Redes Sociais

Qual é o conteúdo ideal para postar em cada rede social?

Qual conteúdo postar em cada rede social? Se você tem uma empresa e usa essa estratégia para se relacionar com seu público, é provável que  ...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Jul de 2020 às 00:07

Qual conteúdo postar em cada rede social? Se você tem uma empresa e usa essa estratégia para se relacionar com seu público, é provável que  essa dúvida tenha surgido em algum momento. Acertamos? 

Segundo o relatório Digital In 2020 da We Are Social, as pessoas chegam a ficar quase 7 horas por dia na internet e somente no Brasil, há 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais. As estatísticas não mentem: as redes sociais possuem um enorme potencial para quem deseja alcançar clientes, encantar pessoas e se conectar a elas.

Atenção: nada vai funcionar efetivamente se você acredita que as redes sociais consistem apenas um canal para simplesmente “divulgar” o seu negócio e falar do produto ou serviço que você vende 24 horas por dia. 

As redes sociais são um espaço que serve para gerar conexão entre as pessoas, na internet ou fora dela. Um dia, Bill Gates disse que “o conteúdo é rei”. E de fato é. 

Várias pessoas segurando ícones de interação em redes sociais e ao centro há um celular com um feed de Instagram aberto.

Em meio à enxurrada de informações e posts na timeline, conteúdos irrelevantes simplesmente se perdem, não geram engajamento, não dão resultado e na linguagem popular, tendem a “flopar”.

Mas não vamos falar somente de como construir conteúdos que não cumprem a proposta, certo? 

Obviamente é preciso entender o que não funciona para definir qual conteúdo é ideal para postar em cada rede social e não há como montar uma estratégia eficiente sem entender como o objetivo de cada rede está alinhado ao público do seu negócio!

Cansou de fazer inúmeros posts e não obter nenhum resultado? Pode ser que tenha algo errado na sua estratégia. Mas fique tranquilo (a), preparamos esse artigo para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto. Confira!

Um tour pelas  principais redes sociais

Antes de saber o que postar em cada rede social, é preciso entender quais são as principais redes sociais. Anote aí: mais do que a quantidade de perfis criados em redes sociais pela sua empresa, é preciso analisar quais redes sociais fazem mais sentido para o perfil da sua marca.

Quais são as principais redes sociais atualmente?

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Linkedin;
  • Twitter;
  • Youtube;
  • Pinterest

 Além disso, há outras tendências que também fazem parte deste grupo como Telegram (aplicativo de mensagens semelhante ao WhatsApp) e TikTok.

Cada rede social tem suas particularidades e, sem dúvidas, isso influencia o formato e o tipo conteúdo que deve ser publicado. É importante esclarecer que há uma diferença entre redes sociais e mídias sociais.

Para Andrea Kaplan e Michael Haenlein, as mídias sociais são um “grupo de aplicações na internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0 que permitem a troca de conteúdo gerado pelo utilizador”.

Em outras palavras, a mídia social é o espaço para troca de informações.

Nesta lógica, toda rede social também é uma mídia social, porém, o conceito de rede é muito mais amplo já que as redes virtuais são formadas por conexões reais que interagem entre si a partir de interesses em comum.

Afinal, qual conteúdo postar em cada rede social? 

Como definir qual conteúdo postar em cada rede social? Antes de responder o que te trouxe aqui neste post, te convidamos a fazer um exercício: monte um checklist respondendo às seguintes perguntas:

  • Objetivo da rede social;
  • Formato de conteúdo;
  • Público;
  • Características de cada rede social;
  • Relevância do conteúdo.

Ao pensar nisso, você estará mais perto de conquistar o usuário. 

Acredite: ter atenção de quem está do outro lado da tela diante de mil e uma interações é um desafio e tanto. Portanto, ter sensibilidade neste cenário é o primeiro passo para sair da mesmice. Sem mais delongas, entenda como funciona cada rede e qual conteúdo ideal para postar.

Instagram

O Instagram é o queridinho do momento. É uma rede altamente visual, com formatos para todos os gostos: vídeos curtos, stories, lives, vídeos longos de 10 minutos ou 1 hora (para usuários verificados) por meio do IGTV e muito mais.

Recentemente, a rede social ganhou outra funcionalidade para a alegria de quem ama vídeo: o Reels, um aplicativo que possibilita a criação de vídeos curtos e criativos com efeitos especiais. 

Mulher segurando um celular com o Instagram aberto.

A função ainda está em teste no Brasil e chegou para concorrer com o formato de conteúdos publicados no TikTok (já vamos falar um pouco dele). 

Esse universo de possibilidades só mostra que o Instagram é uma rede que está sempre inovando e conquistando mais usuários  — já são mais de 1 bilhão de pessoas no mundo presentes nesta rede e o número cresce cada vez mais.

Porém, não adianta de nada saber de todas as funções e usá-la de forma errada. O unfollow é um risco para todos. Sobretudo, para marcas que não possuem um posicionamento claro e não investem no conteúdo ideal. Pensando no Instagram para negócios, separamos algumas dicas para explicar como você pode usar as funções do aplicativo. Veja só:

1. IGTV

Como o próprio nome diz, o IGTV é praticamente uma TV dentro do Instagram. O objetivo da funcionalidade é muito semelhante ao Youtube, já que a ferramenta permite que você crie um  canal  para criar e compartilhar vídeos verticais com até 60 minutos.

Celular com o IGTV aberto.

Pensando em usar IGTV para os negócios e não sabe qual conteúdo postar? Invista em conteúdos de maior profundidade, tal como: entrevistas, tutoriais, coberturas de evento entre outros. Uma plataforma do nicho educacional, por exemplo, pode usar o IGTV para produção de conteúdos educativos.

