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Dia do Cliente: ações de marketing para e-commerces em 2023

Entre as inúmeras datas comerciais que são criadas para alavancar as vendas do comércio, em especial do e-commerce, vale destacar o Dia do Clien...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Jan de 2023 às 00:01

Entre as inúmeras datas comerciais que são criadas para alavancar as vendas do comércio, em especial do e-commerce, vale destacar o Dia do Cliente como uma excelente oportunidade de negócios virtuais.

Afinal, desde a sua origem, a data tem um objetivo unicamente comercial e focado em proporcionar vantagens e novas experiências ao consumidor por meio de produtos, serviços e soluções atrativas.

Por isso, se você quer saber mais sobre o Dia do Cliente, quando ele será comemorado em 2023 e quais ações de marketing você pode investir em seu e-commerce para aproveitar as oportunidades de vendas, basta ficar até o final do texto, pois separamos boas dicas sobre o tema.

Vamos conferir? 

Afinal, o que é e quando surgiu o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é uma data comercial que ficou estipulada em 15 de setembro, quando o seu criador, o empresário João Carlos Rego, teve a ideia de criar um dia exclusivo para homenagear os consumidores.

Porém, como o foco dos negócios é venda, mais do que homenagens, as empresas e lojas focam mesmo é nas promoções, sorteios, experiências e vantagens exclusivas de suas marcas para atrair mais clientes e converter mais vendas para suas marcas.

A data começou em 2003 e é considerada uma “invenção” brasileira, apesar de já ser copiada ou ter versões semelhantes em outros países.

Além disso, mais recentemente, passou-se a acontecer também em setembro a chamada Semana do Brasil, uma iniciativa do governo federal em aquecer as vendas dos comércios virtuais, como um modelo semelhante a famosa Black Friday, porém como uma cara mais abrasileirada.

donas de e-commerce preparando as encomendas

Sendo assim, o mês de setembro passa a ser considerado um excelente período para as vendas dos e-commerces, mas claro, também requer boas ações e diferenciais exclusivos por parte das empresas.

Quais as melhores ações de marketing para o Dia do Cliente?

Assim como em qualquer outra data comercial, o Dia do Cliente proporciona uma série de oportunidades a serem trabalhadas pelos e-commerces e abre uma porta imensa para se aplicar as melhores ações de marketing.

E se você busca algumas inspirações para o seu negócio, nós trouxemos algumas ideias a seguir. Confira!

Frete grátis

Pode parecer batida, mas oferecer frete grátis é sempre uma excelente estratégia de marketing e que pode facilmente ser trabalhada no Dia do Cliente.

Para se ter uma ideia, a pesquisa Consumer Propensity Study aponta que 74% dos consumidores brasileiros optam por comprar de empresas que oferecem algum tipo de desconto especial ou frete grátis para suas entregas.

Experiência do consumidor

Outra ideia interessante a ser trabalhada no Dia do Cliente é buscar soluções que influenciam a experiência final de uma compra, muito mais do que descontos ou promoções.

E na prática, isso pode ser feito de inúmeras formas, bem como um atendimento personalizado para este dia ou diferenciais exclusivos para clientes mais fidelizados, por exemplo.

Entrega de brindes

Quem não gosta daquele mimo especial ao comprar um produto? Na verdade, a entrega de brindes não tem a ver com o valor do material entregue, mas sim naquilo que ele pode representar na relação entre a marca e o consumidor.

Por isso, aproveitar o Dia do Cliente para reforçar essa aproximação por meio de simples lembranças pode ser uma excelente estratégia para o seu e-commerce.

cliente feliz ao receber entrega de e-commerce

Cartas e mensagens

É cada vez mais comum que algumas entregas sejam direcionadas com pequenas mensagens ao consumidor e esse simples gesto também faz muita diferença para a relação comercial.

Além disso, estamos falando de uma ação de marketing de baixíssimo custo e de grande valor na experiência de compra.

Por exemplo, enviar uma simples carta escrita a mão e personalizada ao comprador, agradecendo pela compra ou em comemoração ao Dia do Cliente, pode impactar significativamente essa relação.

Sorteios

Outra ação de marketing perfeita para o Dia do Cliente em 2023 é apostar em sorteios, que também abrem inúmeras possibilidades de atuação.

Por exemplo, você pode criar um sorteio de algum produto ou serviço gratuito e, além de divulgar o conteúdo, ainda pode agregar outras vantagens ao negócio, bem como atrair mais seguidores para as redes sociais, aumentar o engajamento de postagens, fomentar vendas etc.

Cupons de descontos

Oferecer descontos exclusivos para o Dia do Cliente é estratégia indiscutível e que deve ser bem investida.

No entanto, ao invés de simplesmente oferecer essas vantagens no final do carrinho de compras, que tal criar cupons específicos e gerar uma percepção de exclusividade ao cliente? Além disso, essas ações podem ser trabalhadas em conjunto com outras, como landing pages, formulários e enquetes, que posteriormente poderão fornecer dados valiosos sobre seus clientes.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o Dia do Cliente e quais são as melhores estratégias e ações de marketing a serem trabalhadas nesta data, especialmente pelos e-commerces em 2023.

E se você curtiu e quer conferir outras dicas para sua campanha em 2023, não deixe de ler nosso próximo artigo e conheça as principais tendências de marketing digital para o ano que vem. Boa leitura!

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