5 Dicas de sucesso para vender via WhatsApp
O WhatsApp é hoje a principal ferramenta de comunicação dos brasileiros. Com a chegada da pandemia, muita gente passou a utilizá-lo também com...
O WhatsApp é hoje a principal ferramenta de comunicação dos brasileiros. Com a chegada da pandemia, muita gente passou a utilizá-lo também como ferramenta de trabalho e hoje podemos dizer que as vendas via WhatsApp são cada vez mais representativas.
A empresa é propriedade da holding Facebook e possui mais de 120 milhões de usuários no Brasil, sendo que o app está instalado em 99% dos celulares nacionais. A possibilidade de alcance com este aplicativo é imensa.
Em outras palavras: o seu público está no WhatsApp, independentemente de quem seja. Por esse motivo, você precisa estar lá, conversando com seus leads e aproveitando as oportunidades. Porém, não deve simplesmente disparar mensagens e esperar chover vendas: é preciso estratégia, tratar o app como o que deve ser: um canal de vendas.
Aqui vão algumas dicas para ajudar você a utilizar esta estratégia vencedora e tirar o maior proveito possível dela. Confira!
1. O WhatsApp possui uma ferramenta especial para criar contatos comerciais. Utilize-a!
Utilizar uma conta pessoal para realizar contatos é ineficiente, e não permite que você explore totalmente as possibilidades deste aplicativo. Mesmo quando você coloca o nome da sua empresa e a logo dela como sua foto de perfil.
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp voltada a empresas, e funciona especialmente bem quando aplicado por negócios individuais ou de menor porte. Ele possui várias funcionalidades para alavancar e organizar vendas. Você pode até utilizar um telefone fixo como número e utilizar o aplicativo apenas no computador!
Veja bem, utilizar o WhatsApp Business exige que você preencha seu perfil de maneira completa, já que ele funciona como um contato direto entre o cliente e sua empresa.
A vantagem do aplicativo é a possibilidade de automatizar mensagens para quando alguém fala com você fora do seu horário de atendimento e até criar menus para autoatendimento. Mas a melhor parte definitivamente são as métricas que o aplicativo oferece sobre seus atendimentos e clientes e a função para adicionar etiquetas à conversas (pedido finalizado; pagamento pendente; prazo para retorno) que facilita muito a vida de quem vai atender pelo aplicativo!
2. Em casos de prospecção ativa, peça autorização para mandar mensagens para seus clientes
Se você já recebeu ligações inoportunas de algum atendente de telemarketing tentando efetuar uma venda, sabe o quanto isso é incômodo. Mandar uma mensagem não solicitada ou autorizada para o WhatsApp de um cliente em potencial é definitivamente uma bola fora. As pessoas consideram seu WhatsApp uma extensão do seu espaço pessoal e violar isso é uma falta grave.
Soma-se a isso o fato de que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estipula como obrigatória a solicitação de permissão para usar qualquer dado advindo de clientes, e você tem uma excelente razão para fazer isso. Mensagens não solicitadas podem ser levadas a canais de reclamação e até a disputas jurídicas. A reincidência pode gerar multas altíssimas, então não faça isso.
3. Grupos são legais para usar com amigos. Para falar com vários clientes de uma vez só, utilize listas de transmissão.
Ninguém gosta de ser colocado no mesmo balaio com várias outras pessoas. Ainda mais quando se trata de uma proposta comercial ou venda. O tratamento individualizado deve ser sempre priorizado. Ao utilizar um grupo para falar com vários clientes de uma vez só, você está jogando fora uma das maiores qualidades do WhatsApp como canal de vendas, que é a personalização.
E para imaginar o resultado de um grupo com vários clientes, basta imaginar que um deles responda. O que você vai fazer? Inflar uma conversa com várias mensagens que não interessam a nenhum outro cliente? Despejar informações do pedido daquele cliente sobre o resto do grupo? Pois é. Definitivamente uma má ideia.
Com uma lista de transmissão você pode iniciar uma conversa com várias pessoas de uma vez só, mantendo a personalização e o atendimento individual. Só vantagens!
4. Não ofereça apenas seus produtos, ofereça conteúdo
Enviar propaganda pelo WhatsApp não é proibido, mas fazer apenas isso é limitar sua campanha com uma estratégia pobre.
Enviar conteúdo, se possível personalizado, é uma forma muito mais suave de cativar o interesse da sua lista de contatos. Envie dicas relacionadas ao uso do seu produto, notícias sobre novos desenvolvimentos ou sobre cases de sucesso e você estará criando credibilidade ao invés de incomodar seus clientes com publicidade incessante.
5. Construa sua audiência com o Facebook e o Instagram
Se você já cria conteúdo para essas duas mídias, deixar seu número de WhatsApp disponível em suas páginas e posts é uma excelente forma de atrair novos contatos. Também é possível criar um link especial para que as pessoas iniciem uma conversa instantaneamente com a sua empresa.
Como o WhatsApp é propriedade do Facebook, se você quiser anunciar na rede social ou no Instagram, você pode direcionar suas campanhas para o seu WhatsApp Business de maneira nativa e descomplicada. A melhor parte aqui é que com as opções de segmentação, você poderá atingir exatamente as pessoas que se encaixam no seu buyer persona e jogar os impactados diretamente para sua caixa de entrada.
Dica extra: Se você precisar que mais pessoas deixem seus números de WhatsApp para contato, ofereça uma pequena recompensa
Enviar mensagens sem autorização é muito ruim. Mas como prospectar ativamente, então?
A melhor forma de garantir que seu cliente ceda essa permissão para sua empresa, é oferecer uma recompensa digital. Um cupom de desconto para a próxima compra, ofertas especiais ou uma consultoria gratuita. Aí é com você. O importante é fazer o usuário se sentir valorizado e recompensado.
Dessa forma você libera mais um canal com esse cliente e o coloca de vez no seu funil de vendas.
Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e que consiga aplicá-las. Lembre-se: o WhatsApp é seu melhor amigo na hora de vender!
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