SEO

Pesquisa indica insatisfação de usuários com resultados do Google. Como isso afeta o SEO?

Não há dúvidas de que, diariamente, pesquisamos informações e dicas sobre diferentes temas no Google e que, indiscutivelmente, a plataforma é...

Por Francis Trauer - Dia 07 de Mar de 2023 às 00:03

Não há dúvidas de que, diariamente, pesquisamos informações e dicas sobre diferentes temas no Google e que, indiscutivelmente, a plataforma é a principal referência global para buscas na internet.

Mas apesar disso, uma pesquisa realizada pela SEMRush apontou que boa parte dos usuários do Google não ficam muito satisfeitos com os resultados obtidos em suas buscas e, em muitos casos, precisam “refinar” suas pesquisas para finalmente encontrarem o que precisam.

Tudo isso acende um alerta importante a todos os profissionais e empresas que investem no marketing de conteúdo para se atentarem e melhorarem ainda mais suas estratégias de SEO, conforme as reais necessidades da plataforma e de seus usuários.

Quer saber mais sobre essa pesquisa e como otimizar melhor seus conteúdos para ter resultados mais satisfatórios nas buscas? Então, continue aí e tome nota das dicas a seguir.

Boa leitura!

O que mostrou exatamente a pesquisa?

Entre os principais levantamentos apontados na pesquisa da SEMRush, vale destacar alguns pontos essenciais, que enaltecem bem a perspectiva dos usuários ao buscarem alguma informação específica no Google.

Confira!

  • Diversos usuários alegam não estar satisfeitos com seus resultados na primeira SERP e, portanto, costumam aprimorar e refinar suas consultas;
  • 27,6% das buscas no Google passam por esse tipo de processo de “refinamento”;
  • Quase 30% dos usuários dizem ampliar suas buscas de alguma forma.

O que o Google tem feito para melhorar essa experiência?

Quem atua ou investe em marketing de conteúdo com otimização SEO certamente têm acompanhado as diversas atualizações e mudanças anunciadas pelo Google nos últimos anos em relação a isso.

Afinal, já está mais do que claro que a plataforma tem modificado frequentemente seus algoritmos no intuito de proporcionar melhores experiências aos seus usuários, tornando as buscas cada vez mais humanizadas do que meramente mecânicas.

Sendo assim, logo de cara, podemos considerar que, hoje, criar conteúdos com SEO não requer somente conhecer técnicas específicas, mas também é preciso promover experiências positivas e, principalmente, atender às reais necessidades buscadas pelos usuários.

pessoa fazendo pesquisa na internet

Mas muito além disso, após a pesquisa em questão, o Google se manifestou por meio de um de seus engenheiros no Twitter, o Danny Sullivan.

Segundo o post, o representante pediu para que as pessoas se sintam à vontade para compartilharem as pesquisas que as decepcionaram, para que assim, o Google possa analisar mais detalhadamente e entender as questões mais a fundo, visando melhorar essa experiência.

Por fim, o engenheiro ainda publicou um artigo do Google que destaca uma série de melhorias que a equipe interna tem realizado nos últimos anos para aprimorar seus processos de busca.

E o que isso tem a ver com as suas estratégias de SEO?

Ainda que o Google tenha assumido publicamente a responsabilidade de buscar melhorias contínuas para melhorar a experiência do usuário, sabemos que parte desse “problema” é nosso também.

Afinal, a plataforma apenas define e aprimora os algoritmos, mas quem deve otimizar os conteúdos corretamente são os profissionais e empresas que investem nessa estratégia.

Em outras palavras, mesmo que Google melhore os recursos de buscas em seu site, se seus conteúdos não foram realmente relevantes e não estiverem devidamente otimizados, ele não aparecerá como uma opção importante nas consultas do usuário.

Fora isso, vale reforçar o que acabamos de destacar no tópico anterior sobre a qualidade dos conteúdos publicados. Afinal, cada vez mais, o Google tem investido em recursos capazes de mensurar conteúdos mais relevantes e “humanizados” e deixado em segundo plano os materiais mais mecânicos e repletos de “macetes” apenas para rankeá-los melhor.

alvo com uma flecha na frente da tela de um notebook indicando uma estratégia de SEO bem sucedida

Ou seja, é notória essa transformação da plataforma em busca de melhorar a qualidade de suas indicações de conteúdos mais relevantes aos seus usuários e, em partes, isso depende de todos aqueles que criam conteúdos e investem em campanhas de otimização.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância de acompanhar as mudanças e atualizações do Google em relação ao SEO, visto que a experiência nas buscas ainda está longe de ter resultados 100% satisfatórios entre boa parte dos usuários da plataforma.

Curtiu o post? Quer saber mais dicas para melhorar os seus resultados digitais? Então, aproveite para ler também o nosso próximo post e saiba o que é copywriting e quais as vantagens dessa estratégia. Boa leitura!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.