Negócios

Esta é a coisa que todo grande executivo deveria fazer para ser visto como um líder

Para ser visto como líder e não um chefe, você precisa compreender uma importante lição que fará toda a diferença na sua carreira.

Por Nerdweb - Dia 28 de Abril de 2017 às 21:04

O editor Jeff Haden, da Inc., contou uma história curiosa que ele vivenciou em uma palestra que estava dando a vários executivos e CEOs de empresas de médio a grande porte. Em determinado momento, ele sentiu que não conseguiu cativar a plateia e o papo estava virando um monólogo. 

Para reverter a situação, soltou uma pergunta cuja possibilidade de alguém responder era muito pequena, e essa era a sua intenção: “Em uma frase, qual é a chave para liderar as pessoas?”, questionou. Seu objetivo era claro, como ninguém provavelmente responderia, ele forneceria uma resposta para gerar debate e movimentar um pouco as coisas. 

Contudo, para a sua surpresa e de muitos presentes, após um grande silêncio no ambiente, um homem que estava sentado lá atrás proferiu hesitantemente “Eu acho que eu sei”. Várias cabeças viraram para olhar em sua direção, incluindo a de Jeff, cético e com medo da resposta:

“Ninguém se importa com o quanto você sabe até saber primeiro o quanto você se importa com ele”

Jeff prontamente pediu para ele repetir o que tinha acabado de falar: “Nós achamos que temos todas as respostas, e talvez até tenhamos, mas isso não importa. Ninguém se importa o quanto você sabe até que saiba o quanto você se importa com ele”, repetiu o rapaz. Jeff conta que mais pessoas olharam em sua direção, porém em grande silêncio, demonstrando certa discordância.

O poder da empatia

Então o homem continuou:

“Não, realmente...”, disse ainda mais confiante. “Sim, nós estamos no comando e, sim, falamos de metas, objetivos e visão, mas nossos funcionários não se importam com nada disso por muito tempo. Podemos nos comunicar, envolvê-los e conectá-los em tudo que queremos, mas ninguém realmente nos ouve.

Eles apenas sorriem e acenam com a cabeça e voltam a fazer seus trabalhos da maneira que sempre fazem. Nossos funcionários não se importam com o que queremos que eles façam até que saibam o quanto nos preocupamos com eles. Quando um funcionário sabe — realmente sabe — que você se importa com ele, ele se importa com você. Sabendo que você se importa, ele vai ouvi-lo e vai fazer qualquer coisa por você.”

Para Jeff Haden e tantos outros grandes executivos, tal afirmação não poderia estar mais bem colocada. Liderar não é apenas ordenar que tarefas sejam cumpridas e pagar um salário no fim do mês. Vai muito além disso, é preciso fazer as pessoas abraçarem a sua causa e para isso é necessário criar um mínimo de empatia. Este é o sentimento chave. 

Sem causar empatia, nenhum ser humano do mundo vai fazer algo genuinamente por você ou pelos ideais da sua companhia. É uma via de mão dupla que fortalece a confiança e pode transformar a cultura de uma empresa de maneira imensurável. Enquanto muitos chefes fazem o oposto, esta deveria ser a primeira coisa a ser compreendida e botada em prática.

Fonte: Inc.

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