3 motivos para não praticar o Black Hat SEO
Trabalhar com a internet é algo que requer o conhecimento de técnicas específicas, sim. Porém, também é importante não deixar a ética de la...
Trabalhar com a internet é algo que requer o conhecimento de técnicas específicas, sim. Porém, também é importante não deixar a ética de lado. E o Black Hat SEO ganha um destaque altamente negativo justamente por ser uma estratégia de SEO que desconsidera todos os princípios e recomendações do Google, sendo considerado até mesmo antiético.
Continue acompanhando o artigo e entenda mais sobre as principais razões para não utilizar as estratégias de Black Hat SEO no seu negócio. Já que, apesar de ela poder trazer resultados rápidos, os danos causados para a sua marca são maiores.
O que é Black Hat SEO?
Pois bem, o Black Hat SEO é um conjunto de técnicas de otimização de sites nos mecanismos de buscas com métodos reprovados pelo próprio Google. Essas práticas visam enganar/burlar os mecanismos do Google, enganando os algoritmos para fazer o seu site ser bem posicionado de forma questionável.
Ainda, vale destacar que “black hat” é traduzido como chapéu preto. A estratégia tem esse nome por fazer uma alusão aos filmes faroeste (western e/ou bangue-bangue), onde os bandidos geralmente eram conhecidos por utilizarem um chapéu preto.
- Confira também: 9 falhas de SEO que você não pode cometer para ser bem indexado no Google
As principais técnicas de Black Hat SEO
Mas afinal, quais são essas técnicas antiéticas e que são classificadas como Black Hat SEO? Pois bem, existem várias delas. Algumas que você precisa conhecer - e evitar! - são:
Keyword Stuffing
Essa é uma técnica que envolve o uso excessivo das palavras-chave ao longo do seu conteúdo. Se o Google entender que a densidade da sua palavra-chave está alta demais, ele pode entender que o seu site está fazendo keyword stuffing.
Para evitar essa situação, estude sobre boas práticas de SEO e utilize técnicas de otimização de palavras-chave de forma adequada, mantendo a densidade conforme o considerado positivo pelo Google.
Cloaking
Camuflagem, em tradução literal, é a técnica utilizada para enganar os indexadores. Assim sendo, o desenvolvedor configura a página para que ela seja exibida de uma maneira para os robôs dos buscadores (já que eles são os responsáveis pela indexação da página) e de outra maneira para os usuários.
A página exibida para os robôs têm puramente o objetivo de ganhar posições no Google e, para isso, são utilizadas todas as técnicas possíveis, sem que seja levada em consideração a usabilidade desta página. Já para os usuários, a página é diferente, geralmente de baixa qualidade e pouca relevância.
Essa técnica é feita apenas para realmente enganar os buscadores do Google e, de maneira antiética, fazer com que a sua página seja exibida entre os primeiros resultados do Google.
Linkfarm
A estratégia de Linkfarm é, literalmente, uma “fazenda de links” - que seria a sua tradução literal. Nela, todas as páginas geram links entre si em busca de melhorar o pagerank dos sites. A questão, aqui, é que esses links não são relevantes ou interessantes para o usuário e, ao invés de deixar a experiência mais rica, acaba resultando na penalização do site.
- Complemente a leitura: Google adverte sites que usam campanhas massivas para ganhar links e promete penalização
SEO negativo
Algumas empresas não aplicam técnicas de Black Hat SEO no próprio site, mas buscam prejudicar os concorrentes aplicando estratégias de SEO negativo (ou negative SEO).
Essas práticas consistem em fazer avaliações negativas e comentários ruins no site da marca e em demais páginas, como o Google Meu Negócio do concorrente. Também inclui a geração de links de baixa qualidade para os sites concorrentes (chamados de links tóxicos), com o objetivo de fazer com que esses endereços sejam punidos pelo Google.
Alguns webmasters optam por não aplicar técnicas de black hat para o próprio site, mas sim por prejudicar os concorrentes com técnicas de SEO negativo (também conhecido como negative SEO).
