Redes Sociais

Facebook Watch: nova plataforma de vídeos da rede social é lançada no Brasil

Que o Facebook está mirando o YouTube como um dos seus principais concorrentes, não é nenhuma novidade. Entretanto, a disputa entre as plataform...

Por Francis Trauer - Dia 17 de Sep de 2018 às 18:09

Que o Facebook está mirando o YouTube como um dos seus principais concorrentes, não é nenhuma novidade. Entretanto, a disputa entre as plataformas promete ficar ainda mais acirrada daqui para frente com a chegada do Facebook Watch.

A iniciativa já estava em funcionamento há cerca de um ano nos Estados Unidos, e a partir do mês de setembro começa a operar também no Brasil.

O anúncio foi realizado no final do mês de agosto por Fidji Simo, vice-presidente de vídeo da plataforma, em um post na página de notícias da rede social. Vamos conhecer mais detalhes sobre essa novidade?

Facebook: a casa dos vídeos

A proposta do Facebook com a criação do Facebook Watch é bastante clara: proporcionar aos usuários uma nova maneira de descobrir vídeos e interagir com os seus amigos ou com criadores de conteúdo na rede social. Desde que a plataforma foi lançada nos Estados Unidos, muitas mudanças foram aplicadas ao recurso, graças ao feedback dos próprios usuários.

Hoje, segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, mais de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos assistem a vídeos de pelo menos um minuto no Facebook Watch. Desde que a ferramenta foi implantada por lá, no início de 2018, a audiência cresceu pelo menos 14 vezes. Sendo assim, não é difícil imaginar que o sucesso deve se repetir por aqui.

Por dentro do Facebook Watch

A ideia é que os vídeos ganhem “vida própria” dentro do Facebook. Isso significa que o Facebook Watch nada mais é do que uma espécie de timeline de vídeos, cujos temas principais podem ser customizados. Portanto, se você é fã de esportes, por exemplo, pode configurar a plataforma para que ela exiba mais conteúdos relacionados a esse tema.

As páginas que você já segue terão prioridade nessa exibição de vídeos. Sempre que eles publicarem algo novo, na parte superior do seu feed uma “Lista para Assistir” indicará essas novidades – é como se fosse os Stories do Instagram, mas aqui executado apenas com os vídeos publicados pelas páginas. É interessante notar ainda que você pode adicionar ou remover páginas da lista do Watch, resultado em uma experiência personalizada de consumo de vídeo.

Outro recurso interessante é a possibilidade de salvar um vídeo para vê-lo depois. Com isso, de uma vez por todas chega ao fim aquele problema de não conseguir encontrar mais um vídeo que apareceu na sua timeline, mas que acabou se perdendo por falta de referências. Isso tende a aumentar as visualizações dos bons vídeos, que serão revistos ou visitados posteriormente.

Novidades interativas ainda estão por vir

O Facebook promete ainda tornar as experiências dos usuários do Facebook Watch mais interessantes também no mundo real. Embora ainda não exista um formato definido ou uma data confirmada, a empresa deve apostar também nas Watch Parties, eventos em que amigos podem se juntar para assistirem a algum conteúdo simultaneamente online.

Também estão previstas sessões “Premiere” de produções audiovisuais e espetáculos, e até mesmo game shows de perguntas e respostas. Se esses formatos oferecem oportunidades para os usuários e para os criadores de conteúdo, aqueles que desejam investir em publicidade e divulgação também precisam estar atentos a esses novos formatos.

Você pode contar com o auxílio de uma agência especializada em marketing digital para conhecer melhor o programa Ad Breaks, que permite gerar receitas em vídeos e ainda destaca práticas recomendadas de criação de conteúdo no Facebook por meio do Creator Studio.

O Facebook Watch, portanto, é uma experiência multiplataforma com características peculiares. Ser um dos primeiros a usar essa ideia pode trazer um ótimo impacto para o seu negócio.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.