Saiba como criar uma estratégia de SEO de impacto?
Saber como criar uma estratégia de SEO e, é claro, colocá-la em prática, é algo que fará toda a diferença para o seu negócio. Isso porqu...
Saber como criar uma estratégia de SEO e, é claro, colocá-la em prática, é algo que fará toda a diferença para o seu negócio.
Isso porque, quando bem feito, o SEO auxilia as suas páginas a terem um maior número de acessos e alcance na internet. Ainda, é importante para aumentar a credibilidade da sua marca e, também, potencializar as conversões e as vendas da sua marca.
Mas se você tem dúvidas sobre o assunto, quer saber efetivamente sobre como criar uma estratégia de SEO e compreender mais sobre esse tema tão importante e complexo, nós estamos aqui para te ajudar. Acompanhe o artigo e fique por dentro dessa metodologia!
O que é uma estratégia de SEO?
Antes de saber como criar uma estratégia de SEO, é essencial compreender O QUE É uma estratégia de SEO, certo?
Assim sendo, pode-se dizer que essa estratégia é o processo de organizar o conteúdo de uma página (site, blog, e-commerce, entre outros) por tópicos. Esse cuidado auxilia os mecanismos de busca, como o Google, a entenderem melhor a intenção do usuário durante a pesquisa.
Entretanto, engana-se quem pensa que basta separar os conteúdos por tópicos e acabou.
Isso porque é estimado que o Google utilize mais de 250 variáveis para determinar o posicionamento de uma página quando ela é pesquisada.
Esses fatores compõem o algoritmo orgânico - ou seja, aquele que é feito de forma natural, não por meio de patrocínio/mídia paga, - e é difícil saber exatamente quais são e como utilizar a seu favor essas 250 variáveis.
Entretanto, a estratégia de SEO te auxilia a deixar as suas páginas mais facilmente encontráveis pelos usuários. E isso acontece porque o Google passa a considerar os seus endereços virtuais confiáveis, com credibilidade e de alta qualidade.
E sabemos que as primeiras páginas que aparecem nas pesquisas do Google são, facilmente, as mais acessadas, não é mesmo?
Porém, apesar de não saber exatamente quais são essas 250 variáveis para garantir o sucesso do seu negócio, se você deseja compreender mais sobre como criar uma estratégia de SEO, trouxemos aqui ações que foram testadas e comprovadas nos últimos anos - e que estão dando certo.
- Você também pode se interessar por: Tendências de SEO: aprenda a rankear em 1º lugar
Por que é importante saber como criar uma estratégia de SEO?
Agora que você sabe melhor sobre o que é uma estratégia de SEO (e logo saberá como criar uma estratégia de SEO) , é hora de compreender a importância desse método para o seu negócio.
Acima, explicamos que um bom SEO fará com que a sua página seja listada no Google e demais buscadores logo no início da pesquisa.
Consequentemente, o seu site será mais acessado pelos usuários e, assim, você atrairá mais público, de forma orgânica, para as suas páginas. Entretanto, é importante ressaltar que, exatamente por ser uma estratégia orgânica, é algo que trará resultados a longo prazo.
Isso acontece porque é preciso que antes de posicionar bem o seu site nas pesquisas realizadas, o Google entenda que ele realmente é confiável e trará a resposta para a busca feita pelos usuários. Somente assim será possível, de forma natural, sem investir em anúncios, garantir as primeiras posições do Google para o seu negócio.
Como criar uma estratégia de SEO sólida e eficaz?
Faça uma lista de assuntos relevantes para o seu negócio - e que possivelmente serão pesquisadas pelo seu público-alvo/clientes
As palavras-chave são, sim, a base do SEO. Entretanto, o primeiro passo para o seu crescimento orgânico não é defini-las tão rapidamente, mas sim, fazer uma lista de assuntos para falar a cada mês.
Dessa forma, anote entre 10 a 15 termos associados ao seu produto ou serviço. Usando uma ferramenta de SEO (como a Keyword Tool, do Google, por exemplo) identifique o volume de pesquisa relacionado a elas e pense em variações desses termos que façam sentido para o seu negócio.