Para evitar essa questão, o próprio Google já disponibiliza ferramentas que contornam essas atitudes antiéticas e permitem a denúncia de avaliações e ações irregulares.
Diferenças entre as técnicas White Hat x Black Hat x Gray Hat
Ao falar sobre as técnicas de SEO, o Black Hat SEO não é a única vertente. Existem outras práticas, chamadas de White Hat e Gray Hat, que também utilizam um conjunto de estratégias em busca de otimizar as marcas nos mecanismos de busca. Confira quais são as principais características e diferenças entre elas:
White Hat SEO
As práticas de SEO White Hat (traduzido como “chapéu branco”) são aquelas que seguem à risca as orientações oferecidas pelo Google. Ou seja, realmente focam na melhor experiência do consumidor, adotam um design responsivo e ágil, entregam conteúdo relevante e constroem um site cada vez mais saudável e bem avaliado pelos buscadores.
Grey Hat SEO
As estratégias de Gray Hat SEO (chapéu cinza) são aquelas que mesclam algumas técnicas de white hat com black hat. Ou seja, não são 8 ou 80 e resultam em uma otimização de site que pode-se dizer que fica na zona cinzenta.
Isso significa que foram seguidas, na maior parte das vezes, as boas práticas de SEO, mas que também foram utilizadas algumas técnicas de Black Hat SEO para dar um boost nos resultados do site de forma mais rápida.
Black Hat SEO
Já o Black Hat SEO, conforme já falamos anteriormente, é composto pelas técnicas de SEO antiéticas e que, apesar de parecerem, de forma errônea, que trazem bons resultados rápidos para o seu negócio, podem interferir de forma muito prejudicial toda a sua estratégia de marketing a médio e longo prazo.
3 motivos para evitar Black Hat SEO
1. Seu site pode ser penalizado e desaparecer dos resultados de busca
Tanto o Google quanto os outros mecanismos de busca punem os sites que vão contra as suas diretrizes. E essa punição varia conforme a gravidade da infração, que é determinada pelo volume de irregularidades encontradas na página e, também, pela sua influência no desempenho final do site.
Assim, as possíveis punições que a sua marca pode receber ao utilizar as técnicas de Black Hat SEO são:
- Queda de 30, 50 ou 950 posições no ranking do Google - variando conforme as irregularidades;
- Banimento do Google.
Isso significa que, caso você perceba que o tráfego orgânico da sua página caiu de uma hora para a outra, é possível que o Google tenha punido o seu site.
2. Os resultados “positivos” do Black Hat SEO têm prazo de validade
O Google e os demais mecanismos de busca estão sempre se desenvolvendo e consertando possíveis brechas no sistema. Por isso, se você aplicar técnicas de Black Hat SEO e obter bons resultados, é muito provável que, em breve, os algoritmos descubram essas técnicas e punam a sua página, fazendo você perder posições no ranking.
3. Não há cuidado com a experiência do usuário
Toda estratégia deve ter como principal foco a melhor experiência do usuário. E as técnicas de Black Hat SEO vão totalmente contra esse princípio. Dessa forma, é possível que, ao utilizá-las, os usuários tenham uma experiência negativa e saiam rapidamente do seu site, aumentando a taxa de rejeição e a diminuição da sua credibilidade com o público.
Por fim, se você deseja ter a sua página bem posicionada nos mecanismos de busca do Google, a melhor solução é investir em boas práticas, que trarão esse resultado de maneira limpa, ética e positiva para a sua marca. Não sabe como fazer isso? A Nerdweb pode te ajudar nessa missão!
Oferecemos todo o auxílio que você precisa para desenvolver uma estratégia de SEO completa, feita por profissionais qualificados e com resultados comprovados. Conheça as nossas soluções, faça um orçamento e deixe de lado qualquer possibilidade de aplicar técnicas de Black Hat SEO no seu negócio!
Referências:
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