Marketing

O que é nicho de mercado e como definir?

Em tempos de mercados cada vez mais dinâmicos, clientes mais exigentes e concorrentes buscando a todo tempo diferenciais competitivos, definir um ...

Por Francis Trauer - Dia 15 de Mar de 2023 às 00:03

Em tempos de mercados cada vez mais dinâmicos, clientes mais exigentes e concorrentes buscando a todo tempo diferenciais competitivos, definir um nicho de mercado não é lá uma das tarefas mais simples como se imagina hoje em dia.

Afinal, estamos lidando com cenários extremamente voláteis, que mudam a cada momento e com opções novas para os consumidores a todo segundo.

Por esse motivo, atualmente o conceito de mercado pode até ser o mesmo de sempre. Porém, defini-lo com assertividade e, claro, conseguir trabalhá-lo com eficiência, aí sim que começa o desafio.

Dessa forma, preparamos um post completo e repleto de dicas e informações úteis para inspirar você na melhor definição de seu nicho de mercado. Quer saber mais? Então, continue aí e boa leitura!

Afinal, o que define um nicho de mercado?

Como bem destacamos acima, talvez o conceito de nicho de mercado não seja a principal dúvida dos empreendedores hoje, até porque isso já pode ser considerado um tema clássico no mundo dos negócios.

De qualquer forma, podemos definir nicho de mercado como uma estratégia de segmentação sobre a sua área de atuação. Em outras palavras, é um agrupamento de consumidores específicos que a sua empresa pode atuar e focar seus direcionamentos e ações para conquistá-los, tornando-se assim uma especialista neste setor.

mulher sendo auxiliada por uma vendedora em uma loja de roupas cujo nicho é o de roupas de inverno

Assim sendo, podemos destacar alguns exemplos de nicho de mercado, como:

  • Agências de viagem que oferece apenas pacotes para o Nordeste;
  • Corretores de seguros que trabalham com apólices patrimoniais para empresas de TI;
  • Agências de marketing digital focadas na indústria;
  • Redes de varejo que vendem roupa feminina;
  • Lanchonetes que vendem opções veganas no cardápio.

Percebe que o nicho de mercado vai além de um segmento e que, por sua vez, busca encontrar uma “fatia” bem específica dentro dele? Pois bem! Essa é, de fato, a ideia principal.

Mas por que então definir um nicho de mercado é um desafio?

Apesar de o conceito de nicho de mercado não ser assim uma novidade, como bem dissemos, colocá-lo em prática ainda pode ser um desafio para muitos negócios. E isso se dá por uma série de fatores, mas principalmente pelo fato da dinâmica do mercado atual.

Afinal, hoje, qualquer que seja o segmento de atuação, sempre haverá concorrência ou, pelo menos, ela surgirá em pouco tempo. Além disso, as opções e soluções disponíveis pelas empresas são tão diversificadas hoje, que o próprio nicho de mercado que você busca atuar hoje, amanhã já pode estar dividido e subcategorizado.

O jeito então é acompanhar esse ritmo e buscar sempre seguir as tendências e as movimentações de cada nicho.

Como definir um nicho de mercado hoje em dia?

Tendo em vista todos esses fatores que acabamos de destacar acima, definir bem o seu nicho de mercado depende de algumas estratégias, análises e, claro, tomadas de decisões assertivas.

Sendo assim, destacamos a seguir algumas dicas para você levar em consideração. Confira!

1. Considere as diferentes formas de análise e segmentação do mercado

Definir o nicho de mercado para o seu negócio não se limita unicamente a escolher um segmento de atuação. Pelo contrário, é sempre muito importante considerar algumas análises e, de preferência, com base em dados sobre elas. Por exemplo:

  • Análise geográfica (quem são e onde estão localizados os clientes);
  • Demográfica (qual o volume e participação deles);
  • Psicográfica (qual o perfil deles, crenças, desejos etc.);
  • Comportamento de consumo (quais são seus hábitos de compras);
  • Canais de consumo (por onde e como costumam comprar).

2. Seja flexível a mudanças

Quando falamos que os mercados estão cada vez mais dinâmicos, isso pode, inclusive, significar que a definição de nicho que você planeja atuar agora pode se transformar em pouco tempo. E se o seu negócio não estiver preparado e não conseguir acompanhar tal ritmo, muito provavelmente suas ações não farão mais sentido a esses consumidores.

mulher usando sapato de salto em um pé e tênis no outro, representando a mudança nos gostos dos consumidores

3. Especialize-se sempre

Aproveitando o gancho anterior, especialização é o grande segredo para a definição de um nicho de mercado. E além de acompanhar as mudanças, hoje é fundamental que você, literalmente, mergulhe a fundo no seu mercado de atuação e, claro, busque atender as necessidades mais detalhistas de seu consumidor.

4. Invista na Inteligência de dados

Hoje, definir um nicho de mercado sem, de fato, contar com dados numéricos pode ser um verdadeiro tiro no pé. Até porque, atualmente existem centenas de soluções específicas para se trabalhar com Inteligência de Dados, tanto coletando, como segmentando tudo aquilo que levantar de informação.

5. Capriche nas campanhas de marketing

Aproveitando também o gancho acima, definir nicho de mercado sem marketing também não dá. Aliás, hoje, também é possível automatizar campanhas com base em informações e dados de seus potenciais clientes, o que lhe possibilita não só analisar melhor seus segmentos, como de fato, direcionar suas ações para públicos bem específicos.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre nicho de mercado e como tal tarefa requer direcionamentos cada vez mais específicos e detalhados.

E se você curtiu e quer contar com a ajuda de especialistas para definir melhor o seu nicho de mercado e, claro, montar uma campanha perfeita para a sua atuação, não deixe de conversar com a nossa equipe.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.