Negócios

Guia para fazer brainstorming: 9 técnicas para criar conteúdo que engaja

As boas ideias nem sempre surgem do nada. Por isso, saber como fazer a técnica de brainstorming é algo que pode te ajudar a potencializar seus re...

Por Francis Trauer - Dia 03 de Apr de 2023 às 00:04

As boas ideias nem sempre surgem do nada. Por isso, saber como fazer a técnica de brainstorming é algo que pode te ajudar a potencializar seus resultados, criar campanhas melhores e inovar na sua área

Mas afinal, como fazer a técnica de brainstorming? Qual é o momento certo para usar essa estratégia? E quais são as formas mais eficazes de fazer um brainstorm? É isso e muito mais que você vai ver abaixo. Acompanhe!

O que é brainstorming e quando você deve usá-lo?

O brainstorming é uma técnica que visa encontrar soluções criativas para resolver problemas e/ou gerar novas ideias. Ele pode ser feito de forma individual ou em grupo e, quando levado a sério pelos participantes, pode resultar em resultados incríveis para a marca.

A MindTools define brainstorming como “a união de uma abordagem descontraída e informal para a resolução de problemas ao Pensamento Lateral. Encoraja as pessoas a expressarem pensamentos e ideias que podem, a princípio, parecer um pouco absurdos. Algumas dessas ideias podem ser trabalhadas até se tornarem soluções originais e criativas para um problema, enquanto outras podem despertar ainda mais ideias. Isso ajuda as pessoas a se soltarem, fazendo-as "desviar" de suas formas comuns de pensar.”.

Pensando no marketing, o brainstorming pode ser usado para pensar em novas ideias de conteúdo em diversos formatos, criar uma campanha publicitária, desenvolver ações que irão viralizar e engajar mais pessoas, lançar o nome de um novo produto, entre outros. 

As regras de ouro de um brainstorming eficaz

Para saber como fazer a técnica de brainstorming é preciso entender que ele segue algumas boas práticas. Afinal, o seu objetivo é deixar florescer as ideias e trabalhar em cima delas de forma mais solta. Assim sendo, algumas das principais regras de ouro de um bom brainstorming são:

Não critique as outras pessoas: é preciso estar confortável e seguro para compartilhar ideias

É preciso que todos que estão participando do brainstorming sintam-se seguros para compartilhar suas ideias, sem julgamentos. Lembre-se de que: não existem ideias ruins. O que podem existir são ideias que para você ainda não fazem muito sentido, mas que para outras pessoas podem despertar uma nova visão e, a partir dessa visão, se tornarem uma ideia excelente. 

Não existe um número máximo de ideias

Isso mesmo: quanto mais ideias, melhor! Caso esteja fazendo um brainstorm em grupo, deixe claro o quanto é importante pensar no máximo de ideias possíveis em um primeiro momento. Apenas depois é que essas ideias serão refinadas em busca da melhor solução. 

Nenhuma boa ideia nasce pronta 

É possível que ideias que pareçam muito absurdas e/ou ambiciosas, quando bem trabalhadas, se transformem em uma solução incrível para a marca. Por isso, lembre-se de que nenhuma boa ideia nasce pronta. É preciso que haja um bom trabalho em cima dessas sugestões para encontrar os melhores caminhos a seguir.

Brainstorming em grupo vs. brainstorming individual

Para saber como fazer a técnica de brainstorming, é importante lembrar que ele pode ser feito tanto individualmente quanto em grupo. Isso porque cada pessoa funciona de uma forma: existem aquelas que preferem compartilhar as ideias em grupo e outras que funcionam melhor trabalhando sozinhas. 

Porém, saiba que é possível unir ambas as técnicas. Para isso, você pode começar com um brainstorm individual para levantar ideias iniciais e, então, reunir-se em grupo para refinar essas ideias. 

Além disso, vale ressaltar que cada uma dessas formas de brainstorming trazem características diferentes, por exemplo: 

Brainstorming em grupo 

  • Uma ideia de outra pessoa pode inspirar as demais;
  • A pressão em uma pessoa só diminui, pois todas têm a mesma importância no processo do brainstorm;
  • É mais fácil escalar o desenvolvimento e o escopo das ideias com a participação e opinião de mais pessoas. 

Brainstorming individual 

  • Como não é necessário combinar a agenda com demais pessoas, ele pode ser feito em qualquer hora e lugar, dando mais liberdade para a técnica;
  • Não há pressão ou insegurança para compartilhar suas ideias com outras pessoas;
  • É ideal para você aprofundar-se nas suas próprias ideias e inspirações, fomentando a criatividade

9 Técnicas de brainstorming para ter ideias de conteúdo melhores

Mas afinal, como fazer a técnica de brainstorming? Pois bem, existem diversas técnicas que você pode seguir para colocar em prática o brainstorm. Aqui, trouxemos 9 que podem te ajudar.

1. Mapa Mental

Podendo ser usado tanto em brainstormings em grupo quanto individuais, é uma abordagem de fluxo livre que faz com que você anote pensamentos, ideias e observações que surgem a partir de um tópico inicial. 

Para colocar essa técnica em prática, pegue um quadro branco, uma folha de papel ou uma ferramenta de mapa mental online (como a Lucid Chart).

Coloque o tópico central do brainstorm no meio do espaço e escreva as suas ideias ao redor dele. Trace linhas que partam do tópico principal e crie pelo menos quatro subtópicos que sejam relacionados ao tópico principal. 

Anote em cada um desses subtópicos ideias relacionadas a eles, podem ser curiosidades, títulos, dados relevantes, informações variadas, entre outros. Anote qualquer coisa que venha à sua cabeça.

mulher fazendo um mapa mental em uma folha de sulfite com canetas coloridas

Deixe o mapa mental completo e, após, você terá uma página inteira com ideias iniciais que podem ser refinadas. 

