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Google August Core Update 2023: conheça as mudanças do algoritmo do buscador em SEO

Em agosto de 2023, muitos profissionais de marketing voltaram seus olhos para o anúncio do Google sobre a mais recente atualização de seu algori...

Por Francis Trauer - Dia 11 de Oct de 2023 às 00:10

Em agosto de 2023, muitos profissionais de marketing voltaram seus olhos para o anúncio do Google sobre a mais recente atualização de seu algoritmo de busca, conhecida como August 2023 Core Update. Este movimento, parte de uma série contínua de atualizações regulares do gigante da busca, visa aprimorar e refinar as pesquisas, visando resultados mais precisos e relevantes para os usuários em todo o mundo.

A atualização, que foi implementada globalmente, trouxe consigo uma série de mudanças que têm o potencial de impactar significativamente a performance de sites nos resultados de busca. Embora as especificidades das alterações no algoritmo permaneçam um mistério, o Google enfatiza que cada vez mais a importância de conteúdo de alta qualidade e relevância para manter e melhorar as classificações de busca.

Com a implementação do August 2023 Core Update, sites e profissionais de SEO em todo o mundo estão atentos aos impactos e ajustando suas estratégias para garantir que continuem a oferecer conteúdo valioso e relevante para seu público, alinhado com os padrões do Google para busca na web. O que será que eles descobriram?

Impacto do August Core Update 2023

Embora o Google não revele detalhes específicos sobre as mudanças no algoritmo, a atualização afeta todos os sites globalmente, independentemente do idioma.  Veja algumas delas:

1. Search Generative Engine (SGE)

O Search Generative Engine é uma das inovações introduzidas pelo Google no August Core Update 2023. Utilizando avançadas técnicas de inteligência artificial, o SGE tem como objetivo melhorar a precisão e a relevância dos resultados de busca, proporcionando aos usuários respostas mais diretas e informativas para suas consultas.

Desta forma, sites que fornecem respostas diretas e informativas podem se beneficiar, ganhando maior visibilidade nos resultados de busca.

2. Perguntas frequentes e Tutoriais

O Google anunciou a redução da visibilidade de FAQPages (Perguntas Frequentes) e a limitação dos resultados de How-To (tutoriais) para desktops no August Core Update 2023. Essa mudança visa proporcionar uma experiência de pesquisa mais limpa e focada, eliminando informações redundantes ou desnecessárias dos resultados de busca.

Por isso, é essencial adaptar o conteúdo de FAQ e How-To para garantir que ele continue a fornecer valor aos usuários, mantendo a conformidade com as novas diretrizes do Google. A ênfase deve ser colocada na criação de conteúdo útil, relevante e bem estruturado.

3. Originalidade em pauta

O Google continua a defender a necessidade de conteúdo útil, relevante e original. Sites que oferecem tal conteúdo têm maior probabilidade de serem favorecidos nas classificações de busca.

4. Autoridade sobre os temas

Os desenvolvedores também destacam a importância de estabelecer autoridade em um tópico específico. Sites que são vistos como autoridades em seus nichos podem esperar um melhor desempenho nos resultados de busca.

O que fazer se a sua audiência cair drasticamente nestes últimos meses após o update?

Análise Detalhada

Se você perceber uma queda significativa no tráfego ou na classificação do seu site após a implementação do August Core Update 2023, é essencial realizar uma análise detalhada. Investigue as métricas de tráfego, avalie o desempenho das páginas individuais e identifique possíveis áreas que necessitam de melhorias.

Além disso, veja quais foram as páginas que não apresentaram bom desempenho e verifique quais palavras-chave levavam tráfego a elas. Questione se o seu conteúdo tem autoridade e originalidade nestes temas.

equipe de marketing analisando dados de tráfego dos sites no Google

Avaliação de Conteúdo

Revise o conteúdo do seu site para garantir que ele atenda aos padrões de qualidade e relevância enfatizados pelo Google. Certifique-se de que o conteúdo é original, informativo e oferece valor real aos usuários. Elimine ou atualize conteúdo desatualizado ou de baixa qualidade.

Veja algumas perguntas que você pode se fazer durante uma auditoria minuciosa:

  • O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
  • Ele inclui uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto?
  • O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
  • Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade ao material?
  • O título principal ou da página mostra um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no título principal ou da página?
  • Este é o tipo de página que você adicionaria aos favoritos, compartilharia com um amigo ou recomendaria para alguém?
  • Você esperaria ver esse conteúdo em uma revista, enciclopédia ou livro impresso?
  • O conteúdo oferece um valor significativo quando comparado a outras páginas nos resultados da pesquisa?
  • O conteúdo apresenta problemas de ortografia ou estilo?
  • O conteúdo é bem produzido ou parece ter sido feito às pressas ou com pouco cuidado?
  • O conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores? Ele está espalhado por uma grande rede de sites? Esses fatores costumam fazer com que a produção de páginas e sites específicos seja menos cuidadosa.

Foco em E-A-T

Avalie o Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness (E-A-T) do seu site. Certifique-se de que o conteúdo é criado por autores qualificados e confiáveis, e que as informações são precisas e bem fundamentadas.

Ou seja, você precisa investigar estas indagações:

  • O conteúdo apresenta as informações de maneira confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?
  • Se alguém pesquisar o site que produz o conteúdo, a pessoa vai ter a impressão de que ele é confiável ou reconhecido como autoridade no assunto?
  • O material é escrito por especialistas ou entusiastas que comprovadamente conhecem bem o tema?
  • O conteúdo apresenta erros factuais que podem ser facilmente verificados?

Ajustes Técnicos

Verifique aspectos técnicos do seu site, como tempo de carregamento, compatibilidade com dispositivos móveis e estrutura de links internos. Faça ajustes necessários para melhorar a experiência do usuário e a performance do site.

Consulta com Especialistas

Se necessário, consulte especialistas em SEO como os profissionais da Nerdweb para obter insights e orientações sobre como otimizar seu site de acordo com as novas diretrizes do Google. Uma perspectiva externa pode oferecer valiosas sugestões de melhorias.

Monitoramento Contínuo

Após implementar as mudanças, monitore continuamente o desempenho do seu site. Use ferramentas analíticas para rastrear o tráfego, as classificações e outras métricas importantes. Esteja preparado para fazer ajustes adicionais conforme necessário para garantir que seu site se mantenha competitivo nos resultados de busca.

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Neste cenário, contar com uma agência especializada em SEO e produção de conteúdo, como a Nerdweb, pode fazer toda a diferença. Com uma vasta experiência no campo, nossa equipe está pronta para ajudá-lo a navegar pelas complexidades do August Core Update 2023, garantindo que seu site esteja otimizado de acordo com as mais recentes diretrizes do Google.

Não deixe que as mudanças no algoritmo afetem negativamente a performance do seu site. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a manter e melhorar sua presença online, garantindo que seu site continue a atrair e engajar seu público-alvo com sucesso.

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