Campanha de Dia dos Pais: Confira 4 dicas valiosas para explorar essa data
Você já planejou a campanha de Dia dos Pais da sua marca? Acredite: fazer ações específicas para as datas comemorativas é algo muito impor...
Você já planejou a campanha de Dia dos Pais da sua marca?
Acredite: fazer ações específicas para as datas comemorativas é algo muito importante para aproximar a sua empresa do público, assim como melhorar os resultados do seu negócio, alavancar as vendas e atrair novos clientes.
E é claro que o Dia dos Pais é uma oportunidade que não pode passar sem ser comemorada pela sua marca.
Confira nossas sugestões de ações que você pode colocar em prática nessa data e, também, um panorama geral do que esperar para essa festividade.
Expectativa do mercado para a Campanha de Dia dos Pais
Não é segredo para ninguém que dos últimos anos para cá as vendas online tiveram um grande salto. E para a celebração do Dia dos Pais isso não deve ser diferente.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Neotrust, somente nas vendas via e-commerce, a data em 2021 superou em faturamento, valor do ticket médio e pedidos em comparação ao mesmo período de 2020.
Ainda, segundo a pesquisa Intenção de Compras no Dia dos Pais, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, foi constatado que:
- 46% dos entrevistados compram os presentes na primeira semana de agosto e 11% nas vésperas do Dia dos Pais.
- O valor estimado para os presentes é de R$207,52.
- A data deve movimentar cerca de R$22,35 bilhões no comércio.
Esses dados nos mostram duas coisas importantes:
- A Campanha de Dia dos Pais é extremamente importante para as marcas aumentarem as suas vendas;
- Se a sua empresa ainda não faz vendas por canais online, está na hora de repensar a sua estratégia e verificar a possibilidade de adentrar a esse mundo. Afinal, os consumidores estão comprando cada vez mais sem sair de casa.
- Você também pode se interessar por: 5 estratégias de promoções para movimentar seu e-commerce
Campanha de Dia dos Pais: 4 dicas para colocar em prática
1. Lembre-se de que existem pais de diversos perfis
Antes de planejar a sua campanha de Dia dos Pais, lembre-se de que existem inúmeros perfis de pais. Assim sendo, deixe de lado a ideia de apenas focar apenas na paternidade mais “tradicional”.
Além disso, é claro, conheça muito bem quem são os seus clientes e qual é o seu público-alvo - tendo em mente que são os filhos que devem ser impactados pelas suas campanhas.
Tendo esse conhecimento da sua base de clientes, assim como os perfis de pais que fazem sentido para a sua marca, a sua campanha será desenvolvida de forma mais assertiva e atingirá o público que você deseja.
2. Defina os canais que você irá utilizar para fazer a sua campanha de Dia dos Pais
Para a sua campanha, você irá utilizar a mídia mais tradicional (televisão, outdoor, rádio, panfletos) ou focará mais nos meios de comunicação online (redes sociais, e-mail, site, e-commerce, WhatsApp, aplicativo, etc.)?
A nossa dica é não deixar de lado os canais digitais, podendo complementar a estratégia de campanha com a mídia tradicional.
Lembre-se de que datas especiais pedem abordagens especiais. Por isso, deixe a sua campanha muito clara para as pessoas que estão na internet. Assim sendo, algumas sugestões que você pode seguir para colocar essa dica em prática são:
- Divulgue a ação por todos os seus canais de comunicação, fazendo com que qualquer pessoa que tenha algum contato com a sua marca nos dias que antecedem o Dia dos Pais tenham conhecimento da sua ação especial para a data;
- Faça uma comunicação visual especial para o Dia dos Pais e use-a em todos os seus materiais de divulgação;
- Crie promoções exclusivas e atrativas, que façam sentido e contemplem os diversos perfis de pais.
- Veja também: Saiba como aplicar uma estratégia omnichannel na sua empresa pode gerar benefícios
3. Facilite a vida dos seus clientes, já oferecendo kits e produtos selecionados
Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre o que adquirir para o dia dos pais. Para auxiliar nessa missão, a sua marca já pode fazer algumas sugestões de kits e produtos para os pais.
Fazer essa seleção de produtos, além de auxiliar os clientes indecisos, também é uma forma de estimular o cross-selling, aumentar o ticket médio das suas vendas e fazer com que o cliente sinta que comprou um produto mais completo e valioso para o Dia dos Pais.
Para isso, basta você fazer uma combinação de itens que façam sentido e mostrem para o cliente que ele está fazendo uma excelente escolha ao dar esse presente no Dia dos Pais.
4. Ofereça benefícios e vantagens para quem comprar da sua marca no Dia dos Pais
Que tal alavancar ainda mais a sua campanha de Dia dos Pais oferecendo benefícios exclusivos para os clientes que adquirirem produtos da sua marca nesta data? Os benefícios podem ser diversos, por exemplo:
- Cupons de desconto;
- Frete grátis;
- Assinatura grátis por certo período e/ou pacote freemium - caso você ofereça um produto por assinatura, o cliente pode usufruir por um período o serviço de forma gratuita;
- Cashback - estimulando o cliente a voltar a comprar na sua loja no futuro;
- Cupom para participar de algum sorteio;
- Brinde exclusivo;
- Personalização do produto, entre outros.
Verifique quais desses benefícios fazem sentido para a sua marca e para os seus clientes e coloque-os em prática. Sempre lembrando de divulgar essa vantagem na hora que fizer os seus materiais para a campanha.
E então, gostou das nossas sugestões de ações para fazer a sua campanha de Dia dos Pais? Para ficar sempre por dentro das novidades e levar bons insights para a sua empresa, continue acompanhando o nosso Blog e aproveite para colocar em prática o aprendizado adquirido com as nossas dicas!
Referências:
https://www.dinamize.com.br/blog/dia-dos-pais-marketing/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/campanha-dia-dos-pais/
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