Possível proibição do TikTok nos EUA: qual o impacto no marketing?
Foi em meados de 2020 que o governo dos Estados Unidos começou a considerar a possibilidade de proibir o aplicativo TikTok devido a preocupações...
Foi em meados de 2020 que o governo dos Estados Unidos começou a considerar a possibilidade de proibir o aplicativo TikTok devido a preocupações de segurança nacional e privacidade.
Porém, mais recentemente, em 2022, esses rumores voltaram à tona, já que o Comitê de Segurança Interna do Senado americano alegou que funcionários não baseados nos EUA, terão acesso apenas a um conjunto bem restrito de dados de usuários da rede social no país para garantir a “interoperabilidade global”.
Ainda que nenhuma decisão definitiva tenha sido anunciada até o momento desta publicação, os rumos de uma possível proibição do TikTok nos Estados Unidos e, talvez, em outros países, se tornaram uma preocupação para muitos profissionais de marketing.
E por isso, a gente trouxe algumas informações e dicas mais fresquinhas sobre esse tema. Confere aí!
Quais serão as consequências se o TikTok for proibido nos EUA?
Como se sabe, o TikTok é uma das maiores redes sociais da atualidade e, como não poderia ser diferente, ela ganhou o gosto - e o interesse - de muitos profissionais e agências de marketing nos últimos anos, visto seu potencial de alcance, seus recursos exclusivos e sua popularidade crescente ao redor do mundo.
Para se ter uma ideia, segundo o DataReportal, só nos Estados Unidos estima-se um público de mais de 140 milhões de usuários, o que representa mais que a metade de toda a sua população total.
Portanto, uma possível proibição do TikTok nos Estados Unidos significaria uma perda significativa de consumidores para as campanhas de marketing atuantes na plataforma. Além disso, quem utiliza a rede social para negócios, certamente reconhece as vantagens de suas ferramentas para análise de dados e resultados, o que se perderia por completo numa proibição e, consequentemente, demandaria mudanças bruscas de estratégias e ações desses profissionais.
Por fim, há também a questão de possíveis prejuízos financeiros. Imagine, por exemplo, marcas e empresas que investiram em campanhas patrocinadas na rede social e, da noite para o dia, uma decisão resolva banir o acesso de seus usuários.
O que se pode fazer agora?
Se busca uma resposta objetiva, então o melhor é aguardar! Afinal, não há o que fazer e, como bem dissemos lá em cima, a proibição do TikTok nos Estados Unidos não passa de um rumor e, no máximo, uma “ameaça” do governo para que a plataforma se adeque às suas vontades.
E o que se sabe até agora é que equipes do TikTok estão em conversa com o Departamento de Justiça Americano na busca de um acordo que tranquilize os EUA em relação às preocupações de segurança dos dados dos usuários.
Sendo assim, até que não se atualize a situação, todos os recursos e funcionalidades da plataforma se mantêm em plena atividade no país e, portanto, não há motivos para preocupações maiores por parte dos profissionais e usuários, pelo menos até o momento.
Mas mesmo assim, com os rumores da proibição do TikTok no território americano, muitos desses profissionais passaram a tomar certos cuidados com suas publicações e a gente compartilha alguns deles a seguir. Confira!
- Certifique-se de incluir links para suas páginas, assim como informações de contatos e outras redes em todos os campos possíveis da plataforma;
- Indique e divulgue outros canais e redes sociais de sua marca para atrair o máximo de usuários, caso o TikTok seja proibido uma hora;
- Diversifique suas campanhas em outros canais;
- Busque trabalhar também listas de e-mail e newsletter para se comunicar, caso a decisão venha a ser tomada;
- Não entre em pânico ou crie alardes sobre essa proibição entre seus seguidores, que talvez nem aconteça.
Não há motivos para desespero
Não é a primeira vez que os Estados Unidos “ameaçam” bloquear ou proibir o TikTok no país. Mas claro que esse tipo de notícia chama a atenção e acende um alerta entre os profissionais que estão indo bem em suas campanhas na plataforma.
Além disso, dificilmente uma possível proibição se daria de forma integral e completa. Além disso, todas as redes sociais que sofreram algum tipo de restrição por parte da justiça, sempre tiveram acessos bloqueados temporariamente.
Além disso, por mais rigorosa que tente parecer a justiça americana, o bloqueio completo de uma rede social geraria muitas outras dores de cabeças com os usuários, profissionais e empresas que atuam e investem diretamente na plataforma.
Por isso, como bem recomendamos acima, o melhor é esperar, utilizar alternativas para tentar “pulverizar” suas ações em outras plataformas e acreditar que tal notícia só se mantenha como um rumor.
Sendo assim, pode compartilhar o post com amigos e profissionais para tranquilizá-los e se manterem em dia com o tema.
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