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Qual é a diferença entre ROI e Payback e como calcular os dois?

Entender o funcionamento de duas métricas financeiras essenciais para retorno de investimentos é um passo essencial para direcionar os esforços ...

Por Francis Trauer - Dia 09 de Jan de 2023 às 00:01

Entender o funcionamento de duas métricas financeiras essenciais para retorno de investimentos é um passo essencial para direcionar os esforços e conquistar melhores resultados com menos custos, riscos e trabalho.

Afinal, é por meio do ROI ou do Payback que a sua empresa consegue entender melhor quais são as estratégias necessárias para recuperar os valores investidos em alguma ação ou o que já está dando retorno financeiro para o negócio.

No entanto, apesar de semelhantes, há diferença entre ROI e Payback em seus conceitos e é justamente isso que vamos mostrar na prática, explicando também como calcular essas duas métricas em sua empresa.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

O que é ROI?

O ROI é um termo que representa a ideia, do inglês, de Return On Investiment, ou na tradução literal, o Retorno sobre o Investimento.

Sendo assim, já é possível ter uma noção do que representa a métrica, certo? Em outras palavras, é uma fórmula que visa gerar informações e dados sobre o quanto um investimento realizado está dando de retorno à empresa e por quanto tempo.

papel ilustrado com vários gráficos e o título Retorn on Investment ao lado de um notebook

Desse jeito, na prática, essa métrica permite, por meio de cálculos matemáticos, gerar informações necessárias de quanto já retornou para o caixa da empresa sobre cada Real investido por ela.

Então, por exemplo, é possível calcular o ROI de uma determinada campanha de marketing para saber se ela está ou não trazendo resultados positivos e, assim, avaliar melhor os resultados gerados e as decisões necessárias para se alcançar os objetivos restantes.

O que é Payback?

Já o termo Payback se refere a uma métrica um pouco mais complexa em relação ao ROI, mas que pode proporcionar uma visão estratégica mais detalhada sobre o retorno de determinado investimento feito pela empresa.

Sendo assim, supomos que você tenha investido em uma determinada ação nas redes sociais, o que demandou um custo elevado sobre o orçamento disponível.

Por meio do cálculo do Payback é possível mensurar, por exemplo, qual o prazo que este valor deve retornar ao caixa da empresa.

Dessa forma, sua equipe consegue entender exatamente se um investimento será recompensado em quanto tempo e em qual velocidade.

Qual a diferença entre ROI e Payback então?

Pode ser que os conceitos de ambas as métricas se confundam um pouco, o que é completamente normal, tendo em vista que, de fato, os dois se referem a mensuração do tempo de retorno de investimentos.

No entanto, na prática, como bem destacamos, o Payback se caracteriza por um cálculo um pouco mais complexo e que pode considerar diferentes fatores e aspectos. Enquanto isso, o ROI é mais aplicado como estratégia preventiva, sobre se vale ou não a pena investir em determinada estratégia.

Além disso, é importante ressaltar que, em geral, o ROI visa calcular o percentual sobre o retorno de um determinado investimento, enquanto o Payback preza mais em trazer em quanto tempo isso será retornado.

A diferença de cálculo entre ROI e Payback

Entender a diferença entre ROI e Payback pode facilitar e ajudar na hora de querer prever o retorno sobre investimentos realizados em determinadas ações de sua empresa.

ilustração onde várias pessoas trabalham ao redor de um smartphone com vários ícones de rede social e várias moedas espalhadas

Porém, para isso é fundamental conhecer mais a fundo como esses cálculos funcionam. E é o que separamos a seguir. Confira!

Cálculo do ROI

Para calcular o ROI de algum investimento é fundamental levantar dados específicos durante a sua campanha, bem como as receitas obtidas por meio dela e os custos a serem colocados em prática.

Com essas informações em mãos, basta aplicar a seguinte fórmula:

 

ROI = (RECEITA - CUSTO)/CUSTO X 100

 

Simples assim, o resultado do ROI dará à empresa um percentual sobre o possível ou real retorno de uma ação. Por exemplo, supondo que sua empresa executou uma campanha digital nas redes sociais e isso tenha gerado um custo de R$5 mil para o seu bolso, mas que tenha gerado uma receita final de R$20 mil, chegamos à seguinte conclusão:

 

ROI = (20.000 - 5.000)/5.000 x 100

ROI = 300%

 

Isso significa dizer que, a cada R$1 investido nas ações, a campanha teve ou terá R$3 de retorno.

Cálculo do Payback

Agora para entender melhor a diferença entre ROI e Payback, vamos às contas da segunda métrica, que por sua vez considera outros fatores no cálculo.

Sendo assim, indo direto ao ponto, confira a fórmula básica do Payback:

 

PAYBACK = INVESTIMENTO INICIAL / GANHOS EM UM DETERMINADO PERÍODO

 

Desse jeito, se supormos que sua empresa investiu R$40 mil em uma ação e gera uma receita de R$4 mil ao mês, diremos que o seu Payback é de 10 meses.

Enfim, essas são as principais diferenças entre ROI e Payback e como tais métricas podem ajudar a entender melhor o desempenho de suas campanhas, trazendo dados importantes sobre o retorno de investimentos, tanto em relação a percentuais, como aos prazos necessários.

E se você curtiu, não deixe de conferir mais um artigo sobre como calcular o ROI de suas campanhas digitais com mais detalhes. Boa leitura!

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