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4 vantagens de usar o perfil comercial do Instagram

Você sabe quais são as vantagens de usar um perfil comercial do Instagram? Então não saia deste artigo até entender como essa rede social pode...

Por Francis Trauer - Dia 12 de Jun de 2020 às 00:06

Você sabe quais são as vantagens de usar um perfil comercial do Instagram? Então não saia deste artigo até entender como essa rede social pode ser poderosa para alavancar a estratégia de marketing digital da sua marca!

Dados da We Are Social revelam que no mundo inteiro há 3,8 bilhões de pessoas conectadas às redes sociais. O brasileiro gasta, em média, 9h30m do dia navegando na internet (sendo mais de 3 horas nas redes sociais).

A mesma pesquisa revela que o Instagram está em alta — já são mais de 1 bilhão de usuários cadastrados no mundo —  e a própria empresa já confirmou que somente no Brasil, há quase 70 milhões de usuários ativos na rede social.

O que isso quer dizer e como esses dados estão relacionados às vantagens de usar o perfil comercial do Instagram? Quais são as funções liberadas para as contas comerciais? Como usufruir das vantagens de uma conta business?

A equipe da Nerdweb preparou um conteúdo repleto de dicas para responder suas dúvidas. Confira!

Por que  criar um perfil comercial do Instagram?

O Instagram for Business ou perfil comercial do Instagram é uma versão que oferece recursos exclusivos para agendar as empresas na expansão dos negócios.

Assim como há o Facebook Business e o LinkedIn para Negócios, o Instagram é uma rede social que pode ser utilizada de forma bastante estratégica para conectar as pessoas às suas paixões, inspirações e marcas que elas admiram ou atendem o que procuram no momento.

Mais do que uma rede que oferece uma série de recursos visuais e interativos, esse canal pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas. Aliás, você sabia que 89% das pessoas já realizou buscas online de um produto ou serviço? 

Além disso, mais de 59% dos internautas brasileiros já fizeram uma compra após ser impactado por um produto ou serviço que chegou na timeline por meio desta rede, segundo um Facebook Iq.

Ou seja, se a sua marca ainda não apostar nesta tendência pode ser um ótimo momento para avaliar a possibilidade. 

Apesar de ser um canal que se destaca, muita gente tem dúvidas sobre as vantagens de criar um perfil comercial do Instagram. Será que qualquer empresa pode usar o Instagram for Business? Há segmentos que possuem mais potencial para a ferramenta? 

De fato, são perguntas importantes. Tudo depende do segmento, dos hábitos de consumo da persona, do comportamento do público que se relaciona com sua empresa e do produto, claro. Por isso, cabe uma análise inicial antes de criar a conta.

Mas independente disso, é inegável que um perfil comercial no Instagram tem uma série de benefícios como:

  • Ferramentas específicas para a venda;
  • Fornecimento de dados analíticos sobre o perfil do cliente;
  • Recursos especiais para campanhas e anúncios patrocinados;
  • Possibilidade de conectar outros canais de atendimento ao perfil por meio de botões.

 A seguir, vamos abordar um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens de usar o perfil comercial do Instagram.

1. Você pode criar um botão que facilita o contato com o cliente

Quem nunca desistiu de fazer uma compra ou tirar uma dúvida por causa da dificuldade de encontrar um contato correto? Ao transformar a conta da sua empresa em um perfil comercial do Instagram, esse problema pode ser resolvido de vez!

A partir do momento em que você aderir à ferramenta, é possível configurar um botão de contato na parte inferior do bio. O usuário pode clicar neste campo e entrar em contato com o seu time de vendas de forma simples e rápida.

São exemplos de chamadas para ação que podem ser configuradas na ferramenta:

  • Entrar em contato pelo WhatsApp;
  • Enviar e-mail;
  • Ligar;
  • Enviar mensagem;
  • Visitar site.

 No caso do call to action que leva o potencial cliente para o WhatsApp, o interessante é que o usuário clica em cima e o aplicativo de mensagens  já é aberto. No caso do e-mail, a pessoa também já é redirecionada para a tela de composição de um e-mail e assim por diante.

Mais do que uma vantagem, esse tipo de ação é uma necessidade. Não espere muito para configurar seu perfil comercial do Instagram. Seu concorrente já pode estar lá!

2. É possível  criar sua própria loja virtual no perfil comercial do Instagram

Cerca de 90% dos internautas já visitou uma loja virtual algum dia (We Are Social). 

