEO de forma prática e rápida. 

Ao contar com uma URL amigável, além de tornar a sua página mais amigável e fácil de ser identificada pelos usuários, você também estará contribuindo para que o Google possa rastrear melhor o conteúdo da página

Por isso, uma dica importante é usar palavras-chave de SEO para tornar a sua URL slug mais efetiva.

- Veja também: Confira estratégias de SEO para usar empresas B2B e B2C 

Exemplos de URL ruins

As URLs mal estruturadas podem causar incômodo nas pessoas, pois podem parecer spam ou até mesmo golpe. Ao se deparar com um endereço “estranho”, a pessoa pode simplesmente não clicar no link por não se sentir segura. 

Mas como seria uma URL ruim? Pois bem, seria uma URL com números e caracteres soltos, que não permitem que você identifique de primeira sobre o que se trata o link. Por exemplo: 

https://lr.co.dsnz/sobre-nos/mapa/-44527.2532643.445,5330.856400024-32

É provável que essa URL cause desconforto em algumas pessoas e elas evitem clicar no link. Afinal, o que significam as letras no início? Depois de “mapa”, o que significam aqueles números? Eles representam coordenadas?

Como o Google poderá identificar sobre o que se trata essa página se não existe uma informação sobre o assunto no URL? Ninguém irá pesquisar por estes números na busca do Google. 

- Acesse: Como fazer otimização de sites? Aprenda como fazer para atrair mais visitantes

Melhores práticas para URL

Pois bem, acima você conferiu um exemplo do que não fazer em sua URL. Mas então, como criar uma URL boa, que contenha um slug de qualidade? Confira nossas dicas:

1. Comece a URL com HTTPS

O protocolo HTTPS fornece mais segurança para os usuários, já que promove conexões criptografadas e seguras. Assim, caso você não utilize esse protocolo, é possível que os navegadores automaticamente emitam um alerta ao usuário, indicando que ele está acessando um endereço não seguro. 

Ao se deparar com essa situação, é provável que ele desista de entrar na página. Para entender mais sobre esse tópico tão importante, veja: Metade dos resultados da primeira página do Google são de sites com HTTPS.

mulher usando um tablet com a sigla HTTPS

2. Use o nome da sua marca na URL

É importante que os usuários e os mecanismos de busca encontrem facilmente a sua marca. Por isso, busque ter um domínio que combine com o nome do seu negócio, garantindo mais credibilidade para a marca. 

- Você também pode se interessar por: 5 ideias para você escolher um bom domínio de site para o seu negócio 

3. Use subdomínios claros e de fácil entendimento

Além da URL do seu site ser de fácil entendimento, acrescente subdomínios que também sejam claros e façam sentido. Por exemplo: se quiser ler o blog da Nerdweb, adicione a palavra à URL raiz, ficando dessa forma: https://nerdweb.com.br/blog/ 

Conforme a URL sugere, ela levará o usuário para o blog da marca, onde ele poderá acessar os artigos mais recentes feitos pela Nerdweb. 

Além de “blog”, você pode acrescentar outros subdomínios igualmente claros e objetivos, como “contato”, “FAQ”, “sobre nós”, “produtos”, “serviços”, “vagas”, entre outros.

4. Não use datas/anos no slug da sua URL 

Usar datas na sua URL poderá deixar o seu material datado e ultrapassado em pouco tempo. Assim, ao apostar em URLs e slugs sem datas, você poderá atualizá-la sem ter perdas nas posições que podem ter sido conquistadas no mecanismo de busca. 

Por outro lado, caso seja necessário acrescentar o ano na slug da sua URL, lembre-se de fazer o redirecionamento da página quando mudar o ano. 

5. Inclua palavras-chave no seu slug 

As palavras-chave são essenciais para um bom SEO da sua página. Assim, sempre que possível, elas também devem ser incluídas na sua slug. 

Por exemplo: caso uma pessoa pesquise “como fazer anúncios no instagram” e a URL slug da sua página seja “fazer-anuncios-instagram”, fica muito claro que a sua página responderá à pergunta da pessoa. Então, o Google poderá interpretar a sua página de forma relevante, fazendo com que ela apareça bem posicionada nos mecanismos de busca.

6. Evite repetir slugs 

Você pode fazer diversos conteúdos relacionados ao mesmo assunto. Entretanto, busque sempre utilizar palavras-chave e slugs diferentes. Isso porque o Google pode ter dificuldades em diferenciar o conteúdo das páginas e, assim, não exibir nenhuma delas nos resultados.

7. Seja curto e objetivo, focando apenas no necessário

Ao fazer o slug de uma página, foque apenas nas palavras necessárias, mantendo o endereço curto e de fácil compreensão. Assim, deixe de lado letras e palavras como “a”, “e”, “o”,“como”, “veja”, “pare”, entre outros. 

Dessa forma, mantenha os seus slugs curtos e focados nas palavras-chave, buscando ter, no máximo, cerca de quatro palavras. 

Agora você já sabe o que é URL slugs e para que serve o slug!

Se você chegou até aqui, já compreendeu o que é URL slugs e, mais do que isso, sabe para que serve o slug e a importância que ele pode ter para tornar a sua marca mais bem posicionada no Google.

Vale lembrar que as boas práticas de SEO podem e devem ser utilizadas em todas as suas estratégias online, inclusive nas URLs. Aliás, se você quer saber mais sobre o assunto, confira: Conheça 9 ferramentas de SEO para você alcançar o topo do Google 

Fonte(s):

NoTopo.com, Semrush e Website Planet.

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