E-commerce

Como aumentar as vendas online neste fim de ano?

O fim de ano amplia as possibilidades para comerciantes e donos de negócios de modo geral. Isso porque, além de ser conhecida como época de pres...

Por Francis Trauer - Dia 28 de Mar de 2023 às 00:03

O fim de ano amplia as possibilidades para comerciantes e donos de negócios de modo geral. Isso porque, além de ser conhecida como época de presentes, ela é naturalmente um período festivo – o que pede investimento em trajes, produtos personalizados e até viagens. 

Para melhor aproveitar esta época, é preciso criar estratégias de vendas, preparar a equipe e vislumbrar metas. Nessas horas, todos os integrantes do time precisam estar treinados para operar em consonância para divulgar, vender e fidelizar clientes para que voltem em outras épocas do ano. 

Criar uma campanha alinhada com o tema 

As campanhas de vendas, dentro e fora do universo digital, precisam estar alinhadas com as datas comemorativas. No final do ano, o Natal surge como uma oportunidade significativa na hora de criar conteúdos, fazer propagandas e alinhar abordagens aos clientes. 

Para além da perspectiva do Natal, a época em questão também remete ao período de férias, às preparações para o ano seguinte e também ao momento em que produtos recebem um bom desconto, nos chamados “saldões”. 

Portanto, vale criar uma estratégia dentro da empresa, com personalização do site, das redes e também da abordagem aos clientes para criar o clima desejado. Quanto mais planejado e mais detalhado, maior serão as chances de emplacar uma boa campanha. 

Desenvolver conteúdos que envolvem dicas, sugestões e apresentação de serviços e produtos

Em consonância com a dica acima, é preciso planejar a comunicação da empresa. Se o âmbito for virtual, de publicações e publicidades em geral, vale pensar em dicas de presentes, em destinos de viagens para as férias e até mesmo de produtos indispensáveis para as festas de final do ano. 

Técnicas de upsell, que oferecem opções mais completas do que a escolhida pelo consumidor, são grandes aliadas. O cross sell, que consiste em acrescentar itens ao pedido original, também entram no rol de possibilidades dos vendedores nessa fase de vendas. Considere estudar as técnicas para promovê-las durante os atendimentos

Preparar estoque e equipe

dono de e-commerce usando uma touca de Papai Noel e preparando as mercadorias que serão enviadas

Pouco adianta criar um plano e não treinar funcionários para aplicá-los da melhor maneira. Por isso, ocupe-se em tirar um tempo para fazer um repasse das dicas de abordagem e de uma certa imersão nos itens oferecidos, para que a oferta de cada serviço/produto seja a mais assertiva possível. 

Busque fazer treinamentos internos e não deixe de fiscalizar o andamento das vendas, para observar possíveis gargalos, seja na comunicação ou em alguma etapa do funil

O estoque e a capacidade em atender a demanda máxima é outro fator que precisa ser considerado. Um dos dificultadores quando aumenta a quantidade de vendas, é a pronta entrega de produtos ou de realização de serviços. Para evitar descontentamento de clientes, prepare-se previamente. 

Pensar em promoções e brindes 

O universo das vendas conhece o sucesso de promoções, brindes, sorteios e cartões fidelidade. Chamariz para atenção de consumidores, as técnicas em questão podem ajudar a movimentar a empresa e conquistar novos clientes. 

Apesar de ser uma boa estratégia, é preciso ocupar-se em calcular tudo para garantir que não haja prejuízo. Em segundo lugar, vale planejar a divulgação das ações, para que elas cheguem ao público em diversas plataformas. Aqui, o ideal é pesquisar qual meio de comunicação é mais acessado pelos clientes: e-mail, redes sociais e afins. 

As promoções devem estar alinhadas com a campanha de modo geral. Ou seja, se o tema for Natal, os descontos podem ser indicados como oferta para presentear pessoas queridas, por exemplo. 

Observe a concorrência e mantenha pesquisa constante

Uma das ações de destaque no universo das empresas é a observação constante da concorrência, bem como a avaliação interna. O olhar para outras redes, em maior ou menor escala, podem guiar algumas condutas dentro do próprio negócio. Neste caso, a análise precisa explorar os detalhes para criar alguns parâmetros internos. 

Contudo, o processo precisa de manutenção constante, ou seja, não pode ser realizado apenas uma vez, na fase inicial. Junto com isso, é interessante fazer avaliações e comparações internas.  

mulher usando um tablet para analisar as métricas da empresa em que ela trabalha

Crie métricas e avalie anos anteriores

Outro fator que ajuda a criar um bom parâmetro é a análise de anos anteriores. Para empresas com longa trajetória, isso pode ajudar a rememorar estratégias bem-sucedidas e a evitar ou reformular ações que não tiveram tanto êxito. 

Não esqueça de documentar tudo o que foi feito para ajudar a construir um histórico de campanhas, que deve ser estudado e levado em consideração nos anos seguintes.

As métricas, seja no ramo de vendas, de comunicação com o público e de avaliação, de modo geral, podem ter inspirações externas, mas precisam ser bastante alinhadas às demandas particulares. 

Aproveite as oportunidades

Agora que você já tem dicas de como aumentar as vendas de fim de ano em mãos, comece a analisar as características do seu negócio para entender como poderá aplicá-las. Lembre-se que o período, naturalmente descontraído, pode ser ideal para criar novas estratégias e aproximar equipe e demais setores. Aproveite!

Fonte(s):

ContaAzul, Exame e Solução Casting.

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