E-commerce

O guia definitivo de estratégias do Google Ads para aplicar em E-commerces

Uma das principais vantagens para quem tem um e-commerce e quer expandir suas vendas na internet, é que graças a ferramentas como o Google Ads, ...

Por Francis Trauer - Dia 19 de Dec de 2022 às 00:12

Uma das principais vantagens para quem tem um e-commerce e quer expandir suas vendas na internet, é que graças a ferramentas como o Google Ads, é totalmente possível alcançar públicos direcionados e sem limites de volume, localização, perfil etc.

Afinal, este recurso do Google permite que o seu negócio invista e crie anúncios personalizados, nos quais você pode definir estratégias específicas, no intuito de focar e direcionar características ideais sobre o perfil de cliente que você busca.

E se você já reconhece essas vantagens, mas quer entender melhor quais estratégias do Google Ads deve aplicar em seu e-commerce, fique até o final dessa leitura e não deixe de conferir as dicas imbatíveis que separamos a seguir.

Vamos começar?

Afinal, como funciona o Google Ads para e-commerces?

Antes mesmo de darmos dicas práticas sobre como usar o Google Ads em e-commerces, é importante entendermos um pouco mais sobre o seu funcionamento.

Então, vamos lá! Na prática, o AdWords é um serviço de publicidade paga desenvolvido pelo Google e que, em 2018, ganhou o nome de Google Ads.

É através dessa plataforma que qualquer negócio eletrônico pode criar seus próprios anúncios patrocinados e que, por sua vez, serão exibidos nas páginas de pesquisas, em sites associados e em aplicativos e páginas afiliadas.

E na prática, o Google Ads oferece diferentes tipos de anúncios, justamente para atender às variadas demandas de seus clientes.

São eles os principais:

Motores de busca

Uma das estratégias mais investidas pelos e-commerces no Google Ads é o patrocínio de anúncios de site, visando principalmente atrair mais leads durante as pesquisas nos motores de buscas.

site bem rankeado na página de resultados do Google

Em outras palavras, o seu site vai aparecer sempre na primeira página como recomendação do Google sempre que alguém buscar palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Leilão

Outra possibilidade de anúncio no Google Ads se refere aos chamados leilões de anúncios.

Como há muita concorrência entre anunciantes com as mesmas palavras-chave, a plataforma criou uma espécie de leilão para definir o preço cobrado por cada campanha e, dessa forma, permitir criar anúncios com aquele valor determinado.

Porém, não é só o maior lance que vence esse leilão. Na verdade, há uma série de outros fatores que determinam quem vai aparecer primeiro nesse esquema, o que pode ser conferido no chamado Índice de Qualidade do Google.

Google Shopping

Outro recurso bem legal do Google Ads para e-commerces se refere ao Google Shopping, que tem como objetivo focar mais no preço dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa como chamariz de cliques.

A plataforma oferece variadas possibilidades para uma loja virtual, como o cadastro múltiplo de itens e criar campanhas exclusivas para cada um deles. Além disso, o Google Shopping funciona como uma espécie de “comparador de preços”, podendo indicar sempre os seus anúncios como opções ideais para o cliente.

Sites afiliados

Imagine poder contar com pessoas e páginas que você nem conhece anunciando seus produtos e serviços de forma direcionada. Pois bem! É exatamente assim que funciona também os anúncios e links publicados em sites e blogs de afiliados, que vão exibir seus produtos, em troca de comissões e cliques que o Google Ads vai pagar a eles.

Youtube Ads

Outro recurso imbatível do Google Ads para e-commerce se refere a anúncios que vão mostrar sua marca através de vídeos do Youtube.

YouTube aberto em um notebook

Na prática, são aqueles anúncios que aparecem no início, meio ou final de um vídeo da plataforma, que podem ter posições diferentes na tela e, até mesmo, ser composto de um material audiovisual que vai interromper o vídeo original para a exibição de sua propaganda.

Aplicativos

Por fim, outro modelo de anúncio disponível no Google Ads para e-commerce são as exibições em aplicativos.

Ou seja, todo desenvolvedor de apps pode disponibilizar espaços para anúncios do Google em suas plataformas, que por sua vez vão exibir produtos e serviços dos anunciantes, também de forma direcionada conforme dados e informações do usuário.

Quais as dicas essenciais para criar bons anúncios no Google Ads?

Como bem vimos, o Google Ads é uma ferramenta bem ampla e diversificada para anúncios de qualquer negócio, incluindo, claro, os e-commerces.

No entanto, apesar de parecer um recurso simples e prático, com uma grande competitividade no mercado, podemos dizer que anunciar no Google não se resume apenas a escolher boas palavras-chave e patrocinar a plataforma.

Pelo contrário,é preciso avaliar fatores detalhadamente e, além disso, investir em estratégias e ações certeiras para se obter melhores resultados e, claro, evitar perder o investimento.

Sendo assim, como dica, leve em consideração os seguintes aspectos antes de criar a sua campanha no Google Ads para o seu e-commerce. Confira!

  • tenha personas bem definidas;
  • analise as ações e estratégias de sua concorrência;
  • direcione bem as suas campanhas, conforme o perfil de seus clientes;
  • defina bem os recursos a serem utilizados na plataforma;
  • tenha um orçamento definido para anúncios patrocinados;
  • acompanhe e monitore todos os resultados alcançados.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como usar o Goolge Ads para e-commerces e como tal ferramenta é fundamental para aparecer melhor no ambiente online e, claro, aumentar as vendas e oportunidades de seu negócio na internet.

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