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O que são featured snippets?

A busca pela primeira posição no Google sempre foi o sonho de todos aqueles que trabalham com marketing de conteúdo. Porém, recentemente as reg...

Por Francis Trauer - Dia 01 de Jul de 2019 às 18:07

A busca pela primeira posição no Google sempre foi o sonho de todos aqueles que trabalham com marketing de conteúdo. Porém, recentemente as regras do jogo mudaram e com a chegada dos featured snippets, conquistar a posição zero do Google passou a ser a meta.

Há uma estratégia diferente para conquistar uma posição acima do primeiro colocado do ranking? Sim, há algumas otimizações que podem ser feitas no conteúdo para que ele possa estar, digamos assim, mais adequado a receber esse tipo de consideração do buscador. Nesse artigo, aprenderemos algumas dicas.

O que são featured snippets?

Featured snippets é um recurso incorporado recentemente pelo Google que exibe caixas de resposta no topo da página, de forma bastante objetiva, antes mesmo dos tradicionais resultados de busca. A ideia é que o usuário tenha acesso a resposta que procura sem precisar clicar em nenhum dos links listados.

Ou seja, ser o primeiro colocado nas buscas já não é mais o principal ponto a ser almejado, mas sim a chamada posição zero do Google. Esses snippets do Google são obtidos a partir de informações produzidas pelos sites e de forma orgânica. Portanto, é possível, sim, que a sua página consiga parar nessa posição sem precisar efetuar nenhum tipo de pagamento.

Quais são os tipos de featured snippets?

Basicamente, podemos classificar os snippets em três formas de exibição: parágrafos, listas ou tabelas. Vamos compreender melhor como funciona cada um deles.

Os parágrafos formam a maioria dos featured snippets. A ideia do Google é pinçar trechos específicos selecionados de uma das páginas mais bem classificadas e exibi-los de forma destacada antes das sugestões de links. Em princípio, os resultados respondem a perguntas diretas, como “o que é marketing digital” ou “o que é comunicação estratégica”.

Já as listas são compostas por trechos de sites que respondam objetivamente uma pergunta do usuário que demande uma espécie de ranquemento. Podem se enquadrar nessa categoria também os tutoriais com passo a passo. Uma busca por “quais são as cidades mais visitadas do mundo” pode retornar uma lista com todas elas.

Por fim, há ainda os featured snippets do tipo quadro ou tabela. Eles aparecem em geral quando pesquisamos um produto e há uma lista de versões e preços atrelados a ele. Por exemplo, ao buscar por iPhone X pode aparecer um snippet com a lista de preços de acordo com a capacidade de armazenamento.

Quais são os benefícios de ter um site como featured snippet do Google?

Você pode estar pensando: mas que vantagem eu tenho de exibir meu resultado no Google para o usuário se ele não irá clicar para entrar em meu site? De fato, desde que o buscador mudou as suas regras para incluir a chamada “posição zero” nos seus resultados, muita gente que estava em primeiro lugar em alguns termos de busca deve ter visto seus acessos diminuírem. Contudo, se essa é a regra do jogo, então é preciso buscar sempre a melhor posição.

O fato de ter um página do seu site em snippet significa autoridade máxima naquele termo – o que transmite credibilidade para o usuário. Além disso, graças a esse recurso você pode saltar posições: sua página pode ser a quinta colocada na lista, mas o featured snippet estará lá no topo. Isso indica que você respondeu àquela pergunta melhor do que qualquer outro, ainda que sua página como um todo não seja a mais otimizada.

Por fim, caso o usuário decida clicar para obter mais informações, então é no seu site que ele fará uma visita – o que pode ajudar bastante a aumentar o seu tráfego orgânico. Para os pequenos sites, mas com bom conteúdo, essa também é uma forma de competir com sites maiores. Buscar ser snippet, portanto, deve estar na sua lista de prioridades.

Dicas de otimização: como aumentar as chances de conquistar um featured snippet

Ok, você está convencido: conquistar um featured snippet é importante. Então, como fazer isso? Infelizmente, não há regras claras para isso e o Google mantém esse segredo guardado a sete-chaves. Entretanto, ainda que não exista uma fórmula, existem características em comum observadas que nos dão um indício de como as coisas funcionam.

Além de ter a resposta certa para um termo de busca, a informação precisa estar otimizada. Isso indica uma frase com tamanho médio de até 45 palavras no caso dos parágrafos (ou 300 caracteres). Já no caso das listas, os estudos mostraram uma média de 4.2 itens e 10.8 palavras em cada item. Dica: listas com mais de 8 itens tendem a receber mais cliques se exibidas em snippets. Por fim, no caso das tabelas, recomenda-se em média de 3 a 4 fileiras por 3 colunas. 

Isso tudo é uma garantia que o seu site virará snippet? Não, não é, mas é um bom caminho para tentar. Em outras palavras, siga buscando alcançar as posições mais altas no ranking, mas otimize o seu conteúdo para que ele tenha mais chances de ser transformado em um featured snippet. Certamente, isso servirá como uma alavanca para que o seu conteúdo receba mais acessos.

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