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O que fazer para melhorar a Taxa de Rejeição ou o Bounce Rate de um site?

Quando o número de acessos de um site cresce, um dos efeitos colaterais possíveis é o aumento da taxa de rejeição. A taxa de rejeição de um ...

Por Nerdweb - Dia 19 de Mar de 2019 às 13:03

Quando o número de acessos de um site cresce, um dos efeitos colaterais possíveis é o aumento da taxa de rejeição. A taxa de rejeição de um site nada mais é o que um índice que mostra a “insatisfação” ou “saciedade” dos usuários com o se conteúdo.

Uma vez que as pessoas acessaram a sua página, elas podem sair depois de alguns poucos segundos. Ou, ainda, elas podem acessar apenas essa página e, na sequência, sair do seu site indo visitar outras páginas. Com menos tempo de exposição do seu conteúdo aos usuários, diminuem as chances de conversão, ou seja, de transformar seus posts em vendas, cadastros ou mesmo em mais cliques pelo site.

É sabido que reduzir a taxa de rejeição ajuda a impulsionar a sua taxa de conversão. Pensando nisso, há várias estratégias que podem ser colocadas em prática para que o seu conteúdo, de fato, conquiste um maior número de leitores. Abaixo, listamos algumas dessas possibilidades.

1. Invista em legibilidade e design

Quantas vezes você já entrou em um site na intenção de ler um conteúdo e mudou de ideia ao perceber que a fonte do texto não era legível, que o design da página não era agradável ou ainda que a poluição visual, com anúncios, banners e outras chamadas desviavam demais a sua atenção? Acredite, isso acontece com todo mundo, todos os dias.

Vista de cima de designers trabalhando na produção de um site.

O primeiro passo para reter as pessoas dentro do seu site é oferecer a elas uma experiência de leitura agradável. Conteúdos mal diagramados, com grandes blocos de texto, ausência de imagens e vídeos e excesso de propagandas e pop-ups são coisas que afugentam os usuários.

Por essa razão, invista em legibilidade. A ideia é que você não perturbe – ou perturbe o mínimo possível o leitor – durante o tempo em que ele está na página. Ofereça ganchos (links) para que ele visite outros conteúdos, mas faça isso de forma natural e orgânica e não invasiva.

2. Conheça o seu público-alvo

A criação de conteúdo deve sempre ter em mente uma persona, ou seja, uma idealização do seu público-alvo. É comum que muitas empresas adotem como estratégia “atirar para todos os lados”, produzindo conteúdos capazes de fisgar os usuários. Muitas, até mesmo, fazem click bait para isso.

Lupa destacando um indivíduo em uma multidão, representando o direcionamento para o público-alvo.

O que acontece nesses casos é o que o usuário até entra em seu site – aumentando assim o número de acessos -, mas rapidamente percebe que não era nada daquilo que ele estava procurando. Como consequência, imediatamente ele sai do site, levando a sua taxa de rejeição a níveis mais altos.

A solução, portanto, é criar conteúdo pensando em um público específico. Suas postagens devem ser completas e explicativas e não vagas ou se utilizem apenas de palavras-chave para atrair leitores e nada mais. Seja útil para o seu leitor, faça com que ele tenha motivos para seguir navegando no seu site.

3. Crie Landing Pages baseadas em tráfego de alto valor

Landing Pages nada mais são do que as páginas pelas quais os usuários chegam ao seu site. Algumas delas provavelmente funcionam melhor como porta de entrada para os visitantes do que outras. Escolha pelo menos as vinte melhores páginas do seu site e transforme-as em landing pages.

Landing pages responsivas em vários dispositivos diferentes.

O que isso significa? Que a experiência do usuário nessas páginas deve ter a sua completa atenção. Insira links para outros termos relevantes, cheque se não há links quebrados e incremente a página adicionando elementos audiovisuais que tornem o conteúdo mais rico.

Você pode se tornar referência em um tema a partir de uma landing page bem elaborada. Quanto mais landing pages o seu site tiver, melhor. Trabalhe em parceria com a sua equipe de marketing digital para construir uma estratégia de palavras-chaves e conteúdos relevantes que aumentem a sua taxa de conversão.

4. Credibilidade é palavra-chave: conquiste-a

Vivemos uma época em que a propagação de notícias falsas tem transformado a reputação de muitos sites. Além disso, as estratégias de click bait, ou seja, atrair cliques com manchetes que não correspondem ao conteúdo, são amplamente disseminadas nas redes sociais, o que fez com que os usuários tenham se tornado mais desconfiados.

Botão curtir do Facebook entre as mãos de uma pessoa.

Fuja das soluções fáceis e dos atalhos que parecem “bons demais para ser verdade”. Atrair um usuário prometendo algo para ele e não entregando pode até inflar o número de visualizações de página do seu site, mas certamente aumentará a taxa de rejeição como um todo.

Ainda pior: as chances de que um usuário “caia” uma segunda vez nesse truque na sua página são remotas. Você não só perderá um leitor naquele momento como provavelmente o perderá para sempre se insistir na mesma estratégia. Portanto, deixe claro para quem pesquisa quais informações serão encontradas na página.

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