E-commerce

4 elementos que reduzem o abandono de carrinhos em lojas virtuais

Conheça algumas estratégias que podem ajudar a aumentar os seus índices de conversão, melhorando o volume de vendas.

Por Nerdweb - Dia 16 de Outubro de 2018 às 18:10

Você fez todos os esforços para atrair o seu cliente para a loja virtual. Ele navegou, escolheu os produtos e chegou até mesmo a coloca-los no carrinho, mas abandonou a compra antes da conclusão. Alguns elementos que reduzem o abandono de carrinho precisam ser colocados em prática na sua empresa para reduzir esses números.

Se você imagina que esse é um problema exclusivo do seu negócio, saiba que infelizmente isso ocorre com uma frequência maior do que você imagina. As razões para que isso ocorra são inúmeras, mas podemos elencar algumas delas como sendo as mais comuns. E, para combatê-las, há estratégias que comprovadamente vêm se mostrando bem-sucedidas. Vamos conhecer algumas delas.

1. Instale uma barra SSL “visual”

Elementos visuais sempre são um incentivo para que o cliente siga em frente nas compras. Uma das razões que frequentemente faz com que os consumidores desistam de uma compra no meio do caminho é o fato de não conhecerem ou não confiarem completamente na loja em questão. Em uma primeira compra, é difícil mesmo de resolver esse dilema.

Além dos certificados de segurança necessários para uma compra virtual, que a sua loja deve ter, inclua elementos visuais que indiquem para um consumidor mais leigo que as coisas estão correndo como o esperado.

Há desde alternativas que indicam que o domínio é válido e seguro textualmente até aquelas que exibem um sinal verde na barra de endereços. Esses elementos deixam o usuário mais confortável na hora da compra, ainda que ele não saiba exatamente qual é o significado de cada um dos itens.

2. Exiba selos e certificações

Se a sua loja virtual respeita todos os procedimentos de segurança e conta com certificações e prêmios decorrentes do bom trabalho e do baixo índice de reclamações, exiba essas informações durante o processo de compra. Muitas lojas cometem o erro de deixar esses dados apenas no rodapé da página e muitas vezes os consumidores sequer os veem.

Tudo aquilo que possa ser mostrado para que o consumidor se sinta mais seguro na hora da compra conta. Isso inclui certificados SSL, ícones de formas de pagamento verificadas, badges obtidas em avaliações, logomarca de parceiros e certificações antivírus e antimalware.

Um estudo do Baymard Institute revelou que 18% das pessoas abandonam os carrinhos por não confiar na página de inserção de dados do cartão de crédito. Portanto, não dê margem para que os seus clientes duvidem da sua credibilidade.

3. Siga padrões de cores confortáveis para os clientes

Você já deve saber disso, mas não custa reforçar que é importante que você contrate uma empresa profissional para desenvolver o seu site. Quando se trata da opção do carrinho de compras, então, essas precauções devem ser redobradas para que tudo funcione da melhor forma possível.

Há diversos estudos de psicologia do consumidor que apontam que certas cores despertam sensações mais agradáveis do que outras em quem as vê. A posição de cada um dos elementos também não deve ser aleatória, mas sim definida de acordo com o comportamento esperado em cada uma das páginas.

Portanto, peça para a sua equipe de desenvolvimento ou para a sua agência de marketing digital elaborar propostas que possam resolver esses gargalos, reduzindo as chances de que o consumidor deixe de lado a compra por não confiar naquilo que está visualizando.

4. Reforce as garantias e as políticas de devolução

Enquanto o consumidor está inserindo os dados do cartão de crédito, na cabeça de muitos deles vem a seguinte pergunta: “mas e seu eu não gostar, tenho como devolver?” Sites sérios têm essa informação, mas ela nem sempre está em algum lugar visível ou de fácil acesso. Muitas vezes é preciso procurar bastante até encontrar um link escondido que fala sobre isso.

Antecipe-se às dúvidas dos seus clientes e ofereça a eles segurança. Deixe em locais visíveis links claros que levem objetivamente às respostas para essas perguntas. Prazo e condições para devolução e as garantias que a loja cobre devem ser explicitadas sempre que possível.

Isso traz o consumidor para o seu lado e faz com que ele confie na sua empresa, pois aquelas que não são sérias costumam esconder esse tipo de informação.

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