Tudo o que você precisa saber sobre o Marketing Verde
Não é de hoje que o tema “sustentabilidade” está em alta em qualquer mercado e também não é novidade que ele influencia diretamente a dec...
Não é de hoje que o tema “sustentabilidade” está em alta em qualquer mercado e também não é novidade que ele influencia diretamente a decisão de compra do consumidor final. No entanto, apesar de o assunto ser recorrente, é muito comum ainda ver empresas com certa dificuldade ou mesmo sem nenhum tipo de investimento no chamado Marketing Verde.
Portanto, se você chegou até aqui buscando dicas e informações úteis sobre como melhorar o posicionamento ambiental de seu negócio e, ao mesmo tempo, conseguir associar a sua imagem e marca às melhores práticas sustentáveis, continue até o final, pois separamos muita coisa interessante ao longo do artigo.
Sendo assim, sem maiores delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!
O que define o Marketing Verde?
Como é de se imaginar, o conceito de Marketing Verde se refere a um conjunto de ações e estratégias assumidas por uma marca que tenham ligações diretas e indiretas com alguma causa em prol do meio ambiente.
Em outras palavras, é uma forma de promover produtos, serviços e a própria imagem do negócio atreladas a algum tipo de responsabilidade ambiental.
Logo, podemos dizer que o Marketing Verde engloba outros objetivos e desafios além da divulgação e promoção da empresa, como também da orientação e conscientização dos consumidores e da sociedade como um todo.
Ou seja, ainda que a ideia principal dessa estratégia seja atrelar e agregar valor à imagem do negócio, vale destacar que o Marketing Verde tem um peso fundamental também sobre os hábitos e atitudes, tanto da empresa, como de seu público.
Quais são os pilares do Marketing Verde?
Hoje, existem inúmeros conceitos sobre o Marketing Verde. Porém, desde a sua origem, há pelo menos 3 pilares essenciais que sustentam esta ideia: os chamados 3Rs. São eles:
- Reduzir
- Reutilizar
- Reciclar
Estes três fatores essenciais se referem à necessidade de reduzir o consumo supérfluo ou desnecessário, minimizando assim desperdícios, perdas e sobras na empresa. Os outros demais se associam à importância de uma melhor utilização dos insumos e da reciclagem dos mesmos, sempre que possível.
Além disso, o Marketing Verde requer determinados aspectos das empresas, que podem ser resumidos nas seguintes características:
- ser ecologicamente correto
- ser viável economicamente
- socialmente justo
- culturalmente aceita
Como integrar ideias sustentáveis ao seu marketing?
Não há “fórmulas prontas” para se fazer Marketing Verde e, ao contrário disso, há uma infinidade de ações, práticas e estratégias que podem ser integradas à sua campanha, independentemente se outras empresas já fazem o mesmo ou não.
E para ficar mais fácil de entender, nós separamos algumas sugestões a seguir. Confira!
Avalie sua empresa internamente sob o ponto de vista da sustentabilidade
O primeiro passo antes mesmo de querer implementar ações de Marketing Verde em sua empresa é olhar para dentro dela e avaliar o quão sustentável ela é hoje e o que poderia ser mudado em seus processos e rotinas.
De nada adianta agregar a sustentabilidade aos seus produtos e serviços, se no interior do negócio a empresa não faz o “dever de casa”.
Sendo assim, como dica, realize um diagnóstico detalhado e avalie seus processos e respectivos gargalos, níveis de consumo, desperdícios, perdas, impactos no meio ambiente e na sociedade, e busque visualizar um cenário diferente e com mudanças positivas no futuro.
Acerte na escolha de parceiros e fornecedores
Outro ponto fundamental para o sucesso de uma campanha de Marketing Verde é ter ao seu lado bons fornecedores, que sejam igualmente comprometidos com a responsabilidade ambiental.
Mesmo que indiretamente, a sua imagem estará sempre associada aos seus parceiros comerciais e qualquer deslize deles pode afetar o seu nome e a sua marca também.
Acompanhe tendências
O tema sustentabilidade é algo extremamente dinâmico e, principalmente hoje, estamos vivendo uma Era de muita informação e de conscientização da sociedade.
Logo, é importante ressaltar que o seu consumidor certamente estará antenado às novidades e às tendências desse meio e, portanto, é imprescindível que a sua marca acompanhe o ritmo dessa evolução e esteja sempre à frente nas ações, propostas e estratégias de seu mercado em relação a isso.
Atue com transparência
Não há espaços “manipulações” ou “maquiagens” de ações no Marketing Verde. Em outras palavras, nunca venda algo que não seja real em relação à responsabilidade ambiental, pois isso pode repercutir da pior forma possível para a sua imagem no futuro.
Sendo assim, só realize ações realmente capazes de serem implementadas e, principalmente, atue com o máximo de transparência possível com seus consumidores e parceiros.
Saiba vender bem suas ações
Obviamente que, além das boas práticas e do impacto ambiental causado pelas suas ações, o Marketing Verde é também uma excelente ferramenta de vendas e de promoção de sua marca.
Por isso, capriche na elaboração de suas campanhas e divulgue as suas ações e as estratégias de forma clara e objetiva no mercado.
Quais são as formas de implementar o Marketing Verde na empresa?
São inúmeras as possibilidades de implementação do Marketing Verde. Como bem destacamos, isso não está necessariamente atrelado aos seus produtos ou serviços, mas também à sua rotina e atitudes internas de sua empresa.
Por exemplo:
- avalie o compromisso e a responsabilidade ambiental de seus parceiros
- busque implementar ações de reciclagem na empresa
- revise seus processos internos, como produção, logística, armazenagem etc.
- invista em embalagens mais sustentáveis
- mensure o atual impacto ambiental de seus produtos e operações
- implemente a economia verde
- crie políticas internas que prezam por mais sustentabilidade
- conscientize colaboradores, parceiros, clientes e o mercado como um todo
Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre o conceito de Marketing Verde, sua real importância para as empresas e para o Meio Ambiente e também como implementá-lo na rotina de seu negócio por meio de ações e estratégias mais sustentáveis. Afinal, “green is green” e seguir por esse caminho pode aumentar sua rentabilidade futura.
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