Como fazer para vender produtos da sua loja virtual no Instagram Shopping pelo Stories
Você sabia que é possível vender produtos da sua loja no Instagram Shopping pelo Stories do Instagram sem necessariamente ter um e-commerce? É ...
Você sabia que é possível vender produtos da sua loja no Instagram Shopping pelo Stories do Instagram sem necessariamente ter um e-commerce? É claro que você pode fazer uma combinação poderosa com as duas ferramentas, mas esta ferramenta do Instagram está dando o que falar e trazendo muitos resultados positivos para empreendedores.
Diante da pandemia e da transformação digital cada vez mais acelerada, vender pelo Instagram Shopping é uma solução muito interessante.
Neste cenário, como vender produtos da sua loja no Instagram Shopping pelos stories, de que forma ativar o recurso no seu perfil comercial do Instagram, quais são as estratégias mais indicadas para ter sucesso nas vendas na rede social?
Nas próximas linhas, vamos trazer um passo a passo com tudo o que você precisa saber para começar a vender seus produtos e fazer negócio pelo Instagram Shopping, usando os stories!
O que é Instagram Shopping?
Se você ainda não sabe o que é Instagram Shopping, não perca mais tempo e fique por dentro dessa novidade que está alavancando os negócios em uma rede social que, a cada dia, ganha mais potencial para as vendas pela internet.
A ferramenta permite que os empreendedores e usuários da conta comercial do Instagram construam uma verdadeira loja dentro do aplicativo, com vários recursos que valorizam o produto, integração de catálogo, tags, valores e até mesmo integração com hiperlinks externos que direcionam o usuário para a área de checkout do e-commerce.
Para ativar a ferramenta, existe um tutorial com seis passos simples que vão desde a conexão do perfil comercial do Instagram à página do Facebook por meio do Gerenciador de Negócios até a ativação de guias e solicitação de análise da rede social.
Você já realizou esses passos e quer explorar o máximo dos stories para vender seus produtos no Instagram Shopping? Vamos lá! Nos tópicos seguintes, preparamos uma série de dicas poderosas para te ajudar a vender os seus produtos no Instagram Shopping pelo Stories. Confira!
Como vender seus produtos no Instagram Shopping
Imagem: Wine Vinhos
Finalmente seu perfil comercial foi ativado e sua conta é compatível com os recursos do Instagram Shopping. Muito bem, é hora de começar a vender e usar os recursos desta ferramenta para facilitar a experiência de compra do consumidor de forma prática, direta e intuitiva dentro do próprio app.
Além de usar o Instagram Shopping no feed, ativando os recursos de marcação,tags, preços e legendas, o uso do stories pode potencializar e muito suas vendas. Você sabia que, a cada minuto de 2020, surgiram 347 mil novos stories no Instagram? A pesquisa foi divulgada em um infográfico da Domo!
O story é um recurso instantâneo, que pode ser usado de forma orgânica, viral ou até mesmo em formato de anúncio por mídia paga e vamos combinar: quem nunca foi impactado por um anúncio a partir dos stories?
Com tanto potencial neste formato, você não vai ficar de fora, né? Veja as dicas para arrasar na divulgação da sua loja e vender mais no Instagram Shoppinh pelo Stories!
1. Invista na produção de fotos e de vídeo com alta qualidade
Uma imagem pode valer sim mais do que mil palavras e quando o assunto é criar uma vitrine virtual, você precisa caprichar na produção. Se o seu nicho é de moda, invista em ensaios fotográficos, busque modelos que vistam a camisa da marca, faça parcerias com micro influenciadores digitais e valorize seu produto.
Fotos produzidas com pessoas reais e ângulos que favorecem os produtos fazem toda a diferença e agradam muito os olhos do consumidor, acredite.
Se tratando de conteúdos para stories, a naturalidade é importante, mas uma imagem em um local bem iluminado, com uma boa composição é muito interessante. Os vídeos também contam bastante. Por que será que muitos influenciadores conseguem obter sucesso nas parcerias? Vale a pena pensar nisso!
2. Faça legendas nos stories
Você sabia que criar legendas nos stories é uma boa estratégia para aumentar o número de visualizações?