2. Stories

O story é um formato instantâneo e todos os conteúdos desaparecem em até 24h. 

É um desafio criar conteúdo relevante neste formato, mas basta saber o que vale um story. Desenvolver narrativas sobre os bastidores da rotina da sua empresa é uma alternativa neste caso.

Você pode produzir vídeos de até 15 segundos, fazer enquetes, postar fotos e marcar parceiros ou clientes, fazer repost de conteúdo e investir e interações que direcionam o usuário para determinado objetivo. 

Influencer gravando stories com a câmera frontal.

Exemplo: ao divulgar um novo e-book sobre um assunto que sua empresa domina, você pode usar o story para fazer um convite para seu público e deixar o link na bio ou, caso a sua conta seja verificada, na função arraste para cima que permite que a pessoa clique e chegue a uma página de destino que pode ser uma landing page de captura.

O que vai definir o conteúdo? Sua audiência, seus objetivos e o nicho da sua marca.

Apesar das múltiplas funcionalidades, o Instagram não é para todas as marcas. Se você quer se conectar  às empresas, o LinkedIn tem mais potencial. Por isso, ter um planejamento estratégico antes de sair postando por aí, fica a dica!

Facebook

Muitos dizem por aí que o Facebook já morreu. Porém, ele continua firme e forte.

Definir qual conteúdo postar nesta rede é entender que o público que está nesta rede social pode ter um perfil diferente dos mais jovens, por exemplo. Segundo a Revista Forbes, estima-se que pessoas com mais de 55 anos estão cada vez mais integradas na plataforma.

Pessoa dando um "amei" em uma publicação do Facebook.

É claro que tudo depende e que isso não significa que outras faixas etárias não estão nesta rede social. Afinal, há grupos, comunidades, páginas e interação social dentro do Facebook e como vimos no início deste artigo, esse é um pilar que sustenta a rede social.

No Facebook, é possível investir em conteúdos como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • GIFs;
  • Infográficos;
  • Textos.

 Uma rede com formatos de conteúdo bem democrática!

Telegram

Principal concorrente do WhatsApp, o Telegram é um aplicativo de mensagens. Porém, o diferencial da ferramenta é a possibilidade de criar canais específicos para a distribuição de conteúdo e interação entre usuários que possuem interesses em comum.

Entre as vantagens de apostar no Telegram, algumas possibilidades se destacam como: envio de texto, vídeo, áudio e imagem, emoji, GIFs e muito mais.

App do Telegram com selo de 3 notificações não lidas.

Os conteúdos do canal precisam ser definidos a partir de objetivos e nichos específicos. Ao contrário de grupos do WhatsApp, a proposta dos canais neste caso é gerar conteúdo de valor para os usuários que formam uma comunidade.

Twitter

Percebeu que o Twitter é a rede social certa para sua empresa? Então, prepare-se para definir seu conteúdo em no máximo 280 caracteres e passar a mensagem dizendo pouco, mas falando o que seu público deseja ler.

Vários logos do Twitter em blocos 3D.

Existe um dilema bem grande ao definir o Twitter como uma rede social, já que o próprio diretor geral deste canal, Guilherme Ribenboim, afirmou que o Twitter é uma rede de interesses e não uma rede de social.

Entre os conteúdos mais comuns  no Twitter estão: memes, chamadas para conteúdos de blog post, GIFs, vídeos, imagens e texto. O conteúdo deve ser impactante. Gerou  relacionamento com as pessoas? Parabéns: a missão foi cumprida!

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social para conexões profissionais do mundo. É uma rede que conecta empresas  às empresas, profissionais entre si, pessoas que estão buscando emprego ou desejam compartilhar assuntos relacionados à carreira.

Celular no bolso de um paletó com o LinkedIn aberto.

O seu objetivo é se conectar com o público B2B, prospectar novas parcerias e gerar autoridade no seu nicho de mercado? Use o LinkedIN para promover conteúdos sobre negócios, artigos especializados, dicas de carreira e conteúdo relevante com esse foco.

Youtube

O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo. É o espaço ideal para postar conteúdos educativos, tutoriais, vídeos informativos, música e conteúdos que seguem o formato audiovisual.

Criador de conteúdo abrindo o YouTube no celular; ao redor, estão espalhadas várias ferramentas da profissão, como cadernos e câmera.

Além disso, é um espaço que permite a criação de lives, webinars e uma infinidade de coisas. Mais do que um site para postar vídeos, o Youtube é considerado como uma plataforma de aprendizado na visão de especialistas e usuários.

A regra do conteúdo relevante permanece, independente da função que você vai utilizar. 

Pinterest

Se o seu objetivo é promover interação e engajamento com pessoas que  buscam por tendências de decoração, moda, receitas, tutoriais, arquitetura e assuntos deste nicho, o Pinterest é a rede social mais adequada.

Nesta rede, os usuários procuram por inspirações. É possível criar coleções e álbuns inteiros com ideias sobre diversos assuntos e caso você tenha um público nesta área, saiba que é hora de usar o Pinterest para isso.

Mulher mostrando a tela de um celular que está com o Pinterest aberto.

Não sabe por onde começar? Veja as categorias desta rede social: você vai encontrar desde inspirações para fotos até inspiração para looks. Bons insights!

...

Depois desse tour nas redes sociais e nos formatos de conteúdo, certamente você tem uma ideia sobre o que postar em cada sociais, certo? 

Para colocar em prática algumas estratégias, vale buscar ferramentas que vão te auxiliar a produzir conteúdos no dia a dia para gerar uma experiência positiva com o usuário. O guia completo do tamanho de imagens para  redes sociais  em 2020 fica como dica para aprofundar seus conhecimentos!

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