E-commerce

Clube de assinatura: como aplicar no seu e-commerce

São diversas as empresas que optam por oferecer o serviço de clube de assinatura no e-commerce. Mas, afinal, como funciona, quais são os benefí...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Apr de 2023 às 00:04

São diversas as empresas que optam por oferecer o serviço de clube de assinatura no e-commerce. Mas, afinal, como funciona, quais são os benefícios e, principalmente, como oferecer essa modalidade de negócios? É sobre isso que falaremos aqui. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que são os clubes de assinatura?

Pois bem, os clubes de assinatura são um modelo de negócio em que os consumidores pagam uma taxa (mensal, trimestral, semestral, anual, etc) para receberem produtos e/ou terem acesso a serviços de forma regular, com uma constância e frequência de acordo com os planos oferecidos por cada empresa. 

Nesse sentido, existem diferentes tipos de clubes de assinatura que variam de acordo com os produtos ou serviços oferecidos. Por exemplo, existem clubes de assinatura de livros, vinhos, produtos de beleza, snacks, produtos naturais e orgânicos, entre outros. 

Além disso, existem também outros modelos de clubes de assinatura que ganham cada vez mais adeptos. Por exemplo, aqueles que oferecem serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Spotify, Youtube Premium, entre outros.

Por fim, apesar de oferecerem serviços e produtos diferentes, os clubes costumam funcionar de forma parecida: o cliente se inscreve, escolhe o plano de assinatura que deseja e recebe os produtos e/ou serviços selecionados da forma disponibilizada pela empresa. 

O sucesso dos clubes de assinatura no Brasil 

Esse tipo de negócio tem se popularizado nos últimos anos, principalmente tratando-se do e-commerce. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os clubes de assinatura movimentam mais de R$1 bilhão na economia brasileira.

O estudo também revela que, em 2014, existiam apenas 300 empresas ativas no comércio eletrônico praticando esse modelo de negócio. Em 2021, esse número ultrapassou os 6.000 – e a expectativa é que essa quantidade continue a crescer.

Por que apostar no clube de assinatura no e-commerce? Confira 6 motivos

Oferecer um clube de assinatura no e-commerce pode trazer muitos benefícios para as empresas. Aqui, selecionamos seis motivos pelos quais essa pode ser uma excelente estratégia para os negócios online:

1. Fidelização do cliente

O clube de assinatura pode ajudar a fidelizar os clientes, uma vez que a empresa entrega uma experiência especial, personalizada e contínua. Isso significa que os clientes tendem a ficar mais propensos a comprar de novo no futuro e, portanto, aumenta a receita da empresa.

2. Previsibilidade da receita

Com o clube de assinatura no e-commerce, é possível prever a receita da empresa de maneira mais precisa. Afinal, os clientes pagam uma taxa de acordo com a frequência predefinida, ajudando a sua marca a planejar melhor os negócios e investir em outras áreas de crescimento.

3. Aumento das vendas

Oferecer um clube de assinatura no e-commerce pode ajudar a aumentar as vendas, uma vez que os clientes são incentivados a experimentar novos produtos/serviços e os recebem de maneira regular. Essa estratégia é eficiente para aumentar a receita da empresa a longo prazo.

4. Melhoria da experiência do cliente

Criar uma boa experiência do cliente deve ser o foco de toda empresa. E, ao oferecer um clube de assinatura no e-commerce, você poderá gerar uma experiência de compra personalizada e conveniente ao consumidor. Ao oferecer os produtos propostos de forma adequada, será mais provável melhorar a satisfação do cliente, aumentar a probabilidade de recomendação e de avaliações positivas nas redes sociais.

mulher segurando uma caixa, muito feliz ao receber os produtos do clube de assinatura que ela faz parte

- Confira também: O que é Customer Experience? Conheça as estratégias e como aplicar na sua empresa

5. Conhecimento do cliente

Ao oferecer um clube de assinatura no e-commerce, você coletará informações valiosas sobre as preferências dos clientes e seus hábitos de consumo. Então, basta utilizar esses dados de forma estratégica e eficiente na hora de tomar suas decisões. A partir deles, será possível tornar cada vez mais efetiva a seleção de produtos e/ou serviços oferecidos.

O resultado? Clientes com uma experiência cada vez mais personalizada, completa e satisfatória. 

6. Potencializar o lançamento de novos serviços e/ou produtos 

Ter um clube de assinatura no e-commerce vai te ajudar – e muito! – na hora de fazer lançamentos de produtos e/ou serviços. Isso porque, ao ter a sua base de clientes ativos, você pode enviar novidades como forma de teste/degustação para colher feedbacks desses consumidores.

Como aplicar o serviço de clube de assinatura no e-commerce?

Agora que você já entendeu como funciona o clube de assinatura no e-commerce e as vantagens de investir nesse modelo de negócios, é hora de saber como colocá-lo em prática. Para isso, existem alguns passos que você pode seguir: 

Defina o seu nicho de mercado 

Antes de começar, é importante definir o nicho de mercado em que a empresa irá se especializar. Os clubes de assinatura podem oferecer uma variedade de produtos, desde livros até produtos de beleza, alimentos, roupas ou serviços online/digitais. Dessa forma, escolha um nicho que seja relevante para a empresa e para o público-alvo.

Escolha os produtos a serem oferecidos

Com o nicho definido, é necessário escolher quais produtos e/ou serviços serão oferecidos no clube de assinatura. É importante garantir que a seleção daquilo que será comercializado pelo clube de assinatura seja variada, atraente e, principalmente, vantajosa para os clientes.

Determine o modelo de assinatura

Afinal, qual será o modelo de assinatura oferecido pela sua empresa? Isso porque existem diferentes modelos, já que os clubes podem ser mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais, anuais, etc. Assim, é essencial definir qual modelo funcionará melhor para o nicho escolhido.

Conte com uma plataforma adequada para o seu  clube de assinatura no e-commerce

É essencial contar com uma plataforma que dê todo o suporte necessário para o seu clube de assinatura no e-commerce. A plataforma deve oferecer toda a segurança possível para o consumidor, ao mesmo tempo em que transmite credibilidade sobre a sua marca. 

mulher segurando um cartão de crédito, usando um notebook para fazer o cadastro em um clube de assinatura

Além disso, o programa deve contar com as informações sobre os produtos oferecidos, preços, modelo de assinatura e outras informações relevantes. Também, o serviço de pagamento precisa funcionar de forma adequada, garantindo uma experiência fluida ao cliente. 

Ofereça boa experiência ao cliente

Já falamos algumas vezes aqui sobre a relevância da experiência do cliente. Entretanto, é sempre importante reforçar a sua importância para o sucesso do seu clube de assinatura no e-commerce. 

Portanto, como “experiência” é algo que abrange muitas frentes, você pode focar em alguns tópicos para garantir a satisfação do seus clientes, como: a oferta de produtos de alta qualidade, entrega rápida e eficiente e o bom atendimento.

Promova o clube de assinatura

Por último, mas não menos importante para obter sucesso no seu clube de assinatura no e-commerce, é importante promovê-lo de forma adequada. Então, é preciso desenvolver uma boa estratégia de marketing, que inclua a utilização de mídias sociais, publicidade online, e-mail marketing, entre outras ações e campanhas.

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Fonte(s):

E-Commerce Brasil (1) e (2) e Shopify.

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