Esses assuntos provavelmente serão associados a palavras-chave de cauda curta populares. Entretanto, não é interessante dedicar posts individuais a essas palavras-chave, já que elas são muito competitivas para fazer seu site subir no ranking se estiver começando o processo de otimização.
Use o volume de pesquisa e a concorrência para saber quais são essas 10 a 15 palavras-chave de cauda curta relevantes e que são pesquisadas pelo seu público. Coloque-as em ordem de prioridade com base no volume de pesquisas mensais e sua relevância para a sua empresa.
- Confira: 9 falhas de SEO que você não pode cometer para ser bem indexado no Google
Escolha as palavras-chave mais importantes - e foque nas palavras de cauda longa (long tail keywords)
Agora que você já sabe quais são os assuntos mais relevantes para a sua marca se posicionar melhor no Google, é hora de definir as principais palavras-chave que são utilizadas.
Conforme falamos anteriormente, as palavras-chave de cauda curta são extremamente competitivas e é difícil posicionar bem a sua página nesses termos quando se está no início da estratégia de SEO. Assim sendo, priorize as palavras-chave de cauda longa.
Geralmente elas têm menor volume de pesquisa, mas alta probabilidade de conversão. Além disso, são mais fáceis de posicionar no topo dos resultados orgânicos do Google em um período de tempo menor.
- Veja também: SEO: como utilizar imagens para o Google e aumentar o tráfego do seu site
Crie um blog
Para saber como criar uma estratégia de SEO de sucesso, aposte em um blog. Isso porque o blog é uma excelente maneira de educar o público sobre assuntos relevantes e, também, aumentar a credibilidade e autonomia da sua marca no ambiente digital. Além de, é claro, passar uma imagem positiva da empresa para os usuários.
O blog é o local em que você poderá trabalhar de forma mais densa as palavras-chave relevantes para o seu negócio. Você poderá responder questões variadas que o público pode ter sobre a sua área de atuação, mas não falará necessariamente sobre o seu serviço ou produto.
Se você tem uma padaria, por exemplo, o blog é o lugar para falar sobre os diversos tipos de pães, receitas variadas, a diferença do pão artesanal para o pão comum, entre outros.
Esse é só um exemplo, mas o blog é essencial para o SEO de todas as empresas, sejam elas B2B ou B2C.
Publique conteúdos novos com uma boa frequência (pelo menos uma vez por semana) para desenvolver autoridade de página
Além de ter o seu próprio blog, é importante que ele seja atualizado com frequência com conteúdos qualificados.
Ao produzir os conteúdos, lembre-se sempre de que você está escrevendo para o seu público, não para os mecanismos de busca. Assim sendo, escreva sobre assuntos que são de interesse dos seus prospects, insira as palavras-chave relevantes no corpo do texto e assim, com o tempo e aos poucos, o público começará a clicar no seu conteúdo.
Acompanhe as tendências de SEO e monitore seus resultados
Outro ponto essencial para saber como criar uma estratégia de SEO é compreender que essa não é uma ciência exata, mas que ela está em constante mudança e expansão.
Por isso, é de extrema importância manter-se atualizado, buscando novidades na área, ferramentas que auxiliem a melhorar o posicionamento da sua página e, é claro, sempre lembrando que o foco é ser uma marca relevante para o público.
Além disso, desenvolva o hábito de monitorar os resultados das suas ações, tendo em mente que a métrica mais importante para saber se elas estão dando certo é a de tráfego orgânico. Para isso, não hesite em usar ferramentas que te permitam ter todo esse conhecimento.
Por fim, mas não menos importante, sabemos que compreender como criar uma estratégia de SEO é um processo que envolve tempo e conhecimento. E nós estamos aqui para te ajudar! Entre em contato conosco e saiba como a Nerdweb pode te auxiliar a potencializar as suas estratégias de marketing digital.
Referências:
https://www.similarweb.com/corp/blog/marketing/seo/complete-guide-for-a-high-impact-seo-strategy/
https://digitalks.com.br/artigos/18-estrategias-de-seo-extremamente-efetivas/
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