Nova atualização do algoritmo do Google prioriza conteúdo útil
Não é novidade para ninguém que o Google passa frequentemente por atualizações. Buscando sempre oferecer uma melhor experiência para o usuár...
Não é novidade para ninguém que o Google passa frequentemente por atualizações. Buscando sempre oferecer uma melhor experiência para o usuário, garantindo que ele encontre o que deseja de maneira rápida e eficiente, os algoritmos da plataforma priorizam e valorizam certos formatos de conteúdos.
E então, será que o seu negócio já está por dentro da última atualização do Google e está produzindo materiais considerados úteis e relevantes pelo buscador?
Confira o que mudou e veja como adaptar o seu conteúdo para essas novidades trazidas pela plataforma.
- Veja também: Entenda o que faz um criador de conteúdo digital dentro da sua empresa
Google atualizações: o que mudou?
Entre agosto e setembro de 2022 o Google passou por mais algumas mudanças no seu algoritmo. E, com certeza, isso impactou nas páginas online da sua marca. Para se ter uma ideia, até mesmo o site do The New York Times, considerado um dos maiores jornais do mundo, teve o seu tráfego alterado devido às mudanças promovidas pelo Google.
Para entender melhor:
Quando ocorreu a nova atualização do buscador, em agosto de 2022, o jornal foi impactado negativamente pelas mudanças no Google. Por outro lado, logo em setembro de 2022, a empresa conseguiu recuperar a sua visibilidade.
Assim sendo, especificamente nesse caso, pôde-se concluir que a atualização de agosto impactou de forma negativa as empresas de conteúdo, enquanto a atualização de setembro foi positiva para elas.
Então, você consegue compreender o quão voláteis são as atualizações do Google? Em questão de semanas tudo pode mudar.
E é claro que, se você não estiver acompanhando de perto essas tendências, é possível que perceba somente depois de bastante tempo a queda de tráfego no seu site e/ou consequentemente, a diminuição nas taxas de conversão e vendas.
Afinal, se está mais difícil para o usuário encontrar o seu site no Google, as visitas no endereço diminuirão e isso, consequentemente, poderá impactar no seu resultado ao final do mês.
Entendendo a nova atualização do Google: o que ela prioriza?
Conforme citamos no início do texto, as atualizações do Google sempre acontecem visando o mesmo objetivo: priorizar a experiência do usuário ao utilizar o buscador.
E por mais que isso nem sempre seja observado - afinal, é extremamente possível fazer suas pesquisas no Google e não se deparar de forma tão rápida com as respostas que você deseja, - esse ainda deve ser o principal objetivo da plataforma, independentemente da sua atualização de algoritmos.
E o que o Google faz para priorizar a experiência do usuário? Pois bem, ele utiliza seus algoritmos para priorizar e, também, punir algumas práticas realizadas pelas empresas e demais produtores de conteúdo.
Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre essas práticas que podem ser positivas ou negativas para o seu negócio.
- Complemente a sua leitura com: Core Web Vitals: Saiba tudo sobre a grande atualização do Google
O que é considerado positivo - e o que é considerado negativo - para as novas atualizações do Google?
Conteúdos únicos e autênticos: positivo | Artigos misturados e/ou copiados de outros lugares: negativo
Para oferecer a melhor experiência possível ao usuário, a nova atualização do Google visa dar mais destaque aos conteúdos únicos e autênticos, que mostram que realmente foram escritos “de seres humanos para seres humanos”. Ou seja, são artigos não robotizados e/ou que contam com informações copiadas e/ou retiradas de outras fontes.
É possível e, na maioria das vezes, até necessário, fazer pesquisas mais aprofundadas antes de produzir um conteúdo original e utilizar boas fontes para criar um material fidedigno e com dados corretos.
Porém, a construção do conteúdo deve ser original de cada redator e/ou empresa, mostrando que não é uma cópia do artigo original.
Por isso, ao fazer um conteúdo novo, nada de simplesmente buscar os principais artigos relacionados com o assunto que você deseja escrever e fazer um “catadão” deles. Ou seja, misturar artigos variados. É preciso realmente acrescentar sua visão e estratégias como redator, criando uma peça nova, relevante e que acrescente na vida do leitor.
Conteúdos focados apenas em palavra-chave: negativo | Conteúdos que levam em consideração a palavra-chave, mas não a saturam: positivo
Profissionais que trabalham com redação para a internet costumam saber a importância das palavras-chave para ter o seu texto bem posicionado no Google. Sempre, é claro, seguindo as estratégias e boas práticas de SEO.
Porém, engana-se quem pensa que basta utilizar as palavras-chave no texto sem contextualizá-las de forma inteligente.
Ou seja, não adianta ficar repetindo indevidamente o termo chave apenas para “forçar” o Google a considerar o seu material relevante quando se trata daquele assunto.
Caso o algoritmo do buscador perceba que você está colocando em prática essa ação, ele poderá punir o seu site, fazendo com que ele seja prejudicado nas pesquisas.
- Acesse: Saiba como pesquisar palavras-chave em qualquer site
Conteúdos feitos por autores que não compreendem muito o assunto: negativo | Conteúdos escritos por autores especializados: positivo
É essencial que o redator que vai escrever sobre o conteúdo entenda sobre o assunto em questão. Afinal, somente assim ele poderá trazer insights novos sobre o tema ao invés de simplesmente copiar e/ou adaptar materiais de outras páginas confiáveis.
Por isso, mesmo que a sua empresa opte por terceirizar a produção de conteúdo, o que é uma prática comum e até mesmo recomendada dependendo do volume de materiais a serem feitos, é preciso que os responsáveis pela escrita dos materiais sejam entusiastas do assunto sobre o qual vão produzir conteúdos
Além disso, é preciso que os profissionais conheçam bem as boas práticas de SEO e, ainda, estejam por dentro das atualizações do Google, garantindo que os conteúdos escritos sejam bem avaliados e posicionados pelo buscador em questão - mesmo após as suas mudanças de algoritmos.
Você também pode se interessar por: SEO 2023: Ignorar o Google e satisfazer o usuário é a grande mudança!
Agora você já sabe mais sobre o Google e suas atualizações mais recentes!
Caso queira colocar em prática essas mudanças e alcançar melhores resultados com os conteúdos feitos pela sua empresa, mas tenha dúvidas por onde começar, que tal contar com um suporte profissional especializado no assunto?
A Nerdweb é uma agência especializada em marketing digital e, dentre seu extenso portfólio de serviços, atua também com a produção de conteúdos especializados para as mais diversas áreas e empresas. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar a aproveitar de forma positiva as atualizações do Google!
Fonte(s):
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