Conteúdo

5 ferramentas de checagem de fatos para ajudar a impedir que fake news se espalhem

A disseminação descontrolada de fake news na internet se tornou um grande desafio para as autoridades nos últimos anos, e isso tem impactado nã...

Por Francis Trauer - Dia 01 de Mar de 2023 às 00:03

A disseminação descontrolada de fake news na internet se tornou um grande desafio para as autoridades nos últimos anos, e isso tem impactado não apenas o conhecimento das pessoas, como também interferido diretamente em diferentes cenários da sociedade, bem como político, social e até mesmo na saúde pública.

E como bem se sabe, por maiores que tentem ser os controles das redes e sites, é preciso estar sempre atento e checar a origem e a veracidade de cada informação recebida na internet.

Ou seja, cada um de nós tem a responsabilidade de conferir antes de repassar qualquer que seja a mensagem. E para isso, já existem algumas ferramentas específicas de checagem de fake news, que ajudam nesse processo de conferência e podem ser fundamentais para frear a disseminação delas.

Quer saber mais e conhecer esses recursos? Então, continue com a gente até o final do artigo e tome nota das dicas. Boa leitura!

Desde quando há fake news?

Não é de hoje que mensagens falsas circulam na sociedade, influenciando opiniões e ações das pessoas. No entanto, com o advento da internet e a maior flexibilidade para a criação de conteúdos online, esse cenário se tornou praticamente impossível de ser controlado por completo, o que permite que qualquer um gere uma notícia e, em questão de poucos segundos, ela viralize mundo afora.

Mas foi mais exatamente a partir de 2015 e 2016 que as fake news se tornaram um termo conhecido globalmente e, claro, passaram a preocupar mais as autoridades e governos. Isso se deu, em especial, durante as eleições americanas, onde grupos de posições políticas opostas começaram a criar fakes news (muitas delas envolvendo questões sociais, raciais e religiosas) para disseminar informações falsas e atrapalhar os adversários.

E naturalmente, isso tomou uma proporção global, inclusive no Brasil, aumentando a polarização e dividindo as opiniões públicas em diversos aspectos.

Qual a importância da checagem de fake news?

Como bem destacamos, a disseminação de mensagens falsas, independentemente de seus conteúdos, são prejudiciais em diversos aspectos em uma sociedade, inclusive, colocando em riscos valores essenciais, como a saúde, a democracia e a segurança de toda a população.

Portanto, é fundamental reforçar que, apesar de haver iniciativas das redes sociais e das mídias como um todo para impedir esses disparos, cabe a cada um de nós verificar a real origem das informações recebidas e compartilhadas no dia a dia.

Em outras palavras, checar a veracidade dessas informações se tornou um papel cívico e moral de todo cidadão que utiliza as redes.

mulher supresa ao checar a veracidade de uma fake news

Quais são as principais ferramentas de checagem de fake news?

Para facilitar esse processo e melhorar a checagem de fake news no seu dia a dia e, assim, contribuir diretamente para não disseminar mensagens falsas, existem diferentes ferramentas que avaliam a veracidade das informações.

Conheça a seguir:

1. InVid

Entre as principais ferramentas de checagem de fake news, vale destacar o importante papel do InVid, uma plataforma capaz de mensurar a veracidade de informações em formatos de vídeo.

E isso é muito importante, pois os vídeos são um tipo de mídia mais complexo de avaliar e, ao mesmo tempo, podem ser facilmente manipulados e editados com cortes estratégicos.

Em outras palavras, muitos vídeos podem ser modificados para repassar mensagens fora de contexto ou mesmo com informações totalmente falsas para prejudicar alguém e o InVid permite justamente analisá-los com mais detalhes, buscando dados e tweets semelhantes para entender melhor esses conteúdos originais.

2. Duplichecker

Uma das estratégias mais clássicas envolvendo fake news se refere ao uso de imagens e textos fora de seu contexto original. Por exemplo, uma manifestação de 2013 pode ser usada como se fosse atual para incitar ações de pessoas ou mentir sobre o número de participantes.

E isso pode ser usado de diferentes formas para prejudicar uma figura pública, incitar movimentos ou simplesmente para desinformar a população sobre determinado assunto.

idosa lendo fake news na internet pelo celular

Porém, existe uma ferramenta de checagem para este tipo de fake news chamada Duplichecker, que permite buscar a origem e a fonte exata daquela imagem, trazendo assim mais detalhes e informações de seus criadores, datas etc.

3. Ground News

Entre as ferramentas de checagem de fake news, a Ground News se destaca por funcionar também em forma de aplicativo, o que facilita o processo sempre que você receber uma notícia ou mensagem duvidosa.

Na prática, essa plataforma contribui para identificar o tipo de cobertura que a notícia compartilhada recebe, quem a escreveu e qual o seu nível de veracidade.

4. Boatos.org

Uma das ferramentas de checagem de fake news mais populares no Brasil é o Boatos.org, que se dedica a averiguar a origem e veracidade das principais fake news que viralizam na internet e desmentem ou confirmam a existência desses conteúdos.

5. ONGs

Assim como a Boatos.org realiza um importante trabalho diário para impedir a disseminação de fake news no Brasil, existem ainda algumas ONGs dedicadas a este fim em torno do mundo.

Um bom exemplo disso é a Factcheck, especializada em política nos EUA, e a International Fact Checking Network, que oferece diversos recursos e treinamento para jornalistas e defensores de direitos humanos.

Em resumo, essas são algumas das principais ferramentas de checagem de fake news e a importância desses recursos para frear a disseminação descontrolada de notícias e informações falsas, que influenciam opiniões e ações de pessoas, podendo inclusive oferecer riscos à sociedade como um todo.

E se você curtiu o post e quer contribuir para o impedimento das fake news, não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.