Conteúdo

YouTube permitirá que seus fãs possam traduzir as descrições dos seus vídeos

Depois de dois anos com teste em legendas, agora é a vez do Google permitir que a comunidade dos canais também traduza as descrições dos vídeos.

Por Nerdweb - Dia 04 de Abril de 2017 às 12:04

Desde 2015, a comunidade dos canais do YouTube pode fazer tradução de conteúdos para outros idiomas. Porém, de nada adianta subir várias legendas em n-idiomas se o vídeo não pode ser encontrado, não é verdade? Por isso, agora o Google está estendendo o recurso para os títulos e descrições.

Isso significa que um vídeo produzido pelo seu canal poderá ser traduzido por qualquer fã em um dos 76 idiomas existentes via ferramentas de Contribuição da Comunidade. Para promover a novidade, a Google usou o exemplo da youtuber Alex Dainis, uma vlogger de Ciências que fala muito sobre biologia e genealogia.

“Eu liguei a ferramenta de Contribuições da Comunidade depois que um inscrito me perguntou se poderia traduzir meus vídeos para compartilhar com seus amigos”, disse Alex. “Saber que minha comunidade valorizava meu conteúdo o suficiente para compartilhá-lo, e ir além ajudando a fazê-lo, significou muito para mim”, complementa a youtuber que tem seus vídeos traduzidos para Mandarim, Francês, Hebraico e muito mais.

Experiência de sucesso

Segundo o YouTube, que está quase alcançando a marca história de um bilhão de usuários, mais de 900 mil contribuidores já ajudaram a traduzir um vídeo no YouTube. Exemplos não faltam, como o caso do estudante Tee Ponsukcharoen, da Universidade de Stanford, que gasta em média 10 horas por semana para traduzir conteúdo da plataforma. O rapaz já traduziu mais de 2500 vídeos.

“Traduzir conteúdo é igual lavar o meu rosto, escovar o meu dente ou sair trabalhar. Faz parte da rotina diária sem que eu precise pensar para fazê-lo”, garantiu o estudante.

Tee explica ainda a sua motivação: “tem três componentes que me motivam a traduzir vídeos: autonomia, domínio e propósito. Traduzir no YouTube serve aos três. Eu posso escolher os vídeos que me interessam. Eu afio meu inglês, meu tailandês e aprendo sobre o conteúdo do vídeo toda vez que o traduzo. Além disso, eu sei que minha tradução é benéfica para outras pessoas. Muitos alunos tailandeses que não sabem inglês podem usar minhas legendas para aprender mais. Nosso trabalho pode ser usado como exemplo de linguagem educacional”, conclui Tee.

Como ativar as Contribuições da Comunidade?

Para ativar as Contribuições da Comunidade, basta você ativar a opção dentro do Estúdio de Criação do seu canal no YouTube. Uma vez ativado, será possível receber contribuições para analisar antes de liberar ao ar. Nada vai automático sem a sua aprovação.

Portanto, se você pretende expandir o alcance do seu conteúdo multimídia para outros países e não tem recursos, essa é uma saída viável que usa o poder dos seus próprios fãs para impulsionar sua mensagem além das fronteiras brasileiras.

Legal, não é?

Fonte: YouTube Creator Blog

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.