Ações de marketing digital para aumentar as vendas na Copa
O planeta inteiro está ligado nas telinhas neste mês torcendo para as suas seleções favoritas. No entanto, como bem se sabe, muito além do fut...
O planeta inteiro está ligado nas telinhas neste mês torcendo para as suas seleções favoritas. No entanto, como bem se sabe, muito além do futebol, a Copa é um período perfeito para se aplicar algumas ações de marketing digital e aumentar as vendas de seu negócio durante todo o campeonato.
E como estamos chegando na parte mais emocionante do torneio, as oitavas de final para frente, nada melhor do que investir nessa estratégia e aproveitar as melhores oportunidades que o ambiente digital pode proporcionar neste período.
E aí? Quer vender mais na Copa 2022 e conhecer algumas ações imbatíveis de Marketing Digital para o evento? Então, se liga nessas dicas e boas vendas!
Cuidados com as restrições da FIFA
Antes de começarmos com as ideias de ações de marketing digital para aumentar as vendas na Copa, é importante ressaltar que há algumas restrições impostas, tanto pela FIFA, como pela própria CBF.
Na prática, alguns fatores, como símbolos, nomes e até mesmo fontes têm seus direitos de uso exclusivos para estas organizações, o que pode limitar ou mesmo proibir suas aplicações em campanhas de marketing de outras empresas.
Em outras palavras, tais elementos só estão autorizados pelas próprias federações ou por patrocinadores oficiais da Copa.
São eles:
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™;
- “FIFA”;
- “Copa do Mundo FIFA™”;
- “Copa Mundial” ou “Mundial”;
- “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
- “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
- Imagem do troféu oficial;
- Emblema, slogan ou pôster oficial;
- Imagem ou nome do mascote oficial;
- Fonte oficial do evento;
- Marcas e logos da FIFA;
Além da Fifa, a CBF também estabelece determinadas restrições de uso comercial de seu emblema, de seus modelos de camisas e até mesmo a expressão “seleção brasileira”, sabia?
Sendo assim, tudo isso deve ser evitado em hashtags, URLs, imagens e em publicações. Mas relaxa, pois todos os demais termos semânticos, como “Copa”, “Nossa seleção”, “Seleção”, “Canarinho”, entre outras são liberadas.
Quais ações de marketing digital dá para investir na Copa?
Ainda dá tempo de aproveitar as oportunidades da Copa 2022 e aumentar as vendas com boas ações de marketing digital.
Mas se você precisa de uma mãozinha para se inspirar com ideias imbatíveis, a gente te ajuda nessa. Sendo assim, confira as dicas que separamos a seguir.
Crie seu próprio bolão nas redes sociais
Os bolões estão em alta nessa época e, sim, eles podem servir como uma excelente ferramenta de marketing para a sua marca, independentemente do objetivo.
Por exemplo, só de criar uma postagem no Instagram pedindo que os seguidores palpitem seus resultados, isso pode gerar mais engajamento com o público e até aumentar o número de followers.
Mas se quiser ir além disso, pode também mensurar respostas, realizar enquetes mais detalhadas e até premiar os vencedores. Mas para isso, é preciso organização e transparência dos resultados, beleza?
Promoções especiais
Você já deve ter notado um monte de promoções e descontos especiais das mais variadas empresas durante a Copa, né? Pois bem! De fato, o evento gera uma excelente oportunidade para esse tipo de campanha e é perfeito para criar ofertas exclusivas e temáticas durante o campeonato.
Por exemplo, você pode anunciar descontos conforme os resultados dos jogos (Ex: 20% de desconto nos produtos e serviços sempre que o Brasil ganhar), criar ofertas durante o campeonato inteiro ou oferecer cupons exclusivos para a Copa.
Aposte na linguagem do futebol
Atrair mais leads durante a Copa pode ser uma boa estratégia para a sua marca.
E uma das dicas é focar na linguagem popular do futebol e buscar uma maior aproximação do público com sua campanha.
Sendo assim, use e abuse do “futebolês” nessa época e aposte em sua criatividade e conhecimento para cada postagem nova. Quer dicas? Então, brinque com expressões e palavras do tipo “zebra”, “goleada”, “balançar o esqueleto”, “chapéu”, “ovinho”, “de letra”, “trivela”, “onde a coruja dorme”, “catimba”, “firula” etc.
Não foque só no Brasil
Claro que o Brasil pode - e deve - ser o foco de sua campanha de marketing digital durante a Copa 2022, mas isso não significa que o país seja a única seleção a gerar oportunidades para a sua campanha.
Pelo contrário, dá para aproveitar todos os jogos do campeonato e criar ações específicas para cada um deles. Então, não perca nenhum!
Crie sua melhor ação para a final
Se o Brasil chegar lá, melhor ainda! Mas sem dúvidas, a final da Copa é o momento que mais vai aquecer os corações - e a internet também. Sendo assim, essa pode ser a sua melhor oportunidade para alavancar as vendas com o marketing digital.
Como dica, então, prepare sua melhor promoção, destaque sua campanha, invista em publicidade e, de fato, surpreenda seu público nesse dia.
Em resumo, essas são algumas dicas e ações de marketing digital que podem ser usadas para aumentar as vendas durante a Copa 2022 e, claro, a sua empresa ainda pode aproveitar as oportunidades no melhor momento do evento.
Sendo assim, não perca tempo! E se precisar de uma ajudinha em cima da hora, nossa equipe de especialistas está à disposição para criar sua melhor campanha. Converse com um deles e marque esse golaço!
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