Marketing

Marketing Conversacional: o que é, como usar no seu negócio e os benefícios da tendência

Você já ouviu falar sobre marketing conversacional? Acredite: mesmo que você não seja familiarizado com esse termo, é altamente provável que ...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Feb de 2023 às 00:02

Você já ouviu falar sobre marketing conversacional? Acredite: mesmo que você não seja familiarizado com esse termo, é altamente provável que você já tenha entrado em contato com uma empresa que utiliza essa estratégia no seu dia a dia. E você logo vai entender o motivo.

Pois bem, sabemos que o consumidor atual, ao entrar em contato com as mais diversas marcas - e pelos mais diversos canais de comunicação, sejam eles físicos ou digitais, - está sempre em busca de um atendimento impecável, ágil, personalizado, humanizado e eficiente. 

Então, para suprir todos esses desejos e necessidades do consumidor, o marketing conversacional começou a ganhar cada vez mais espaço. Isso porque essa técnica utiliza ferramentas tecnológicas a seu favor para efetivamente atender aos clientes.

Assim sendo, se em algum momento da sua vida você já trocou mensagens com uma marca por meio de um chat automatizado, você já teve contato com o marketing conversacional. Interessante, não é mesmo? 

Agora, continue acompanhando o texto para entender mais sobre essa estratégia que ganha cada vez mais força!

O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional consiste na utilização de tecnologias, como a inteligência artificial (IA) para atender o cliente de forma mais humana e customizada. Os chatbots (assistentes virtuais), por exemplo, podem ser um bom exemplo de marketing conversacional utilizado por diversas marcas.

Vale lembrar que, além de esclarecerem possíveis dúvidas dos consumidores, as ferramentas de marketing conversacional também podem auxiliar na otimização do processo de venda, ajudando a conduzir potenciais clientes por meio da jornada de compra.

Assim sendo, o marketing conversacional é mais uma estratégia que pode ser uma grande aliada na hora de conquistar e fidelizar clientes em um mercado tão competitivo. 

Porém, para ela funcionar de maneira efetiva, é essencial ressaltar que a técnica deve ser muito bem executada, com diálogos inteligentes e eficientes, que realmente humanizem o contato digital entre o público e a empresa.

Por que apostar em marketing conversacional?

Existem alguns motivos pelos quais as empresas devem conhecer e investir nessa estratégia, dentre eles, destacamos alguns que você precisa conhecer:

Atendimento 24/7, não somente durante o horário comercial

O primeiro ponto de destaque em investir em estratégias de marketing conversacional é o fato de essa estratégia permitir que a sua marca possa atender aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por outro lado, ao utilizar somente o atendimento feito por pessoas, é esperado que o cliente receba respostas em horários específicos.

ilustração de um homem conversando com um robô por uma tela de celular, representando o atendimento 24h via chatbot

Porém, vale ressaltar que o marketing conversacional não anula e/ou substitui o atendimento humano, apenas torna-o mais eficiente, ágil e inteligente. 

Em alguns casos, o atendimento via chatbots pode, sim, substituir o humano - quando o cliente pergunta coisas consideradas mais simples, como o horário de funcionamento da empresa, telefone para contato, endereço, formas de pagamento, aceitas, entre outros. 

Porém, existem casos em que é necessário que haja o atendimento humano para aprofundar a conversa. Entretanto, quando o atendente for conversar com o lead, ele já saberá de antemão o que o lead deseja, pois ele terá passado por essa “triagem” prévia com o chatbot.

Melhorar a experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente é o verdadeiro objetivo da utilização de estratégias de marketing conversacional. Afinal, o cliente atual não busca qualidade apenas no produto ou serviço que comprou, mas também no atendimento. 

Assim sendo, ao utilizar a inteligência artificial a seu favor, a empresa pode oferecer respostas imediatas e personalizadas e, também, reduzir  tempo de espera na fila para o atendimento. 

Dessa forma, a marca mostra-se preocupada em oferecer uma experiência positiva ao cliente, aumentando o seu índice de satisfação e, consequentemente, fidelização.

- Você também pode se interessar por: Marketing de Relacionamento: Confira 4 dicas infalíveis.

Não ficar para trás da concorrência 

Outro ponto importante sobre o marketing conversacional é: se a sua empresa não o fizer, é importante saber que concorrentes já estão utilizando essa estratégia

Assim, se o consumidor buscar tirar dúvidas fora do horário comercial sobre um produto que tanto você quanto o seu concorrente vende, e o seu concorrente tiver um chatbot eficiente e a sua empresa não, você sairá perdendo.

Otimização de tempo e redução de custos

A inteligência artificial também auxilia a otimizar o tempo, tanto do cliente quanto dos colaboradores. Assim, com ela, os profissionais podem dedicar-se a tarefas que exigem mais pensamento estratégico e menos operacional - já que o chatbot fará essa parte da demanda. 

Além disso, as ferramentas de marketing conversacional auxiliam a tornar a jornada de compra do cliente mais fluida e curta.

- Veja também: O que é a jornada de compra do consumidor? Conheça cada uma das etapas 

mulher usando o celular para fazer compras online

Atender um volume maior de leads em menos tempo

Vale lembrar que, por maior que seja uma empresa, a verba para contratar atendentes tem um teto que pode ser alcançada. 

Assim, ao utilizar ferramentas de marketing conversacional, é possível atender mais pessoas em um menor espaço de tempo. Afinal, o chatbot tem maior escalabilidade e rapidez para realizar os atendimentos.

Inclusive, podem existir momentos em que nem será preciso a intervenção humana para o consumidor finalizar a sua compra. 

Criar campanhas personalizadas para cada perfil de cliente, conforme a sua etapa na jornada de compra

As ferramentas de marketing conversacional, quando tem programadas, enviam mensagens personalizadas para cada cliente, sempre de acordo com a sua jornada de compra pessoal. Assim sendo, é possível utilizar as tecnologias para:

  • Enviar cupons de desconto exclusivos, vouchers, ofertas, lembretes, convites ou material rico para leads que já estão no meio e/ou fundo de funil;
  • Qualificar os atendimentos de vendas e priorizar aqueles que precisam de mais atenção ou proximidade, direcionando-os para os atendentes; 
  • Enviar links de agendamento de atendimento e/ou pesquisas de satisfação (NPS).

Colocando em prática as estratégias de marketing conversacional

Agora que você já sabe o que é marketing conversacional e a importância dessa técnica para o sucesso do seu negócio, que tal colocar essa ação em prática? 

Por fim, para ficar sempre por dentro das principais tendências e novidades que envolvem o universo do marketing, continue acompanhando o nosso blog e mantenha-se antenado sobre o que há de novo no setor. Inclusive, aproveite para acessar o texto Confira 6 tendências de marketing para 2023 e leve bons insights para o seu negócio! 

Fonte(s):

Hubspot, Inovação Sebrae Minas, Resultados Digitais e Zendesk.

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