Muitas pessoas passam muito rapidamente pelos stories e nem sempre estão com os recursos de áudio ativados e, além disso, as legendas também tornam o conteúdo mais inclusivo para as pessoas que não podem ver, mas costumam ler as descrições. Vale a pena usar o recurso!
3. Mantenha uma boa frequência nas postagens
Produzir stories que engajam, chamam atenção e, de fato, geram conversão não é tão simples quanto parece, afinal é preciso seguir um conjunto de boas práticas para que o resultado apareça.
Se você já tem uma estratégia boa e preza pelo cuidado com o conteúdo, mas por algum motivo, posta em um dia e depois esquece, pare com isso. Definir e manter uma boa frequência nas postagens é essencial para obter resultados concretos. Se você faz postagens aleatórias, sem continuidade e sem um calendário editorial, os resultados também são aleatórios.
Obviamente que postar produtos o tempo todo pode ser cansativo para o consumidor. Mas, existem formas de vender. Existe uma frase muito poderosa do autor Simon Sinek que diz o seguinte: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz isso”.
Portanto, é possível criar uma boa frequência nas postagens considerando aspectos como:
- Relevância do conteúdo;
- Narrativa atraente;
- Soluções e expectativas esperadas pelo público;
- Conteúdo que engaja e conecta.
Quanto mais você entender a persona do seu negócio, mais o cenário será favorável para criar narrativas e stories que vendem sem apelação. Confie e mãos à obra!
4. Interaja com os seguidores
Por que algumas marcas são tão amadas e reconhecidas pela conexão que cultivam com os seus seguidores? Você certamente já deve ter visto algum case da Netflix por aí ou, quem sabe, já não ficou feliz pelo fato de simplesmente sua marca favorita ter repostado sua menção?
A interação com os seguidores e o gerenciamento das comunidades on-line de forma genuína, sincera e próxima em postagens no feed, no DM e nos stories é essencial e traz inúmeros benefícios para sua estratégia de vender pelo Instagram Shopping. Sabe por quê? Listamos alguns fatos:
- Responder a caixa de DM pelo Instagram Stories gera mais engajamento;
- Quanto mais próximo for o relacionamento com o possível cliente, melhor a taxa de conversão;
- O posicionamento de marca e as interações acabam criando uma rede de influência natural;
- A sua marca promove o relacionamento com as pessoas e reforça valores;
- As pessoas se sentem valorizadas e ouvidas;
- A geração de conteúdo espontâneo é valorizada pelo usuário e muito mais!
5. Faça parceria com influenciadores e pense em ações
O mercado dos influenciadores e micro influenciadores digitais está em constante crescimento. Quem são os influenciadores, o que comem e por quê vale a pena investir em ações conjuntas como o lançamento de cupons especiais de desconto, envio de produtos e conteúdo pago?
Os influenciadores falam sobre experiências, geram conexão com públicos que talvez possam ser os que a sua marca procura, fortalecer o engajamento e, naturalmente, movimentam o engajamento das redes sociais de forma orgânica.
Não é à toa que existem agências especializadas somente neste nicho e que tornar-se influenciador é construir uma carreira no mercado digital. Independente da campanha, vale avaliar alguns fatores antes de investir na parceria:
- O match do influenciador com sua marca/produto;
- A conexão do influenciador com o público que você deseja alcançar;
- O posicionamento do influencer perante questões polêmicas e mais!
6. Use os recursos práticos do Stories
Há diversos recursos no Stories que podem ser usados para integrar esse formato de conteúdo com o Instagram Shopping da sua marca. São eles:
- Adesivos;
- Ícone da sacola de compras;
- Hiperlinks como o “ver mais” que direciona a pessoa para o espaço de compra;
- Menções;
- Integração com tags, hashtags e mais.
Comece a vender produtos no Instagram Shopping pelo Stories
Não existe uma única receita de bolo de como vender no Instagram Shopping, mas com essas dicas que trouxemos ao longo do conteúdo, você poderá explorar melhor o Instagram Stories e construir uma autoridade digital.
O mais difícil para as marcas hoje é capturar a atenção do público. No Instagram Stories, a navegação é dinâmica e você está disputando atenção com diversos conteúdos. Por isso, aliar a originalidade às estratégias de marketing e venda sob uma perspectiva mais humanizada é um grande passo para começar.
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