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Otimização da App Store: tendências e desafios para 2023

O mercado de aplicativos móveis continua a crescer rapidamente, com bilhões de aplicativos desenvolvidos e baixados a cada ano. Por isso, compree...

Por Francis Trauer - Dia 20 de Mar de 2023 às 00:03

O mercado de aplicativos móveis continua a crescer rapidamente, com bilhões de aplicativos desenvolvidos e baixados a cada ano. Por isso, compreender mais sobre o comportamento do usuário relacionado ao uso de apps, assim como saber diversas informações relacionadas a otimização da App Store, são conhecimentos que podem fazer toda a diferença para o sucesso de um novo app. Vem entender mais!

Dados: os números que envolvem o uso de aplicativos

Como era de se esperar, os números que envolvem o desenvolvimento e a utilização de apps estão cada vez maiores. 

Para se ter uma ideia, de acordo com estudo apresentado pela empresa Statista, a receita total no mercado de aplicativos está projetada para atingir US$614,40 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual (CAGR 2022-2026) de 7,77%.

Ainda, a pesquisa State of Mobile 2022, organizada pela Data.ai, também traz outros dados relevantes no que diz respeito ao setor de apps. 

Utilizando 100 milhões de pontos de dados para análise do cenário móvel em mais de 30 países, o estudo traz diversos indicadores, que vão desde downloads, passando por tempo gasto nos apps, receita, engajamento, fatores macroeconômicos e mais. 

Dentre os principais resultados da pesquisa, aqui destacamos alguns que você precisa conhecer se está em busca de entender mais sobre a otimização da App Store e dos sucessos dos aplicativos em geral: 

  • Os smartphones continuam sendo o dispositivo móvel preferido dos usuários, com um tempo diário gasto por pessoa de mais de 5 horas (um aumento de 3% em relação ao período anterior);
  • Globalmente, os gastos do usuário caíram em 2022 em -2%. Porém, no Brasil, o caminho foi outro, já que o país acumulou uma alta de +22% no mercado de apps;
  • 1419 aplicativos e jogos geraram mais de US$10 milhões de dólares anualmente em 2022. 224 apps ultrapassaram US$100 milhões e 10 ultrapassaram US$1 bilhão anualmente.

Os apps estão em alta, mas quais deles se destacam? 

Existem milhões de aplicativos disponíveis para download. Mas quais são os diferenciais daqueles que se destacam? Pois bem, podemos citar dois grandes fatores que levam a esse resultado:

  • Aplicativos que utilizam inteligência artificial e o aprendizado da máquina para oferecerem experiências gradualmente mais personalizadas, fluidas e completas para o usuário.
  • Apps que levam em consideração a otimização da App Store (ASO). E é sobre isso que falaremos abaixo!

O que é a otimização da App Store (ASO)?

Assim como existem boas práticas e regras de SEO para garantir que um conteúdo seja bem posicionado pelo Google e demais buscadores, também existem orientações para garantir que os aplicativos móveis alcancem melhores posições de ranqueamento nas lojas de aplicativos. 

A união dessas práticas se chama App Store Optimization (ASO - otimização da App Store), e conhecê-las é importante para garantir que os apps sejam vistos por mais usuários e, assim, tenham um maior número de downloads. 

mulher baixando um aplicativo no smartphone

Existem alguns fatores que influenciam diretamente no melhor posicionamento de um app na App Store, dentre eles, vale reforçar aqueles que são progressivamente mais valorizados:

  • Fedbacks, avaliações e classificações dos produtos na App Store. Quanto melhor avaliados, maiores as chances de obterem posições mais altas no ranqueamento. Entretanto, empresas que lidam bem com avaliações negativas e resolvem os problemas de forma ágil e eficiente também podem se destacar;
  • Aplicativos que contam com as suas páginas sempre atualizadas e mantêm os usuários informados sobre as novidades e recursos;
  • Apps que estão de acordo com o padrão de qualidade esperado pelos usuários. Assim, aqueles aplicativos que estão abandonados ou não são qualificados o suficiente, ficarão para trás.  

