Marketing na Copa do Mundo: como fazer sem violar a propriedade intelectual da FIFA?
Se você chegou até aqui, certamente é porque busca inspirações para uma campanha de marketing na Copa do Mundo, evento este que está não só...
Se você chegou até aqui, certamente é porque busca inspirações para uma campanha de marketing na Copa do Mundo, evento este que está não só movimentando as arenas e torcidas mundo afora, como também a internet, lojas e vitrines de praticamente todo o mercado.
Afinal, o espetáculo que só ocorre de quatro em quatro anos é sempre uma oportunidade perfeita para aumentar as vendas, interagir mais com o público e, claro, gerar bons resultados para os negócios.
No entanto, você sabia que há certos elementos protegidos pela FIFA e, portanto, é preciso tomar atenção para não violar as regras e a propriedade intelectual da instituição? Pois bem, justamente por isso preparamos este post com dicas e informações úteis para você montar sua melhor campanha para a Copa do Mundo, sem interferir nessa questão.
Quer saber tudo e um pouco mais? Então,continue aí e boa leitura!
O que é protegido pela FIFA?
Se você não sabia, determinados elementos são considerados de propriedade intelectual da FIFA e, por esse motivo, estão proibidos de serem usados para fins comerciais e publicitários por qualquer tipo de empresa, senão a própria federação ou seus patrocinadores oficiais.
E para resumir, são essas expressões e imagens que não devem ser utilizadas em sua campanha de Marketing da Copa do Mundo. Confira!
- imagem ou nome do mascote oficial do evento;
- pôsteres oficiais, slogan e emblemas;
- o termo “Copa do Mundo FIFA™”;
- o termo “Copa do Mundo Fifa Qatar 2022™”;
- “FIFA”;
- “Copa do Mundo 2022” ou simplesmente “Copa do Mundo”;
- “Qatar 2022” ou “Catar 2022”.
Isso sempre foi uma regra da federação e, inclusive, o mesmo ocorre com a própria CBF, que restringe o uso do emblema oficial da seleção, os modelos de camisa e até mesmo o termo “seleção brasileira”.
Em outras palavras, nenhuma empresa tem o direito de utilizar tais elementos em uma campanha comercial ou publicitária sem a devida autorização das federações.
E como fazer uma campanha para a Copa sem violar essas regras?
Com tantas restrições, parece meio difícil criar uma campanha de marketing para a Copa do Mundo sem violar a propriedade intelectual da Fifa, né? Pode até ser, mas nada que a sua criatividade não permita trabalhar outros elementos e, ainda assim, conseguir associar bem a sua marca ao evento.
Para isso, destacamos algumas boas dicas a seguir. Confere aí!
Use elementos alternativos
A gente acabou de ver que os principais elementos usados pela FIFA, de fato, são proibidos para o uso comercial e publicitário. O mesmo vale para a CBF.
O jeito então é recorrer aos elementos alternativos e, cá entre nós, eles não são poucos, tá?
Por exemplo, é possível usar termos do tipo;
- Copa;
- Seleção canarinho;
- Nossa Seleção;
- Mundial;
- Hexa;
- Rumo ao Hexa;
- Verde e Amarelo.
Utilize cores
Sua campanha de marketing para a Copa do Mundo não necessita, necessariamente, dos termos proibidos pela FIFA, concorda? Afinal, muita coisa dá para fazer apenas trabalhando com cores e bandeiras, o que já vai permitir associar sua ação ao evento sem sequer escrever nada.
Sendo assim, abuse da criatividade e crie ações com tonalidades do evento, das equipes e torcidas.
Trabalhe elementos visuais
Outra dica para a sua campanha de Copa do Mundo é trabalhar alguns elementos visuais que identificam o evento, sem necessariamente ter que recorrer aos termos e imagens que ferem a propriedade intelectual da FIFA.
É o caso, por exemplo, de bandeiras, bolas de futebol, avatares de jogadores, camisas fictícias, emblemas com nomes e cores das equipes (não oficiais) etc.
Não se prenda somente ao Brasil
A Copa do Mundo conta inicialmente com 32 equipes e, portanto, são 32 oportunidades para serem trabalhadas em sua campanha de marketing.
Afinal, por mais que o nosso foco seja o Brasil e o hexacampeonato, todos os jogos podem ser interessantes ao seu público. Sendo assim, não dá para deixá-los de fora de sua campanha.
Como dica, busque criar ações a cada dia e acompanhar de perto todo o andamento do campeonato, sem exceção de nenhuma equipe.
Use bem o seu “futebolês”
Para uma campanha de marketing com a cara da Copa do Mundo, nada melhor do que abordar o público com a linguagem que ele costuma ouvir e falar entre amigos, no estádio ou na mesa de um bar.
Sendo assim, como dica, use a abuse do “futebolês” em sua campanha, e utilize termos comuns no esporte, do tipo: “balançar a rede”, “amarelinha”, “onde a coruja dorme”, “golaço”, “de letra”, “altinha”, “nas quatro linhas” etc.
Em resumo, essas são algumas dicas práticas de como ainda é possível criar uma boa campanha de marketing para a Copa do Mundo e, claro, respeitar e não violar a propriedade intelectual da FIFA, evitando maiores dores de cabeça para o seu negócio.
E aí, gostou? Quer mais dicas para uma campanha de marketing perfeita? Então, não perca nosso próximo post e veja como vender melhor seus produtos por meio de imagens e vídeos. Boa leitura!
-
SEO07 de Mar de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing07 de Mar de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing07 de Mar de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO07 de Mar de 2024
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.