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Como definir metas de vendas em 7 passos

Saber como definir metas de vendas é fator crucial para o sucesso de qualquer negócio que busque alcançar seus objetivos de forma mais planejada...

Por Francis Trauer - Dia 07 de Dec de 2022 às 00:12

Saber como definir metas de vendas é fator crucial para o sucesso de qualquer negócio que busque alcançar seus objetivos de forma mais planejada e organizada. 

Afinal, é só a partir desse tipo de planejamento que permite que gestores e equipes saibam aonde querem chegar e quais resultados são possíveis de alcançar dentro de um determinado período.

Além disso, definir metas de vendas é uma forma de engajar, incentivar e motivar seus colaboradores a buscarem os mesmos objetivos dentro da empresa.

Sendo assim, separamos alguns passos essenciais sobre como definir metas de vendas de um negócio e como você pode se inspirar em suas estratégias.

Confira e boa leitura!

1. Leve em consideração a atuação do mercado

O primeiro passo fundamental sobre como definir metas de vendas é olhar para fora da empresa. Ou seja, como o mercado como um todo está se comportando nesse período de planejamento, quais são as perspectivas, riscos e desafios do setor de atuação.

Afinal, sem isso, suas metas podem se tornar muito avulsas e até impraticáveis. Por outro lado, ao se levantar e mensurar informações gerais sobre o mercado, fica mais fácil definir objetivos mais factíveis e de acordo com a realidade atual.

2. Consulte históricos passados

Uma outra dica essencial sobre como definir metas de vendas para a sua empresa é comparar resultados passados e entender um pouco melhor sobre as últimas atuações de suas equipes internas.

Além disso, é importante reforçar o que destacamos no tópico anterior e buscar também históricos passados do mercado, justamente para tentar avaliar o desempenho de seu negócio de uma forma macro.

Ou seja, se nos anos passados o mercado se comportou bem e a sua empresa deixou de aproveitar oportunidades, se sua equipe vendeu mais do que a média geral, entre outras avaliações.

equipe de vendas comparando resultados de campanhas anteriores

3. Conserte os erros cometidos

Aproveitando o gancho do tópico anterior, podemos dizer também que definir metas serve como um aprendizado contínuo para qualquer negócio, tendo em vista que cada novo objetivo pode prezar pelo acerto de erros cometidos nos períodos anteriores.

Então, por exemplo, se durante algum planejamento a sua equipe não tiver conseguido bater as metas previstas, é hora de avaliar com mais detalhes os motivos que levaram a este desempenho e, claro, buscar alternativas para consertá-los no futuro.

4. Trabalhe o indicador “previsão x capacidade”

Um ponto de extrema importância na hora de definir metas é ter a certeza absoluta de que sua produção estará apta a atender às demandas de seu time comercial.

Aliás, este é um erro muito comum em diversas empresas que não realizam um devido planejamento de seus objetivos. Ou seja, em muitos casos, a equipe de venda se dedica para alcançar os seus números, porém, na prática, outros setores não acompanham este ritmo, como a produção, o estoque, a logística etc.

Por isso, como dica, é fundamental trabalhar o indicador “previsão x capacidade” e, logo, englobar os demais setores envolvidos nesse planejamento.

5. Seja factível em seus objetivos

Vender mais é o objetivo de toda empresa. No entanto, na realidade, isso nem sempre se aplica na prática, concorda?

E nem sempre é culpa ou baixo desempenho de sua equipe. Pelo contrário, como bem destacamos lá em cima, há diferentes aspectos e fatores envolvidos, que podem estar atrelados, por exemplo, ao mercado como um todo, a crises, a mudanças de consumo e assim por diante.

Por isso, é fundamental que o seu planejamento seja factível e não estipule unicamente números, mas também as reais condições de se alcançar esses objetivos, levando em consideração todos os fatores internos e externos de seu negócio.

6. Crie diferentes camadas de objetivos

equipe de vendas fazendo reunião para definir as metas

Dependendo do tempo estipulado para alcançar as metas de vendas de sua empresa, pode ser interessante criar camadas de objetivos a serem conquistadas.

Por exemplo, se o período determinado for de um ano, em alguns meses já é possível mensurar se algumas metas serão ou não alcançáveis até o final. E quando isso ocorre, sua equipe pode tentar aumentar ou reduzir seus esforços para chegar até uma outra “camada” de objetivo.

Dessa forma, você pode criar, por exemplo, 3 metas possíveis a serem alcançadas dentro deste ano e ir acompanhando com o passar dos meses.

7. Dê flexibilidade às suas metas estipuladas

Outro fato indispensável ao se definir metas de vendas na empresa é tornar esse planejamento mais flexível e o menos engessado possível.

Afinal, muita coisa pode acontecer nessa jornada, tanto internamente, como externamente e, portanto, mudar planos e objetivos pode se fazer necessário em algumas ocasiões.

Ou seja, fatores inesperados como a chegada da última pandemia, surgimento de crises, mudanças de hábitos de consumo, inflação, entre outros aspectos podem servir como exemplos práticos sobre essa questão.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como definir metas de vendas em sua empresa e qual a importância de se fazer esse tipo de planejamento para, de fato, conseguir alcançar os resultados esperados no fim do período.

E se você curtiu e quer mais dicas para vender mais em seu negócio, não deixe de ler também nosso próximo post e confira as 6 principais tendências de marketing para 2023.

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