De olho nessa tendência, a equipe do Instagram lançou recentemente, a função shopping: uma alegria e tanto para as empresas que estão vendendo online ou querem migrar para esse formato devido à demanda atual.Pessoa tirando foto de sua loja de roupa com um tablet para postar no Instagram.

Ou seja, você pode criar sua própria loja virtual por meio de um perfil comercial do Instagram e configurar a exibição dos seus produtos — que podem estar no catálogo do Facebook ou de um e-commerce.

Para criar sua vitrine virtual e compartilhar suas ações promocionais com o mundo virtual por meio dessa novidade, é preciso que você use um perfil comercial do Instagram associado à página da empresa no Facebook.

Para ativar o recurso, o Instagram faz uma análise e se tudo estiver certo, você poderá usufruir de uma série de vantagens como: marcar produtos da loja, inserir os valores dos produtos, utilizar os stories para aumentar o alcance dos produtos cadastrados no catálogo, conectar a funcionalidade ao seu e-commerce e muito mais!

A ferramenta pode ser uma verdadeira mão na roda, não acha?

3. Tenha acesso a dados reais das interações pelo Analytics

Desde 2016, é possível criar stories e fazer lives no Instagram. Esses formatos permitem a criação de mil e uma estratégias para gerar engajamento, oferecer conteúdo relevante e claro, elaborar estratégias com o objetivo de gerar leads.

Mas do que adianta usar todos os recursos sem saber o que está dando resultado e qual é a performance de cada ação em tempo real? No perfil normal, sua empresa não terá acesso a dados complexos que podem ser a base para rever estratégias e analisar o desempenho de cada post no feed ou no story.

Usar o perfil comercial do Instagram vai iluminar sua estratégia. O Instagram para negócios tem ferramentas que permitem que você tenha acesso em tempo real a uma série de informações valiosas, como, por exemplo:

  • Contagem de seguidores por faixa etária;
  • Número de interações;
  • Alcance;
  • Engajamento;
  • Porcentagem de pessoas que salvaram a publicação;
  • Gênero do público;
  • Localização dos seguidores;
  • Número de cliques entre outras!

 Existe uma seção no perfil comercial do Instagram que fornece insights e gráficos que facilitam a leitura dos dados. Em cada publicação, também é possível visualizar os dados!

4. O Instagram pode fortalecer o relacionamento com seu público

Uma pesquisa realizada pelo Facebook que é a empresa que também gerencia o Instagram revela que a presença de uma marca nesta rede social pode impulsionar o relacionamento com o cliente e associar a empresa a uma imagem positiva.

Homem usando o celular no quarto; está segurando um guarda-chuva, pois estão chovendo curtidas do Instagram.

Tudo depende da estratégia e do posicionamento da marca, claro. Porém, mais de 80% dos internautas brasileiros acredita que as corporações que estão no Instagram são mais criativas e populares!

Além disso, essa rede conta com várias funcionalidades que aproximam o contato entre a marca e o usuário.Preparamos uma lista com alguns exemplos:

  • O cliente consegue enviar mensagens pelo direct;
  • O uso das hashtags facilita a busca dos usuários por inspirações de marcas, conteúdos relevantes e pessoas;
  • É possível fazer compras pelo Instagram pela loja virtual;
  • As pessoas podem compartilhar os produtos e marcar a empresa;
  • A empresa pode interagir com os consumidores por meio de enquetes, campanhas por # e outros recursos.

 Além desses benefícios, ter um perfil comercial do Instagram é essencial para o sucesso da sua empresa caso essa seja uma rede social estratégica para a marca. 

Um perfil corporativo sempre passa mais credibilidade do que um perfil pessoal e no caso de segmentos específicos como alimentação, moda, arquitetura, entre outros, a rede é uma ponte que faz a interação com o cliente. 

Para explorar todos os benefícios, é muito importante que a sua estratégia seja bem definida, tanto em conteúdo textual e fotográfico, como na própria personalidade da marca.

Por fim, ao recapitular todos os motivos e vantagens para criar seu perfil comercial no Instagram, é possível dizer que essa é uma rede que pode impulsionar as vendas do seu negócio, além do branding e do próprio relacionamento com potenciais clientes. 

Para isso, as ferramentas que vão desde relatórios à loja virtual são o que diferenciam o Instagram for Business!

Que tal testar todas as ferramentas e explorar os benefício, na prática agora mesmo? Fica a dica!


Gostou das dicas, mas precisa de ajuda para gerenciar o perfil comercial do Instagram da sua marca de forma estratégica? Converse com os especialistas da Nerdweb agora mesmo e tire suas dúvidas!

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