De forma resumida, para obter sucesso e colocar em prática ações de otimização de App Store, os aplicativos devem ser qualificados

Além disso, é importante que os desenvolvedores incentivem avaliações positivas dos usuários e saibam como usar as técnicas de otimização de palavras-chave para melhorar a visibilidade e o desempenho do app.

Comportamento do usuário: 7 apps e tendências que estão em alta

Em termos de comportamento do usuário, o tempo de uso de aplicativos está aumentando, e os usuários estão mais dispostos a pagar por aplicativos premium que oferecem recursos exclusivos ou uma experiência aprimorada. 

Ainda, vale lembrar que as pessoas estão paulatinamente mais preocupadas com sua privacidade e segurança online. Assim, estão prestando mais atenção às políticas de privacidade dos aplicativos que usam. Finalmente, com o surgimento de assistentes virtuais, como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon, os usuários estão se acostumando a interagir com dispositivos e aplicativos por meio de comandos de voz.

Além dessas tendências, existem outras que também merecem destaque. Confira:

1. TikTok e consumo de vídeos curtos

A Geração Z está mais e mais comprometida com vídeos curtos, conteúdos gerados pelos usuários e aplicativos mindfulness. Não à toa, o TikTok é o 2º aplicativo de todos os tempos, desconsiderando os jogos, que ultrapassou US$6 bilhões em gastos do consumidor de todos os tempos. Levando em conta os mesmo critérios, somente o Tinder apresenta gastos mais altos até o momento.

- Veja também: 5 dicas e práticas recomendadas de marketing para o TikTok 

2. Personalização, segurança e eficiência nas compras

Muitas pessoas já fazem compras pelos apps. E, nesse cenário do varejo, destaque vai para aplicativos que colocam em voga a personalização, a experiência otimizada e o checkout seguro, mas sem atritos.

mulher fazendo compras em um aplicativo

3. Aumento do uso de aplicativos de mensagens 

Os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, o Messenger e o Telegram estão se tornando mais populares e sendo usados ​​não apenas para mensagens de texto, mas também para chamadas de voz e vídeo.

4. Crescimento de aplicativos de entrega de alimentos e compras online

Com a pandemia de COVID-19, houve um aumento significativo na demanda por serviços de entrega de alimentos e compras online, resultando em um crescimento de aplicativos como Uber Eats, Rappi, iFood, Amazon e outros. 

Apesar de a pandemia ter passado, alguns dos hábitos adquiridos durante os anos de isolamento mantiveram-se fortes. E o de fazer compras de alimentos online foi um deles.

5. Maior uso de aplicativos de entretenimento em casa

O consumo de conteúdo de entretenimento em busca de deixar a casa mais atrativa está em alta. Como resultado, aplicativos diversos de streaming e de assistentes virtuais se tornaram ainda mais populares.

6. Popularização dos aplicativos de saúde e bem-estar

O interesse em manter uma vida saudável tem aumentado e isso se reflete no aumento de aplicativos de saúde e bem-estar. Apps com foco em atividades fitness variadas, meditação, acompanhamento das refeições e monitoramento de saúde são alguns exemplos.

7. Uso crescente de aplicativos de realidade aumentada e virtual 

Por último, mas não menos importante, a tecnologia de realidade aumentada e virtual está se tornando cada vez mais sofisticada – e os aplicativos que utilizam essas tecnologias estão mais populares. 

Exemplos incluem desde jogos diversos, passando por apps de compras que usam realidade aumentada para visualização de produtos e aplicativos de turismo que usam realidade virtual para simular visitas a locais turísticos.

E então, gostou de saber mais sobre o que é a otimização da app store e as principais tendências que envolvem a utilização de aplicativos nos dias de hoje? 

Para ficar ainda mais por dentro das novidades, acesse: Confira 5 tendências de marketing digital para ficar de olho em 2023

Fonte(s):

AppTweak e G4 Educação.

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