O que são Breadcrumbs e qual a importância para SEO?
Todo mundo que acessa uma página sua ou conteúdo de seu blog percorre um caminho até ele, certo? Pois bem! Tecnicamente isso tem um nome especí...
Todo mundo que acessa uma página sua ou conteúdo de seu blog percorre um caminho até ele, certo? Pois bem! Tecnicamente isso tem um nome específico, os chamados breadcrumbs!
Na verdade, eles são considerados indicadores que representam essa trajetória dos visitantes dentro de um website e são muito importantes, tanto para o usuário, como para a sua empresa, inclusive, ajudando a melhorar ainda mais as suas estratégias de SEO.
Quer entender melhor toda essa relação e ficar por dentro do conceito de breadcrumbs? Então, continue aí e tome nota das dicas que separamos ao longo deste texto.
Boa leitura!
Afinal, o que são Breadcrumps?
A gente bem resumiu acima, mas tem mais detalhes importantes sobre o conceito de Breadcrumps e a sua relação direta com o SEO de suas páginas.
Começando pelo nome: “breadcrumps” pode ser traduzida como “migalhas de pão”, mas evidentemente que nenhum profissional ou agência brasileira utiliza esse termo na prática.
O que você pode ouvir por aí para explicar os breadcrumps, talvez seja a expressão “navegação estrutural”, que dá justamente uma ideia mais acurada sobre o que, de fato, se refere este conceito.
Porém, se pararmos para analisar a ideia das “migalhas de pão”, ela também faz sentido, apesar de soar estranho aos ouvidos. No entanto, aquela velha estória de João e Maria, duas crianças que se perdem numa misteriosa floresta, eles utilizam essa arcaica, porém eficaz, ferramenta para encontrarem seu caminho de volta.
Ou seja, eles demarcam a trajetória realizada deixando pequenos pedaços de pão e é exatamente isso que os breadcrumps fazem no ambiente digital: registram o percurso feito pelos visitantes em suas páginas.
Porém, diferente do objetivo da fábula infantil, a ideia dessas “migalhas” aqui é de proporcionar dados e informações úteis sobre as ações de de seus usuários e leads, ajudando a sua empresa a entender melhor seus hábitos, desejos e, claro, a aprimorar suas estratégias.
E como isso influencia o seu SEO?
Como você bem deve saber, o SEO é uma estratégia indispensável no marketing de conteúdo e nas suas campanhas digitais para otimização de suas páginas, certo?
E o objetivo principal dessa técnica tem a ver com o aprimoramento de determinados elementos de seu site, que vai possibilitar ranqueá-lo melhor nos resultados de buscas.
Assim, os algoritmos vão sempre tentar indicar ao internauta conteúdos que, de fato, sejam mais relevantes e que proporcionem uma melhor experiência na navegação. Portanto, em resumo, as páginas que tiverem mais organizadas, com informações mais coerentes àquela busca e com a devida otimização SEO, provavelmente terão um posicionamento mais favorável em relação às demais. E os breadcrumps são essenciais nessa disputa!
Afinal, eles ajudam o Google e outras plataformas de buscas a entenderem melhor essa estrutura de site organizado, contribuindo para que o mecanismo “dê preferência” a sua página.
Em outras palavras, uma página bem organizada, devidamente otimizada e com elementos essenciais referentes ao breadcrumps, tende a ter um destaque maior nas buscas.
Quais as melhores práticas de breadcrumps para seu SEO?
Agora que você entendeu que os breadcrumps são elementos essenciais para os websites e que ajudam a construir uma trajetória mais eficaz de seus usuários nas páginas, é hora de aplicar na prática tais estratégias.
Para isso, recomendamos o seguinte:
Garanta que seu site seja mobile-friendly
Páginas limitadas à otimização unicamente para desktop estão sujeitas a maus resultados nas buscas da internet, especialmente quando essas têm origem em dispositivos móveis.
Portanto, o primeiro passo para garantir que elementos de breadcrumps ajude o seu site nas buscas do Google é otimizá-lo para a navegação mobile.
Use separadores
Pequenos detalhes fazem a diferença! E um desses destaques vai para o uso de separadores nos textos publicados, tendo em vista que tais elementos diferenciam a qualidade dos conteúdos, sabia?
Afinal, o percurso de navegação só será satisfatório para o SEO e a experiência também tiver sido boa para o usuário. E o uso de símbolos e elementos de textos valem para isso.
Portanto, o uso de separadores como barras, setas, bullet points, maior ou menor que, podem sim contribuir na organização de seus textos e, consequentemente, garantir melhores resultados para o seu SEO.
Evite links para páginas que o usuário já conhece
O link building é uma estratégia essencial dentro do SEO, mas engana-se quem acha que ela se limita à inclusão de endereços em determinados trechos e palavras.
Pelo contrário, e buscando atender aos requisitos mais exigentes do Google, levar de volta o usuário a uma página que ele já conhece, pode influenciar a experiência da navegação.
Então, por exemplo, se a trajetória comum dos visitantes se inicia na página inicial de seu site, segue para um blogspot e, de lá, há links que mandam de volta para a “home”, isso pode não soar muito legal para sua estratégia de SEO a partir do conceito de breadcrumps, sacou?
Enfim,essas são algumas dicas sobre os chamados breadcrumps e como esse conceito ajuda a aprimorar ainda mais suas estratégias de SEO e a entender melhor os caminhos percorridos pelos seus usuários dentro de suas páginas e publicações.
Gostou das dicas? Quer saber mais e aprimorar suas campanhas digitais? Então, não deixe de conferir também nosso próximo artigo e conheça algumas métricas essenciais que você deve monitorar sempre. Boa leitura!
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