YouTube Shorts: Entenda como funciona a ferramenta
Os vídeos de duração mais curta estão em alta. E, percebendo isso, o YouTube lançou a sua própria ferramenta para valorizar esse formato de c...
Os vídeos de duração mais curta estão em alta. E, percebendo isso, o YouTube lançou a sua própria ferramenta para valorizar esse formato de conteúdo. Conheça o YouTube Shorts.
Pois bem, se você utiliza o Instagram, já deve ter reparado que os Reels da plataforma ganharam muito espaço ultimamente, certo? Além do Instagram, o TikTok e o Kwai são outros aplicativos de vídeos curtos que conquistam cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
Para não ficar atrás, o YouTube lançou o YouTube Shorts, que permite vídeos de 15 até 60 segundos gravados na vertical e que podem ser editados diretamente do aplicativo da plataforma para celular.
O recurso chega para atestar que, sim, os vídeos curtos são uma forte tendência de conteúdo para o momento e que pretende renovar a produção de conteúdo no YouTube. Entenda mais!
- Complemente a leitura com: 9 aplicativos para criar e editar vídeos no celular
A utilização de vídeos curtos nas estratégias das marcas
Os vídeos curtos passaram a ser utilizados para atender as mais diferentes demandas, por grandes influenciadores digitais, empresas gigantes e, até mesmo, micro e pequenos produtores de conteúdo.
Seja para companhias que buscam aumentar as suas vendas, pessoas e/ou marcas que desejam conquistar mais likes, aumentar o alcance da página ou simplesmente compartilhar um conteúdo interessante, sabe-se que a utilização dos conteúdos em formato de vídeos curtos tem se mostrado altamente eficiente e engajador para quem trabalha com conteúdos digitais.
E muito disso acontece porque as pessoas estão passando cada vez mais tempo conectadas por meios dos seus celulares e, também, esses aparelhos se mostram cada vez mais eficientes e com recursos leves e intuitivos para a produção de vídeos.
Se antes produzir um vídeo exigia aparato profissional e conhecimento no manuseio de câmeras e lentes diversas, hoje, com o próprio smartphone e aplicativos adequados, já é possível criar o seu próprio conteúdo audiovisual.
E as pessoas perceberam isso. Não à toa, o consumo de vídeos online no Brasil cresceu 165% em 5 anos, o que reforça ainda mais a importância desse formato no país.
- Você também pode se interessar por: Como usar vídeos nas estratégias de marketing?
Como funciona o YouTube Shorts?
O YouTube Shorts foi lançado em junho de 2021 com o intuito de aproveitar o sucesso dos vídeos mais curtos. De acordo com Todd Sherman, gerente de produto do Shorts, a intenção da companhia com a novidade é "preencher pequenos momentos da vida" com os conteúdos audiovisuais de menor duração.
Permitindo vídeos na vertical que tenham entre 15 e 60 segundos, ele é exibido na plataforma do YouTube e página na inicial da rede social, que traz uma linha de vídeos sugeridos para visualização.
Além disso, conta também com uma aba dedicada exclusivamente somente para os conteúdos curtos, com uma navegação de rolagem infinita, similar ao das outras redes sociais de vídeos.
Principais recursos do YouTube Shorts
Para a edição dos vídeos, a proposta é bem similar ao TikTok e ao Reels. Entretanto, o YouTube já informou que, com o tempo, planeja introduzir novos recursos à medida que continua a construir essa experiência ao lado de criadores e artistas.
Ainda assim, já são alguns recursos presentes no YouTube Shorts que são interessantes para os criadores de conteúdos. Dentre eles destaque para:
- Adicionar filtros para corrigir cor dos Shorts;
- Aumentar ou diminuir a velocidade do áudio;
- Acrescentar texto em pontos específicos do vídeo;
- Adicionar automaticamente legendas;
- Gravar vídeos de até 60 segundos com a câmera ou usar vídeos da galeria do smartphone;
- Usar trechos de áudios e de vídeos na plataforma para criar os Shorts, oferecendo uma infinidade de opções e materiais disponíveis para criar os conteúdos.
- Leia também: Por que utilizar vídeos para o marketing da sua empresa?
A importância do YouTube para as estratégias de marketing
Caso você não saiba, o YouTube é a maior fonte de entretenimento atual e, também, é o segundo site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Google. Por isso, marcar presença nesta plataforma tão importante para os usuários de internet pode ser tão importante para o seu negócio.
Ademais, com o lançamento do YouTube Shorts, passar a criar conteúdo para essa plataforma torna-se ainda mais viável e de fácil acesso. Afinal, basta utilizar o próprio smartphone e o próprio programa para fazer a criação desses materiais.
Assim sendo, caso você ainda não tenha começado a apostar na utilização de vídeos na sua estratégia de marketing, talvez seja a hora de repensar o seu planejamento.
Ainda, na hora de incluir os vídeos na sua estratégia, busque pelas tendências atuais de consumo. Ou seja, confira quais são os formatos que mais engajam no momento, assim como quais as plataformas que você pode distribuir esse conteúdo para que ele tenha um bom alcance. Além de, é claro, buscar seguir e acompanhar grandes produtores de vídeos que fazem sucesso no Reels, TikTok e Kwai.
Ademais, para garantir que a sua empresa não fique para trás no planejamento e na execução das suas estratégias de marketing, não hesite em buscar por um suporte profissional para o seu negócio.
A Nerdweb, por exemplo, pode dar todo o auxílio que você precisa para garantir uma gestão de marketing digital completa, profissional e com resultados comprovados. Conheça as nossas soluções, faça um orçamento e tenha a certeza de que o seu negócio está em boas mãos.
Referências:
https://www.agenciaimma.com.br/youtube-shorts-disponivel-no-brasil/
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