Redes Sociais

Anunciar no Facebook: Ainda vale a pena?

Ainda que muitas outras redes sociais tenham surgido nos últimos anos e até se tornarem as “queridinhas” dos usuários, o Facebook se mantém...

Por Francis Trauer - Dia 06 de Dec de 2022 às 00:12

Ainda que muitas outras redes sociais tenham surgido nos últimos anos e até se tornarem as “queridinhas” dos usuários, o Facebook se mantém firme e forte como a maior e mais popular delas ao redor do mundo.

No entanto, quando o assunto é publicidade e engajamento, muita gente ainda se pergunta se vale a pena anunciar no Facebook ou se nesse quesito a rede social perdeu o embalo.

Sendo assim, para responder a essa e muitas outras questões sobre anúncios no Facebook, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.

Vamos conferir? Então, boa leitura!

Por que o Facebook ainda é a maior rede social do mundo?

Ainda que outras redes sociais venham ganhando popularidade, principalmente entre o público mais jovem, vale destacar que boa parte delas faz parte do Facebook.

Mas mais do que isso, a própria plataforma ainda mantém um número de usuários infinitamente maior que a concorrência e, dessa forma, se mantém líder em popularidade na maior parte do planeta.

E, claro, o Brasil tá lá entre os primeiros do topo, quando o assunto é volume de pessoas que utilizam a rede diariamente.

Para se ter uma ideia melhor sobre o que estamos falando, a própria empresa divulgou que, atualmente, há cerca de 130 milhões de brasileiros plenamente ativos na plataforma e que 90% desse número utiliza dispositivos móveis para acessar e interagir na rede social.

Outro número interessante, é que, em média, essas pessoas passam 1h15 por dia conectadas e interagindo com as postagens todos os dias.

E em relação ao consumo no Facebook? O que se sabe em números?

Além dos dados gerais sobre o acesso ao Facebook, a empresa volta e meia divulga informações sobre o consumo dos usuários na rede.

E o que se sabe é que 94% dos anunciantes em mídias sociais apostam seus investimentos no Facebook Ads.

Sabendo disso, fica mais do que óbvio que ainda vale a pena anunciar no Facebook e que  a rede se mantém, disparadamente, na liderança quando o assunto é publicidade em mídias sociais.

Além disso, vale reforçar a ideia de que outras redes sociais fazem parte do mesmo grupo e, portanto, tais anúncios também poderão ser aproveitados nessas plataformas parceiras.

Por que ainda há tanta dúvida sobre anunciar no Facebook?

Mesmo que o Facebook se mantenha popular e com grande volume de usuários no Brasil e no mundo, é inegável que outras plataformas tenham roubado a cena e, aos poucos, venham conquistando novos públicos. 

ímã saindo de um feed de rede social puxando usuários

Fora isso, de anos para cá, as publicações orgânicas do Facebook passaram a ter cada vez menos alcance e, muito provavelmente, isso desgastou a antiga relação com alguns usuários.

Mas evidentemente que tudo isso foi - e ainda é - planejado pela equipe de Mark Zuckerberg! Afinal, uma das propostas da rede, de fato, é motivar que mais empresas invistam em suas ferramentas de anúncios pagos e, pelo visto, a estratégia tem dado certo.

Quais são as melhores estratégias para anunciar no Facebook?

Anunciar no Facebook Ads é algo simples e prático, mas isso não significa que basta configurar a ferramenta e pagar a plataforma para obter os melhores resultados.

Pelo contrário, é preciso conhecer e investir em determinadas estratégias para, dessa forma, alcançar mais leads qualificados.

Por isso, separamos algumas dicas indispensáveis para seus anúncios. Confira!

Cuidado com textos em imagens

Muitas empresas imaginam que textos em imagens possam chamar mais atenção na timeline e, de fato, isso faz algum sentido.

No entanto, para anunciar no Facebook, é preciso se atentar ao tamanho dessa parte escrita.

Na prática, os textos devem ocupar, no máximo, 20% da imagem, conforme estabelecido pela plataforma.

Se essa regra não for cumprida, o anúncio pode até ser veiculado, porém com um menor alcance.

homem revisando a postagem do anúncio do Facebook

Pense no engajamento

Vale reforçar que anunciar no Facebook não se limita unicamente a pagar a plataforma e esperar que sua publicação seja um sucesso automaticamente. Não é por aí!

Assim, é fundamental que haja um bom planejamento prévio, que se conheça as dores e desejos de sua persona, que o post dialogue com o público e, principalmente, que gere engajamento positivo.

Caso contrário, você estará apenas investindo em um alcance maior da publicação, mas sem relevância alguma para quem está recebendo aquilo na timeline.

Revise todo o seu anúncio

Um erro clássico para quem não tem o costume de anunciar no Facebook é aprovar a publicidade sem sequer dar aquela revisada básica no texto, nas configurações, nas imagens e nos detalhes em geral.

E aí, só vai perceber que mandou algo errado depois de publicado, ou pior, quando o próprio público nota na timeline. Em alguns casos, pode ser tarde demais!

Parece algo bobo e sem valor, que pode ser corrigido rapidamente, mas dependendo da gravidade da falha ou do erro, pode colocar em risco o sucesso de sua campanha.

Portanto, sem afobação e com muita calma, revise cada detalhe antes de clicar na última confirmação para a postagem.

Não se baseia apenas nas “métricas de vaidade”

Um erro clássico ao anunciar no Facebook é prezar unicamente pelas chamadas “métricas de vaidade”. Ou seja, é aquela simulação baseada apenas no volume de alcance e de visualizações estimadas.

Isso também não significa bons resultados para campanha, especialmente se este não for o objetivo principal.

Sendo assim, defina bem seus objetivos e busque por resultados mais qualitativos do que quantitativos.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre anunciar no Facebook e a prova de que a rede social, apesar das mudanças e do surgimento de outras concorrentes nos últimos anos, ainda se mantém como a principal alternativa para publicidade em mídias sociais.

Curtiu? Quer anunciar no Facebook com a garantia de bons resultados? Então, converse com um de nossos especialistas no assunto!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.