Redes Sociais

Guia de tamanho para banner de Youtube e outras medidas para ter um canal perfeito!

Saber como criar um banner adequado para o Youtube pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu canal na plataforma. Isso porque, quando util...

Por Francis Trauer - Dia 29 de Mar de 2023 às 00:03

Saber como criar um banner adequado para o Youtube pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu canal na plataforma. Isso porque, quando utilizado de forma apropriada, o banner ajuda a deixar a imagem do seu canal mais profissional e atrativa para os usuários. 

Porém, como fazer para criar um banner de Youtube perfeito? Quais são as medidas que devem ser seguidas? Confira essas informações e mais algumas dicas para acertar em cheio na hora de criar o banner para o seu canal do Youtube. 

Qual o tamanho ideal da capa ou Banner de Youtube?

Primeiramente, vale sempre lembrar que o Youtube e as demais plataformas e redes sociais são atualizados com frequência. Por isso, é sempre importante acompanhar as possíveis mudanças e alterações que ocorrem no mundo digital. 

Dito isso, atualmente, de acordo com orientações diversas de blogs e canais confiáveis da internet, o tamanho ideal para a “capa” ou banner do YouTube é de 2560 x 1440 pixels.

Porém, além de conhecer essa medida, é preciso tomar cuidado com a arte: isso porque a área de segurança do banner é de 1546 x 423 pixels. Assim, lembre-se de deixar o conteúdo da capa centralizado, garantindo uma boa visualização em todas as plataformas e tamanhos de tela possíveis

Do contrário, a acrescentar conteúdo fora da área de segurança, informações e textos podem ser  cortados, prejudicando a imagem do seu canal e fazendo com que o banner seja menos atrativo. 

Ademais, o tamanho da imagem utilizada não deve ultrapassar 6 MB, pois senão, o Youtube não vai aceitá-la. Por fim, os arquivos aceitos pela plataforma são aqueles no formato JPG, BMP, PNG e GIF.

- Veja também: SEO para YouTube: confira o guia completo!

O banner do Youtube se adapta a todas as telas? 

Sim! O banner do Youtube é responsivo, isso significa que ele ajusta de forma automática aos mais diversos dispositivos e tamanhos de tela. Ainda assim, para seu conhecimento, trouxemos algumas medidas importantes para cada tipo de dispositivo: 

  • Tela de tablet: 1.855 px por 423 px;
  • Tela de smartphone: 1.546 px por 423 px;
  • Tela da TV: 2.560 px por 1.440 px;
  • Tela do desktop: 2.560 px por 423 px.

Qual o tamanho ideal para a foto circular de perfil no Youtube?

O tamanho ideal para a foto circular de perfil no YouTube é de 800 x 800 pixels. Essa é a resolução recomendada pela plataforma para garantir a melhor qualidade de imagem possível.

É importante lembrar que a foto de perfil circular aparece em diferentes tamanhos em diferentes lugares do YouTube, por isso é importante escolher uma imagem que seja facilmente reconhecível mesmo quando exibida em um tamanho menor.

Além disso, é importante lembrar que a imagem de perfil deve ser um retrato claro e bem iluminado do criador do canal ou da marca

mulher editando imagens para fazer um banner para YouTube

Uma boa prática é optar pela utilização de uma imagem que represente a personalidade ou a marca do canal para ajudar a criar uma conexão com os espectadores.

- Você também pode se interessar por: Descubra como gerar muitos leads no YouTube 

Qual deve ser o tamanho e as proporções das miniaturas (thumbnails) do Youtube? 

O tamanho ideal para as miniaturas (thumbnails) do YouTube é de 1280 x 720 pixels, com uma proporção de 16:9. Isso garante que a miniatura tenha uma boa qualidade de imagem e seja exibida corretamente em diferentes dispositivos.

Também, são aceitos arquivos de até 2MB cujos formatos devem ser: JPG, PNG e GIF.

Além disso, é importante lembrar que a miniatura deve ser atraente e convidativa para incentivar os usuários a clicarem no vídeo. 

Dessa forma, é recomendado usar imagens claras, nítidas e coloridas, que destacam o conteúdo do vídeo e chamam a atenção do público. Além disso, adicionar texto na miniatura pode ajudar a reforçar a mensagem do vídeo e torná-lo mais fácil de entender.

Por fim, é importante verificar se a miniatura segue as diretrizes do YouTube, que incluem a proibição de imagens violentas, sexuais ou perturbadoras, bem como a proibição de usar miniaturas enganosas ou “click baits” que não correspondem ao conteúdo real do vídeo.

- Complemente a leitura com: Como fazer thumbnails matadoras para o YouTube

Bônus: dicas para criar um banner de Youtube perfeito! 

Além de seguir as orientações de medidas e formatos adequados para a sua capa e/ou banner de YouTube, existem algumas outras boas práticas que você pode seguir para criar essa arte para o seu canal. Por exemplo:

Inclua elementos visuais que representem seu canal

Adicione elementos visuais que representem o seu canal, como o logotipo da sua marca, fotos de si mesmo ou do seu conteúdo, ou ícones que representam a temática do seu canal.

youtuber gravando vídeo mostrando produtos

Adicione texto

Adicione texto que descreva seu canal ou o tipo de conteúdo que você produz. Use fontes legíveis e cores que contrastem bem com o fundo da imagem.

Evite sobrecarregar a imagem de capa

Não coloque muitos elementos na imagem. Mantenha-a limpa e simples para que os espectadores possam se concentrar no conteúdo do seu canal.

Teste diferentes designs

Experimente diferentes designs para ver qual funciona melhor para o seu canal. Você pode criar vários banners e testá-los ao longo do tempo para ver qual gera mais engajamento e traz melhores resultados para você.

Além de saber como criar um banner de Youtube perfeito para o seu canal, que tal conferir boas sugestões para a criação de conteúdos? Confira o nosso artigo a seguir e obtenha sucesso nessa missão: Como criar conteúdo no YouTube? 

Fonte(s):

Adobe, InVideo e mLabs.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.