SEO

Google Helpful Content é a atualização que nos mostra que SEO é sobre pessoas, não bots

Se a sua empresa e equipe de marketing já investe em conteúdos otimizados, é fundamental entender que, cada vez mais, o Google preza por um SEO ...

Por Francis Trauer - Dia 16 de Feb de 2023 às 00:02

Se a sua empresa e equipe de marketing já investe em conteúdos otimizados, é fundamental entender que, cada vez mais, o Google preza por um SEO focado mais nas pessoas do que em simples métodos mecânicos.

E para comprovar essa tendência basta acompanhar as recentes atualizações da plataforma sobre as novas diretrizes para criadores e proprietários de sites. Na prática, essas orientações sobre como fornecer conteúdos originais e devidamente relevantes aos usuários, focando mais na experiência humana.

Em outras palavras, o Google quer nos dizer que todo conteúdo precisa ser, de fato, original, relevante e útil para que vai consumí-lo e isso e não simplesmente um texto repleto de métodos mecânicos de SEO, só para ranqueá-lo melhor nas pesquisas.

E isso já se torna uma realidade não apenas com a atualização de diretrizes e de novas orientações do Google, como também a partir das mudanças recentes sobre os algoritmos da plataforma.

Ou seja, mais do que orientar, o Google está também criando formas de dar preferências aos conteúdos de melhor qualidade, mesmo que outros estejam completamente otimizados conforme os padrões anteriores.

Mas isso seria o fim do SEO?

De forma alguma! O que o Google propõe com essas atualizações se refere, na prática, a uma evolução sobre a forma de criar e trabalhar com o Marketing de Conteúdo.

Em outras palavras, a ideia é que os profissionais e criadores foquem mais na experiência do usuário do que em simples técnicas de otimização.

Dessa forma, com o advento de novas tecnologias capazes de filtrar os melhores conteúdos e de prezar por algoritmos mais atualizados, o Google quer que seus usuários encontrem novas experiências em suas buscas e que tenha acesso a materiais mais originais e relevantes, que realmente dialoguem com suas dores e desejos.

equipe de marketing discutindo os conteúdos que serão abordados pela empresa

E como investir em SEO com as novas atualizações do Google?

O primeiro passo é entender o que o Google quer dizer com “pessoas em primeiro lugar” em suas novas diretrizes.

Na verdade, isso não muda em nada a forma de fazer SEO e todo o conhecimento técnico de sua equipe ou de sua agência terceirizada continua a ser valiosa para a criação desses materiais.

No entanto, é fundamental e cada vez mais necessário que tais conteúdos sejam personalizados e que consigam, de fato, atender às reais necessidades do usuário.

E para isso, podemos sugerir algumas dicas práticas:

Crie conteúdos com foco em sua base

Ter uma base de dados sobre seus leads é fator básico para qualquer campanha de marketing digital. No entanto, saber usá-la estrategicamente pode ser o verdadeiro segredo para o seu sucesso.

Por isso, mais do que quantidade de contatos, é fundamental conseguir trabalhá-los de forma eficiente e direcionada. Assim, reforça-se a importância de uma boa automação de sua campanha e da definição de ações mais focadas no perfil de cada usuário.

Evite se tornar dependente da IA

Sem dúvidas a Inteligência Artificial revolucionou diversos setores da economia, inclusive o marketing. Porém, para que as novas diretrizes do Google sejam realmente atendidas e refletidas em resultados, é fundamental haver cautela no uso das tecnologias.

Afinal, a tendência apontada pela plataforma é de mais humanização e de menos mecanização. 

Fuja de conteúdos genéricos

Conteúdos são gerados aos montes a cada milésimo de segundos na internet e, obviamente, a maior parte deles se refere a textos genéricos e sem o devido direcionamento, reforçando a velha ideia de um SEO mecânico.

No entanto, os próprios algoritmos do Google vão passar a dispensar cada vez mais esse tipo de material e prezar por textos mais ricos, planejados e feitos, de fato, por pessoas e para pessoas.

redator escrevendo um texto publicitário

Preze por qualidade e não por quantidade

Já foi o tempo também em que obter resultados com conteúdos se referia a quantidade de publicações. Ou seja, empresas e suas respectivas equipes de marketing se transformaram em verdadeiras máquinas de produção, buscando atrair o máximo de leads com infinitas publicações.

Mas na prática, essa realidade é bem diferente! Aliás, o volume de conteúdos produzidos não quer dizer muita coisa, especialmente, se eles não agregarem valor ao usuário.

Sendo assim, vale muito mais prezar pela qualidade e relevância de seus conteúdos, do que meramente em números e quantidades de postagens.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre as novas diretrizes do Google e como fazer SEO em tempos que é mais importante focar nas dores e desejos das pessoas do que simplesmente conhecimentos técnicos e métodos mecânicos na produção de conteúdos.

Curtiu? Então, aproveite para ler também nosso artigo sobre o futuro dos cookies no Marketing Digital. Boa leitura!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.