Negócios

Para o Google, esses 5 elementos compõem o perfil de um bom chefe

Embora a escolha de um executivo para uma empresa leve em consideração uma série de fatores bastante particulares, podemos apontar algumas carac...

Por Francis Trauer - Dia 25 de Sep de 2018 às 17:09

Embora a escolha de um executivo para uma empresa leve em consideração uma série de fatores bastante particulares, podemos apontar algumas características comuns que compõem o perfil de um bom chefe.

Um bom parâmetro para isso é compreender qual é o pensamento de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google. A empresa norte-americana realizou um estudo, que demorou dez anos para ser concluído, tentando identificar e descobrir quais são os valores que realmente importam para a companhia na tentativa de encontrar e reter funcionários que possam ser considerados bons chefes.

O resultado dessa pesquisa, batizada de Project Oxygen, deu origem a esse guia com os comportamentos esperados pela empresa para que seus colaboradores possam se tornar grandes chefes.

1. Devem ser bons treinadores

Um bom chefe, segundo o Google, não é aquele que tenta resolver sozinho os problemas da sua equipe e muito menos é aquele que deixa os seus comandados “à deriva”, por conta própria. Problemas devem ser encarados sempre como uma oportunidade de aprender com a experiência para se sair melhor em outras ocasiões.

Assim, um executivo que tenha as qualidades esperadas pelo Google deve agir como uma espécie de treinador da equipe, compreendendo os pontos positivos e negativos de uma situação. A partir desse cenário, os comandos devem reagir para evitar que erros ou problemas similares aconteçam ou, ainda, se acontecerem, que sejam menos impactantes.

2. Devem empoderar a sua equipe

Como chefe, a palavra final e a responsabilidade pelas tomadas de decisão serão sempre suas. No entanto, isso não significa agir sozinho e muito menos exigir que os seus colaboradores ajam apenas da maneira que você espera. Eles precisam ter oportunidades para mostrar o seu potencial e é você quem deve abrir espaço para que isso ocorra.

Empoderar a equipe é o primeiro passo para que eles possam ter liberdade para tomar as próprias decisões em escalas menores. As pessoas precisam ter a chance de assumir riscos, desde que o chefe esteja por perto, dando todo o suporte necessário para que eles façam o que têm que ser feito da melhor maneira possível.

3. Devem ser produtivos e orientados para resultados

Acima de tudo, um bom chefe é aquele que está motivado para fazer o seu trabalho, seja ele qual for. Pessoas com má vontade em posições de destaque são um fator de desmotivação para os colaboradores, que acabam não se dedicando como poderiam naquilo que fazem – gerando um efeito em cascata ruim para o restante da empresa.

Bússola apontando para a palavra "liderança" em inglês.

Dessa maneira, um executivo exemplar é aquele que sabe motivar os seus colaboradores e uma das formas de se fazer isso é por meio de bons exemplos. Busque sempre produzir um trabalho de qualidade, e não apenas “entregar o que precisa ser entregue”. Tentar fazer a diferença é uma característica importante para quem quer ser líder.

4. Devem ser bons comunicadores

Uma característica que deve ser trabalhada por aqueles que almejam se tornar grandes chefes é a comunicação. Fica difícil liderar uma equipe se aquilo que você diz não é compreendido claramente pelos seus colaboradores. Suas explanações devem ser claras e precisas, não dando margem para duplas interpretações.

Além disso, leve em consideração o fato de que as pessoas costumam ouvir aqueles que se expressam bem. Seja honesto e sincero nesse aspecto. Quando as coisas estiverem indo bem, dê um feedback positivo à sua equipe, mas quando houver problemas a serem resolvidos, abra o jogo e explique a situação, seja de forma coletiva ou individual. As pessoas gostam de transparência na tomada de decisões.

5. Devem ser bons avaliadores e precisam saber projetar carreiras

Quando um colaborador encontra um chefe que aponta corretamente quais são os pontos que precisam ser melhorados ou trabalhados, a reação de gratidão é praticamente imediata. O que muitas pessoas procuram para o seu desenvolvimento pessoal é alguém que possa funcionar como uma espécie de mentor.

Para isso, o bom chefe deve primeiramente saber como avaliar todos os aspectos do trabalho do seu funcionário. Depois disso, deve se pautar em apontar os caminhos para evolução, de forma que dentro da carreira pretendida pelo colaborador ele encontre possibilidades de desenvolvimento. Não é uma tarefa simples, mas ser um bom chefe não é um dom que chegará para todos.

Você está preparado para desenvolver todas essas características?

Fonte(s): With Google e Curiosity

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