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O que é Landing Page e Hotsite? Entenda quais são as diferenças entre eles

Quando uma empresa ou profissional precisa desenvolver um website, são muitas as alternativas que aparecem na hora de fazer uma busca. Porém, par...

Por Francis Trauer - Dia 30 de Jul de 2018 às 23:07

Quando uma empresa ou profissional precisa desenvolver um website, são muitas as alternativas que aparecem na hora de fazer uma busca. Porém, para quem não é do ramo, pode ser difícil diferenciar entre o que é Landing page e o que é Hotsite.

Embora possam caminhar juntos, é importante destacar que ambos têm objetivos específicos diferentes. O primeiro é mais indicado para aqueles que buscam conversão direta enquanto o segundo pode ser mais interessante para fins promocionais. Contudo, isso não significa que um mesmo projeto possa contemplar as duas coisas.

O que é uma Landing Page?

A expressão em inglês landing page, se traduzida para o português, seria algo como “página de aterrisagem”. Podemos defini-la como sendo uma página de destino quando o usuário pesquisa por um determinado termo. Ao clicar no resultado da busca ele “aterrissa” nessa página, sendo ela o primeiro contato do cliente com o seu produto ou serviço.

Em geral, o objetivo de quem desenvolve uma Landing Page é o de atrair o maior número possível de visitantes. Por isso, ela é uma página diferente da página inicial do seu site. Na home page, o objetivo é apresentar todas as opções do site para o visitante, de forma que ele continue a navegação. Já na Landing Page, a ideia é dar o máximo de informações sobre um determinado produto ou serviço, buscando sempre a conversão dessa visita, seja em um cadastro, um download ou uma compra.

Um mesmo site, portanto, pode ter mais de uma Landing Page. Pense em uma editora que vende livros. Ela pode ter em seu site uma Landing Page para cada uma das principais obras, ou mesmo para um segmento específico de livros. O importante é que essa página especial seja mais amigável aos buscadores, reúna um bom conteúdo e, acima de tudo, possa gerar algo mais do que uma simples visita.

Quando se trata de criar uma Landing Page, há duas abordagens possíveis. Você pode transformar uma das páginas mais visitadas do seu site em uma Landing Page, potencializando ainda mais os resultados, ou criar uma do zero. O importante, no final das contas, é aumentar o número de visitante e, consequentemente, melhorar as suas taxas de conversão.

Exemplo de Landing Page produzido pela Nerdweb para a Philco

O que é um Hotsite?

Se traduzirmos a expressão Hotsitede forma literal teremos algo como “site quente”. De certa forma, é essa a ideia, mas vamos explicar melhor: em geral, os Hotsites são sites especiais criado com a finalidade de esquentar uma campanha de marketing.

Uma empresa de perfumes que esteja lançando uma nova fragrância, por exemplo, pode recorrer a um Hotsite para chamar a atenção do público. Nesse caso, ele pode funcionar como um mini site, com várias páginas, ou como umaLanding Page, com apenas uma página.

É importante ressaltar que um Hotsite pode ser “finito”. Ou seja, é possível criar um site especial para o lançamento de um produto e deixá-lo no ar durante um período determinado, por exemplo seis meses. Após esse intervalo de tempo, esse conteúdo pode ser incorporado ao site principal para que novos produtos – e novos hotsites – possam ser lançados.

Portanto, frisamos mais uma vez: um Hotsite pode ser composto de várias Landing Pages. O conjunto como um todo é construído com um objetivo macro enquanto o as Landing Pages são pensadas com um objetivo específico.

Exemplo de Hotsite produzido pela Nerdweb para a Philco

Qual é a melhor opção?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois cada projeto é único em sua concepção. Há casos em que já existe uma página com muitos acessos vindos dos buscadores e vale a pena transformá-la em uma Landing Page. Porém, há sites que não têm um conteúdo como esse e, nessas circunstâncias, criar um Hotsite e apostar em mais de uma Landing Page pode ser o melhor caminho.

Tudo vai depender da análise de uma agência especializada. Baseada nos seus objetivos é que serão definidas quais as melhores estratégias a serem adotadas. Portanto, não saia por aí comprando o primeiro “pacote” que aparecer sem antes ter certeza de que haverá uma equipe de especialistas para indicar quais são os melhores caminhos a seguir.

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