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Como fazer SEO orientado para busca por voz?

Você sabe como fazer SEO para busca por voz e por que essa estratégia pode melhorar seus resultados no Google? Praticidade, acessibilidade e agi...

Por Francis Trauer - Dia 21 de Apr de 2020 às 00:04

Você sabe como fazer SEO para busca por voz e por que essa estratégia pode melhorar seus resultados no Google?

Praticidade, acessibilidade e agilidade são alguns sinais que revelam que o futuro do SEO já chegou e fazer pesquisas a qualquer momento, de qualquer lugar faz parte deste momento.

Nas palavras do presidente do Google Américas, Allan Tygensen, estamos vivendo a “Era da Assistência”. Ou seja, ajudar o consumidor é mais importante do que nunca e a tecnologia pode ser utilizada com essa finalidade. 

Por isso, entender como fazer SEO para busca por voz é importante, já que praticamente 50% das buscas online são feitas dessa maneira, segundo a ComScore.

Sem mais delongas, leia o artigo com tudo o que você precisa saber para aplicar as técnicas e obtenha melhores resultados na internet!

Como fazer SEO para busca por voz?

Voice search ou pesquisa por voz é uma forma prática de buscar soluções na internet sem precisar digitar. No smartphone ou outros dispositivos móveis, esse recurso já é explorado por muita gente. 

Mas como atender a essa demanda das pessoas? Listamos algumas possibilidades. Confira:

  • Escolha palavras-chave no formato de cauda longa, no formato de perguntas e que tragam respostas;
  • Otimize seu site para tentar obter posicionamento nos featured snippets, recurso conhecido como posição zero do Google;
  • Aposte em uma linguagem natural, pensando sempre em responder a uma pergunta do usuário
  • Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio.

Celular com um balão de fala saindo de sua tela dizendo "Ok Google".

Para que você entenda a  importância de cada item na otimização dos motores de busca por pesquisa de voz, detalhamos o objetivo de cada recurso.

1. Featured snippets

Se você abrir o Google (não precisa ser agora) e pesquisar sobre um assunto como “filmes para assistir na quarentena” é provável  que apareça uma lista no topo da página dos resultados com várias indicações.

Os resultados que aparecem nas primeiras posições do Google não estão lá por acaso. Isso ocorre porque eles atenderam os critérios de otimização para SEO na análise dos algoritmos do Google.

No caso do SEO orientado para busca de voz, as assistentes virtuais também fazem esse trabalho. Ou seja, selecionam as respostas mais concisas para as perguntas dos usuários de forma rápida e eficiente.

Os snippets são fundamentais neste sentido, são informações destacadas em forma de parágrafo, tabela ou lista e um dos objetivos deste formato, é dar a resposta ao usuário de maneira rápida, por isso o Google prioriza os conteúdos que atendem esses requisitos.

É por isso que é tão importante investir em SEO, não só para alcançar a posição 0 do Google como também para que o conteúdo do seu site seja encontrado nas primeiras páginas.

Em outro artigo da Nerdweb, nós explicamos tudo sobre featured snippets

2. Selecione palavras-chave de cauda longa no formato de pergunta

Como as pessoas fazem perguntas no Google? Refletir sobre isso é essencial para aprender como fazer SEO para busca por voz de forma efetiva.

Se uma pessoa usa o celular para pesquisar uma receita saudável, por exemplo, é provável que ela faça uma pergunta do tipo “Como fazer uma receita saudável e rápida?”.

Isso quer dizer que, ao escolher palavras-chave curtas como “almoço” ou “receita”, a chance do seu conteúdo alcançar uma boa posição é menor. Por isso, opte por palavras-chave de cauda longa  — compostas por mais de uma frase  — e que estejam mais alinhadas à busca específica do seu público.

Você deve estar se perguntando se existe um jeito de encontrar os termos mais estratégicos e como fazer seo para busca por voz, pensando em palavras-chave de cauda longa, certo?

Sim, existe e separamos algumas dicas para te ajudar:

  • Estude sua audiência e entenda o perfil da persona do seu negócio/serviço;
  • Pesquise as principais dúvidas do seu público;
  • Lembre-se que a busca por voz inclui um número maior de palavras. Por isso, faça pesquisas objetivas;
  • Além do Google Keyword Planner, uss ferramentas como o Google Analytics Search Console para fazer uma pesquisa avançada das palavras-certas.

3. Use uma linguagem natural

Se refletirmos sobre a evolução constante da Inteligência Artificial (IA), veremos que há um mundo de possibilidades tecnológicas que vão da criação de robôs assistentes como a Siri, da Apple ou Waze que funciona como GPS aos softwares que são utilizados pela medicina para o diagnóstico preciso de pacientes.

Independente do formato, a tecnologia tem uma função: ajudar as pessoas e não o contrário. Como diria Steve Jobs: “A tecnologia move o mundo” e o mundo é composto por seres humanos reais, com dúvidas que afetam suas vidas diariamente. Portanto, faça uso de uma linguagem natural no conteúdo do seu site. 

Se alguém faz uma pergunta para um assistente virtual, a expectativa é que esse robô entenda o desafio a ser enfrentado e sem dúvidas, se destaca quem oferece resultados humanizados. A IA vai muito além da técnica. É  um sistema que simula a inteligência humana. 

Equilíbrio é tudo e você pode fazer o uso das técnicas de otimização para SEO, entendendo que  o usuário toma decisões, tem um certo comportamento na hora de fazer a busca e é uma pessoa com sentimentos, dores, dúvidas e desafios.

Por isso, a linguagem deve ser humanizada. Além de responder uma pergunta, a pesquisa por voz é praticamente um “diálogo” virtual.

4. Use o Google Meu Negócio

O Google Meu negócio é uma plataforma do próprio Google que ajuda a sua empresa ser encontrada mais facilmente na internet ou no Google Maps.

Quando as pesquisas são feitas por voz, essa é uma ferramenta  que pode ser utilizada a favor do SEO, já que ela permite que você cadastre informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços entre outras que podem responder as principais dúvidas do usuário.

Ao cadastrar seu empreendimento no Google Meu Negócio, o usuário tem mais chances de encontrar o estabelecimento por meio do recurso “perto de mim” (a indicação é feita pela pesquisa de voz do Google) que é um sistema que usa a localização para entregar os resultados mais relevantes.

Exemplo: uma pessoa ativa a função do “Ok, Google” e resolve fazer uma busca por voz para descobrir onde há um supermercado. Como a localização é um critério para selecionar os resultados, preencher um perfil no Google Meu Negócio ajuda na otimização.

… 

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