5 dicas e práticas recomendadas de marketing para o TikTok
De alguns poucos anos para cá, vimos o crescimento de uma rede social chinesa de uma forma extraordinária ao redor do mundo e, cada vez mais, com...
De alguns poucos anos para cá, vimos o crescimento de uma rede social chinesa de uma forma extraordinária ao redor do mundo e, cada vez mais, com um volume maior de seguidores e usuários: o TikTok.
E assim como as suas concorrentes mais antigas, como o Instagram, Youtube e o Facebook, também é possível investir em estratégias de marketing através de uma ferramenta chamada TikTok for Business, que permite patrocinar anúncios e engajar melhor as publicações nessa rede.
E se você quer conhecer mais e conferir algumas boas práticas de marketing para o TikTok, não deixe de conferir o post até o final e tome nota das dicas a seguir.
Boa leitura!
O que é o TikTok for Business?
Como bem destacamos acima, o TikTok for Business é uma plataforma de gerenciamento de anúncios da rede social de mesmo nome, que permite investir e administrar campanhas e ações de conteúdo para negócios que buscam melhor engajamento no TikTok.
Em outras palavras, seria a versão do Facebook Ads da plataforma chinesa! Dessa forma, é possível criar anúncios, definir orçamentos, direcionar públicos, monitorar resultados e atrair leads qualificados para as suas publicações em forma de imagens e vídeos publicados nessa rede social.
Um breve panorama sobre o crescimento do TikTok
Antes mesmo de destacarmos as dicas e práticas para fazer marketing no TikTok, é válido ressaltar alguns números impressionantes que comprovam as vantagens de se investir nessa nova e crescente rede social da internet.
Começando pelo fato de que, apesar de muito recente, o TikTok já é a principal rede social com usuários infantis e adolescentes no Brasil.
Fora isso, em 2022, ele bateu recorde de downloads e foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo nesse mesmo ano.
Estamos falando de nada menos que 175 milhões de novos usuários em cerca de 12 meses, chegando cada vez mais próximo ao volume de seus concorrentes.
Estima-se que, no geral, a plataforma já tenha atingido o patamar de 1 bilhão de pessoas a utilizando diariamente ao redor do planeta e, claro, o Brasil representa uma grande parcela desse cenário.
Quais as melhores práticas para fazer marketing no TikTok?
Para conquistar mais engajamento nas publicações e atrair mais leads qualificados ao seu negócio, fazer marketing no TikTok pode ser a estratégia perfeita.
E para isso, nós separamos algumas dicas práticas. Confira!
1. Fique de olho no que está em alta
Os algoritmos do TikTok priorizam conteúdos que estão com a popularidade em alta e, portanto, aquelas que mais tem visualização no período.
Sendo assim, como dica, fazer marketing no TikTok requer um bom trabalho de monitoramento e análise das tendências.
Outro ponto importante é que os usuários buscarão conteúdo em hashtags dessas mesmas tendências, o que pode ajudar na busca de sua marca a um novo público.
2. Busque equilibrar publicidade com conteúdo
Outra dica de marketing no TikTok segue a mesma tendência de outras plataformas, que é justamente evitar publicidades diretas e muito comerciais.
Pelo contrário, o ideal é se trabalhar como um conteúdo normal, mas que instigue o usuário a associar aquela publicação à sua marca ou proposta de alguma forma.
Por exemplo, ao invés de vender diretamente o seu produto, é possível apresentá-lo de uma forma mais natural, sendo usado por uma pessoa influenciadora.
Em geral, esse tipo de post tem resultados melhores e mais satisfatórios na rede social.
3. Atenção ao formato da publicação
Parece algo sem grande valor, mas o formato de seu vídeo faz toda a diferença e isso vai ser notado facilmente na hora de mensurar o seu resultado.
Na prática, os usuários do TikTok preferem assistir aos conteúdos em um formato de vídeo 9:16, o que garante maior atração e até tempo de visualização.
Afinal, esse é o tamanho padrão para o TikTok e permite uma visão completa da tela dentro do aplicativo.
4. Aposte em CTAs que convertam
Assim como em outras estratégias e ações, investir em marketing no TikTok também requer bons CTAs atrelados às suas publicações patrocinadas.
Por isso, como dica para acertar na sua decisão, busque entender quem é a sua persona e, mais do que isso, descobrir seus comportamentos e desejos naquela rede social.
Dessa forma, fica mais fácil definir qual Call to Action escolher a cada nova publicidade e ajudar no seu processo de conversão de leads.
5. Seja autêntico e relevante
Se você quer realmente ter resultados satisfatórios com uma campanha de marketing no TikTok, uma dica essencial é ser autêntico e relevante.
Afinal, estamos falando de uma rede social extremamente dinâmica e jovem, no qual a concorrência de conteúdos é gigantesca. Sendo assim, caso sua publicação não faça sentido para o usuário ou não chame a atenção logo de cara, certamente ela será rolada para cima e esquecida por aquela pessoa de forma instantânea.
Dessa forma, reforçamos a importância de conhecer bem a sua persona e focar nos desejos e dores na hora de criar suas publicações, no intuito de conquistá-la de imediato.
Em resumo, essas são apenas 5 dicas e boas práticas para investir em marketing no TikTok e as vantagens que essa rede social tem permitido agregar àqueles que buscam maior engajamento e expansão de seus mercados a novos públicos.
Curtiu? Quer mais dicas de marketing em redes sociais? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog e confira muitos outros conteúdos sobre esse tema.
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