2. Brainwriting 6-3-5

Ideal para o brainstorm coletivo, o brainwriting 6-3-5 trabalha com um grupo de seis pessoas, todas na mesma sala. Para colocar esse método em prática, você deve dar a cada participante uma folha de papel dividida desta forma.

Então, inicie uma rodada de sugestão de ideias com a duração de cinco minutos para que cada pessoa escreva três ideias na sua folha. Depois, cada pessoa passa a sua folha para a pessoa à sua esquerda. 

Isso permite que cada um leia as ideias da pessoa anterior e inspire-se para acrescentar outras três ideias em mais uma rodada de cinco minutos. E assim por diante, até a folha “completar a roda”. 

3. Swipe File (Arquivo de Furto) de Conteúdo

Swipe file, que pode ser traduzido como “arquivo de furto”, é uma estratégia baseada em um compilado de conteúdos que te inspiram. Assim, essa técnica consiste em você passar algum tempo navegando pelo seu swipe file para inspirar-se a ter boas ideias. 

Para isso, uma boa ideia é ir reunindo essas inspirações ao longo do tempo, podendo ser links para postagens, imagens e demais conteúdos variados que podem te ajudar a desenvolver boas ideias. Sempre que você encontrar materiais que te chamem a atenção, lembre-se de acrescentá-los em seu swipe file. 

Assim, antes de começar um brainstorm, seja em grupo ou individual, analise seu swipe file e deixe que a sua criatividade tome conta. 

4. Análise de Lacunas

O brainstorming nem sempre precisa ser um processo 100% criativo. Por vezes, você só precisa reunir os dados corretos e transformá-los em grandes ideias. E uma forma de fazer isso é com o método de análise de lacunas.

Essa estratégia pode ser excelente para quem está em busca de criar conteúdos para blogposts e ranquear melhor o seu site nos buscadores do Google. Para saber mais sobre ela, acesse o artigo feito por John Reinesch sobre como roubar o tráfego de seus concorrentes com a análise de lacunas. Ainda, você pode conferir este guia do Zazzle para saber mais sobre essa técnica.

- Veja também: Saiba como criar uma estratégia de SEO de impacto? 

5. Foque antes nas “ideias ruins” 

Principalmente quando falamos do brainstorm coletivo, é possível que algumas pessoas sintam-se “travadas” para falar suas ideias. Por isso, uma forma de “quebrar o gelo” e estimular a participação de todos é começando o brainstorming focando nas “ideias ruins”. Isso mesmo!

Essa estratégia, além de tornar a participação de todos mais leve e divertida, também pode resultar em grandes ideias.

6. Brainstorming (literalmente) em movimento 

É comum que boas ideias surjam de forma inesperada quando estamos em movimento. Seja fazendo algum esporte, viajando ou até mesmo tomando banho. Apesar de não ser possível prever com antecedência se boas ideias surgirão nestes momentos, é possível replicá-los para estimular essa ação do pensamento.

colegas de trabalhando andando pelo escritório enquanto fazem um brainstorm

Assim sendo, uma boa ideia é criar um ambiente tranquilo que ajude a promover o pensamento criativo. Essa técnica é chamada de “brainstorming caminhando e conversando” e ela propõe exatamente isso: ter ideias durante uma caminhada fora do escritório. 

7. Busque inspiração de forma frequente, não somente nos momentos de brainstorming

O mundo está cheio de inspirações para você. Então, esteja sempre atento e pronto para sentir-se inspirado. Também, dedique um tempo para efetivamente buscar inspirações para suas ideias. 

Leia notícias, use o  Google Trends para ver quais são as tendências atuais e saber o que outras pessoas estão escrevendo ou dizendo sobre o assunto, esteja de olho nas redes sociais, acompanhe as novidades que acontecem ao redor do mundo. 

Todo esse conhecimento adquirido pode ajudar a aflorar a criatividade e trazer bons insights para o brainstorming.

8. Ideias rápidas: cinco minutos para dar ideias

Outra boa sugestão para saber como fazer a técnica de brainstorming é remover a barreira do tempo. Isso porque um problema que costuma aparecer no brainstorm é o esforço muito grande para ter ideias. Isso é minimizado quando antes mesmo do brainstorming iniciar e você já definir que são apenas cinco minutos para anotar as ideias. 

Para isso, ligue um cronômetro com cinco minutos e anote a maior quantidade de ideias nesse tempo. O exercício é compartilhar o maior número de ideias possível e, após o término desse tempo, refiná-las.  

9. Observe e analise seus concorrentes

Outra boa maneira de saber como fazer a técnica de brainstorming é utilizando os seus concorrentes como base. Você pode aprender com os acertos e erros deles e, também, a partir de ações feitas por eles, inspirar-se para criar campanhas ainda melhores. 

Qual é a técnica de brainstorming certa para você?

Por fim, é importante ressaltar que não existe técnica certa ou errada para você. Afinal, cada pessoa se comporta de uma maneira - e cada um tem a sua criatividade estimulada por gatilhos diferentes.

Por isso, a nossa dica é: teste. Vá descobrindo as melhores formas de brainstorm para fazer de forma individual e, também, aquelas que, em grupo, trazem melhores resultados para você. Caso esteja tendo dificuldades para se inspirar, busque outro método, e assim por diante. O importante é não se acomodar.

Gostou de saber mais sobre como fazer a técnica de brainstorming? Então, aproveite para compartilhar essas dicas em suas redes sociais e ajudar outras pessoas que também estão em busca de fazer um brainstorming mais produtivo!

Fonte(s):

Euax Consulting, Marketing PRO Afiliado e Semrush.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.